Vitamina C para câncer: Bem ou mal?


Em biologia, e também na sua área médica, nada parece ser absoluto. Tudo depende do contexto.
Vitamina C pode prevenir câncer, mesmo os recorrentes de um câncer já tratado. Mas usado com drogas para tratamento de tumores já estabelecidos parece ter um efeito contrário. Ela protege o tumor das drogas usadas na quimioterapia, como imatinib, doxorubicina, cisplatina, entre outras das mais usadas no tratamento.
Ao menos em células cultivadas e em camundongos é o que acontece. A vitamina C protege as mitocôndrias das células de danos causados pelas drogas. Com a mitocôndria intacta, a célula não se mata como deveria.
Na pesquisa, foram usadas doses altas de vitamina C, mas nada que não possa ser comprado em uma farmácia ou nessas lojas de academias. Ou seja, nada que um hipocondríaco não possa já estar tomando.

Mais uma vez termino uma postagem dizendo: prudência e canja de galinha não fazem mal a ninguém (se bem que muita canja de galinha pode fazer mal sim). Antes de se entupir de vitamina C ou, no caso oposto, evitar até de passar perto de um limoeiro, é melhor esperar mais dados das pesquisas.
E enquanto esperamos, peça ao garçom um suquinho de laranja com acerola, por favor.
Vi no Nature news

Um comentário em “Vitamina C para câncer: Bem ou mal?”

  1. Não tem aquele negócio de que o corpo absorve, no máximo, 1 mg de vitamina C por dia (e o resto sai na urina), ou isso também é lenda?...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *