Sobrenome comum tem menos chance de sucesso

Brasão da familia Silva

Pessoas com sobrenome incomum têm mais sucesso, diz pesquisa

Folha
Pessoas com sobrenomes raros têm mais chance de obter sucesso na vida, afirma um estudo realizado por cientistas de três universidades espanholas.
Um dos autores do estudo, Ignacio Ortuño, que faz parte do Departamento de Economia da Universidade Carlos 3º de Madri, explica que, quanto mais raro é o sobrenome, mais aparece entre profissões de nível econômico superior.
Segundo Ortuño, a pesquisa reflete a falta de mobilidade social nas últimas gerações, já que, no século 19, as famílias com status social alto tendiam a utilizar sobrenomes pouco encontrados. O estudo acrescenta que os sobrenomes compostos formados por um freqüente e outro pouco comum também são maioria entre as famílias de nível socioeconômico alto.

Pô, e eu com o meu “Bento da Silva Soares” posso me aposentar então por “nomenclatura inadequada”?!
Ainda bem que não acredito em determinismos.

9 comentários em “Sobrenome comum tem menos chance de sucesso”

1. Eu tenho sobre nome (Silva). Graduado em Logística Empresarial, Pós em Gerênciamento Empresarial e MBA em Gestão de Vendas. Cargo Gerêncial a mais de 08 anos e ganhando imper bem! Serei em breve uma lenda da economia do nosso pais(Brasil). Ressaltando alguns que tem o meu sobre nome e que são sucesso. Ex presidente do Brasil... Luiz Inacio Lula da SILVA. Temos um dos maiores lutadores do mundo... Anderson SILVA.
    Digo a todos que tem esse sobre nome, você podem fazer toda a diferência em vossas vidas já que o sucesso depende de cada um na sua diferência e fazer o que tem que ser feito... FCS... (Informação importante: Silva é um apelido judeu.
    Antes sequer de existir Portugal, praticamente desde que os Fenícios estabeleceram pequenas colónias no Oeste e Sul de Portugal, que existem judeus, sempre foram a comunidade minoritária mais importante de Portugal.
    Em 1496 o rei português lança um ultimato aos judeus portugueses, ou se convertem ao Cristianismo ou são expulsos.
    A maioria converteu-se ao Cristianismo e foram forçados a ser baptizados com um nome "cristão".
    Como eram milhares de pessoas, os arquivos da Coroa decidiram dar nomes de Plantas, Animais, Profissões e Localidades à maioria desses judeus, chamados "Cristãos-Novos"
    Silva, Pereira, Carvalho, Figueira, etc, são exemplos de "sobrenomes" com origem em plantas.
    Ferreira, Albardão, Abegão, Caleiro, são exemplos de sobrenomes com origem em profissões.
    Leão, Peixe, Coelho, com origem em animais
    Castelo-Branco, Lisboa, Évora, com origem em localidades
    Portanto você é descendente de uma família judaica, cujo nome se perdeu para sempre, que em 1496 foram baptizados com o nome de uma planta, "Silva"...
    1 ano atrás Denuncie )