A solidão é fria. MESMO!

Por que a solidão é fria? Pelo menos a maioria das pessoas a descreveriam assim, fria.

Mas de onde vem essa relação? Não se sabe ao certo, mas um grupo de pesquisadores fez dois experimentos que comprovam a frieza da relação.

Experimento 1 – Lembranças da aula de educação física

Dois grupos, 65 pessoas no total. A um deles se pede para lembrar-se de situações de isolamento e solidão, como quando se é o último a ser escolhido para o time. E ao outro se pede que se lembre de situações em que se sintam incluídos. Depois se pede que chutem qual a temperatura da sala em que estavam.

Experimento 2 – Jogo de exclusão

Dois grupos jogando um jogo eletrônico em que se deve passar a bola de um jogador a outro. Mas num grupo, o computador raramente passa a bola ao indivíduo a ser testado, ao contrario do outro grupo.

Ao final, lanches são oferecidos: café, sopa, salgadinhos ou soda.

Resultados

No primeiro experimento, quem era levado a ter as más recordações de isolamento chutava uma temperatura 4 graus mais baixa que o outro grupo, em média.

E no experimento 2, o grupo que era excluído no jogo preferencialmente escolhia o aconchego do café e da sopa, em comparação ao jogadores do outro grupo não-isolado no jogo.

Conclusões

“O frio da solidão” é mais que uma metáfora, é um fato. E mais, nossos pensamentos abstratos têm um forte embasamento físico, baseado em nossas experiências concretas.

Suposições

Quando somos crianças, uma fonte de calor é nossa própria mãe e pai. Assim, ficar perto de nossos pais é acalentador, e não estar acompanhados nos faz sentir frio.

Vi na Nature

4 comentários em “A solidão é fria. MESMO!”

1. Certeza q deve ter algum tipo de endorfina aí no meio. Agora só falta alguém confirmar e dar o nome para q algum autor de livros de auto-ajuda tenha mais uma substância para poder ganhar dinheiro emcima (ou seria "em cima"?).
    Fica aqui a sugestão: Termoendorfina.