Cai o último “bom-selvagem”

“a maioria de nossos males é obra nossa e (…) os teríamos evitado quase todos conservando a maneira de viver simples, uniforme e solitária que nos era prescrita pela natureza” (ROUSSEAU apud LEOPOLDI , 2002, p. 160 ).

Hum, então nossa natureza é boa, e ao complicar o “viver simples” nos corrompemos… Quer dizer que populações mais simples, ou naturais, teriam menos traços malignos. Pena que se sabe hoje em dia que isso não é verdade. Gente é gente em qualquer lugar do mundo. Os antropólogos que o digam.
Índios podem ser perversos sim. Compartilhamos características básicas em todos os lugares. Diferentes culturas, com diferentes abordagens sim, mas sempre a maldade, e também a benevolência, estão presentes.
E nos animais? Eles sim são bonzinhos, não são?
Sinto informar, mas não são não. Nossos primos chimpanzés são bem agressivos. Matam não só pra comer, mas também por status e poder dentro do grupo.
Mas ainda existia uma esperança: os bonobos.
Bobobos, os últimos “bons-selvagens”
Os macacos mais aparentados com os humanos. Diferente do chimpanzé, este animal parecia para nós o ideal da sociedade “natural”. Pacíficos entre si e com o ambiente, calmos, formando uma sociedade matriarcal sem grandes diferenças de poderes entre os indivíduos.
O ideal do paz-e-amor dos anos 70 (inclusive pelo comportamento sexual sem restrições dos bonobos).
Mas observações recentes revelaram que eles não são tão pacíficos assim. Também caçam em bandos. Machos e fêmeas atacam macacos de espécies menores e os comem.
A última chance da idéia de Rousseau prevalecer e nos mostrar que a natureza do homem é boa, e que é a sociedade que o torna mal, parece estar indo por água abaixo. Afinal a própria sociedade também não é mais uma característica da nossa natureza primata?
“Chimpanzé é o c#&@%,. Meu nome é Zé Bonobo, p@%$!” "Chimpanzé é o c#&@%,. Meu nome é Zé Bonobo, p@%$!"[/caption]

5 comentários em “Cai o último “bom-selvagem””

  1. Genial, vamos todos assumir nossa condição de "predador potencial" e ser felizes duma vez.
    A ocasião faz o ladrão, hehehehehe.

  2. Dance, monkeys. Dance!
    Nós nunca seremos realmente felizes porque precisamos nos preocupar em ser felizes o tempo todo e isso ocupa o tempo que poderíamos usar apenas sendo felizes.
    Gostei de Zé Bonobo.
    hehehehhee

  3. Aff, ser humano bom? Nunca acreditei nisso.
    O pior é que nós sempre acreditamos no mito do bom selvagem, do bom pobre, do bom viciado, do bom animal... Como nos iludimos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *