Genes que dão câncer, porque selecioná-los? Porque são sexy!

Existem alguns genes que sempre estão superexpressos em tumores. São os chamados oncogenes. Mas se estes genes têm esse papel negativo na sobrevivência, porque não foram eliminados pela seleção natural?
Algumas respostas já existiam:
1- Muitos destes genes são importantes e estão relacionados com o desenvolvimento embrionário, que é quando as células têm que se dividir muito e rápido. Depois que o organismo já está maduro esses genes se aquietam. Mas por algum problema podem voltar a funcionar e fazer as células se dividirem descontroladamente, facilitando o aparecimento de um tumor.
2- A seleção natural atua enquanto o organismo está em sua fase fértil, pois a moeda da seleção natural é o número de filhos que o organismo deixa. A maioria dos tumores no Homo sapiens, por exemplo, aparecem depois da idade reprodutiva. Por isso esses  genes foram selecionados em épocas passadas, quando o homem em média vivia apenas 20 anos (no Ambiente Ancestral, que o povão chama de “tempo das cavernas”).  Ou seja, não tinham nem tempo de ter câncer, morriam antes de uma “doença” chamada tigre dentes-de-sabre.
Essa mancha na sua cauda é tão sexy

E aqui vai o motivo mais besta para manter um gene numa população: porque ele é sexy!
Sim, saiu na revista PNAS que um gene que aumenta a incidência de câncer nos peixes Xiphophorus cortezi também gera uma mancha na cauda dos machos. E as fêmeas adoram essa marquinha. 2 entre 3 fêmeas pelo menos preferem. Assim os machos com esse gene têm vantagem e reproduzem mais, mesmo morrendo de câncer depois.
Seria a explicação de porque a calvice existe. Isso se for verdade que é dos carecas que elas gostam mais.

6 comentários em “Genes que dão câncer, porque selecioná-los? Porque são sexy!”

1. Olha, a seleção natural atua até quando o organismo consegue se reproduzir. Se o individuo é eliminado a população antes de chegar à maturação sexual, a seleção ágio. Esse argumento de que nas pessoas normalmente o câncer se desenvolve no período reprodutivo é falacioso. Até por que o câncer ocorre com muito mais freqüência na 3ª idade. Para as mulheres, após a menopausa, ou seja, após o período reprodutivo. Talvez a resposta mais simples seja a mais razoável, estendemos nossas vidas hoje para muito mais do que fomos selecionados para viver.

2. Desculpe Igor, não sei se entendi direito o seu comentário. Você está enfatizando o que foi dito no post? Porque concordo plenamente com o que você diz, e é o que está escrito no argumento número 2 do post.

3. Q coisa né :/
    Parece q esse vai ser mesmo o maior desafio pra medicina nesse século, as doenças da velhice.
    Nossa espécie nunca viveu tanto, e a velhice é uma idade onde a seleção natural naum atua. Em todas as espécies os indivíduos morrem logo depois de se tornarem inférteis, e qd isso naum acontece eles são abandonados pela comunidade.
    Daí vem os debilóide de plantão e diz q as doenças da velhice é causada por poluição, "química", carne...