Livro “Genes contra doenças” promete explicar terapia gênica


Ainda não li, confesso. Mas assino embaixo pela confiança no autor. O Rafael Linden entende do assunto de terapia gênica. Só não entende mais disso do que de morte celular programada, sua especialidade. Enfim, o livro fala sobre a terapia gênica (área em que meu laboratório atua) de forma palatável para não-especialistas.

“O princípio da terapia gênica é relativamente simples: introduzir no organismo de uma pessoa doente, com uso da técnica de DNA recombinante, um gene sadio responsável por codificar uma proteína que terá um efeito terapêutico. No livro, que inclui um glossário, procurei definir todos os termos técnicos da forma mais clara possível”, disse à Agência FAPESP.

Afinal, por que usar remédios, que nada mais são que proteínas na maior parte dos casos, se nós poderíamos fazer as próprias células do paciente produzirem a proteína para o tratamento?
Como a coisa também não é tão fácil assim, as pesquisas continuam (ainda bem, porque é o que garante a minha bolsa).
Assim que eu ler o livro conto o que achei. E, apesar de conhecer a propriedade do autor neste tema, não duvide que tentarei criticá-lo com justeza.

3 comentários em “Livro “Genes contra doenças” promete explicar terapia gênica”

  1. E aí querido, estou deixando um comentário aqui prá deixar os parabéns.
    Parabéns pelo tempo do blog, pela seriedade (mesmo que, às vezes, com boas doses de humor, senão ninguém aguenta), pelas informações, e, agora, pela ótima iniciativa de também listar alguns títulos literários sobre ciência, que normalmente recebem tão pouca divulgação no mainstream da mídia.
    Abraço, e "keep up the good work"!

  2. Caro Rafael,
    estava em dúvida se postava esse comentário aqui, mas como ví o do Grabiel acima, me senti mais tranquilo.
    O RNAmensageiro está sensacional.
    O nível das suas postagens está muito alto, a menira como vc está escrevendo está prazerosa de ser lida (tenta um cargo na Rolling Stone, pq tá F@#*¨).
    O Blog já era legal, mas hoje é clara a evidência de um profissionalismo e fluidez nas postagens.
    Antigamente eu entrava, lia alguma coisa e tchau. Hoje, após alguns meses sem entrar, eu começei lendo uma, duas, três... a hora que eu me dei conta já estava no botão "mais antigas".
    Parabéns meu caro, o caminho já tá certo e consolidado!
    bjo

  3. OI..
    andei pesquisando aqui e achei seu blog.
    Estou terminando o curso de bio na UNEB-Ba, e tenho interesse em fazer um levantamento bibliografico sobre terapia genica.
    Você dispo~e de artigos??? poderia me ajudar???
    se puder me responda por e-mail.
    Como faço para comprar esse livro?
    beijoss

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *