Não brigue comigo se você for personal trainer, mas é um fato. Pelo menos um trabalho que concluiu ao comparar duas populações: 172 afrodescendentes de Chicago, e outras 149 do interior da Nigéria.
As mulheres americanas pesaram em média 86,5 quilos, e as nigerianas 57,5. Imagina-se que as magrinhas nigerianas devam, entre outras coisas, ter um maior gasto energético por atividade física que as rechonchudas americanas.
Errado.
As nigerianas gastam 800 calorias por dia em esforço físico, enquanto que as americanas gastam 760. Um pouco menos, mas não chega a ser estatisticamente diferente.
Assim, a balança parece pender mais para a alimentação do que para o exercício. Afinal, a dieta das nigerianas é rica em fibras e carboidratos, com pouca gordura. A das americanas é constituída de 40 a 45% de gordura, e quase tudo comida industrializada.
E fico sabendo disso logo agora que já fiz minha promessa de ano novo para começar uma academia!
Mas vamos tentar ser fortes e manter a promessa. Afinal, se não é tão importante para manter o peso (ainda sim é um fator que conta), o exercício regular ainda é necessário para fortalecer ossos, manter a pressão sanguinea, melhorar níveis de colesterol, reduzir risco de doenças cardiovasculares, diabetes, câncer de mama, entre outros.
Bônus: Aqui vai um desenho fôfo pra quem está cansado das tradicionais “pirâmides”. Um arcoiris alimentar!
Mano, eu que o diga!... Quando eu era um 2º Tenente, Comandante de Pelotão, com 21 anos, eu estive no melhor de minha forma física (corria 6 km com todo o equipamento nas costas, morro acima e morro abaixo)... E pesava 98 kg, para meus 1,74 m...
Exercício certamente ajuda... Mas os hábitos alimentares (sem falar na maldita predisposição genética...) falam mais alto... 🙁
mesmo gasto calorico ?? uma africana que caminha no sol escaldante carregando peso (filho,materiais...) e uma americana que anda de carro e vive no sofa...FALA SERIO !
ué, não existem cidades na Nigéria?
Acho que pra afirmar q atividade fisica pode não ser um fator tão importante para a obesidade deveriam ser feitas pesquisas com mulheres q tem a mesma dieta, mas gastos caloricos diferentes. Se nesta pesquisa acima os gastos sao semelhantes, mas a alimentação é tão diferente, eh meio obvio q de diferença. Por mais q essa diferença seja elevada tem q ser considerado q as nigerianas comem desde a sua infancia alimentos mais saudaveis, enquanto as americanas consomem fast food e comida industrializada desde pequenas, e gordura infelizmente eh cumulativa =/
antes desta pesquisa, se perguntassem pq as negerianas sao mais magras q as americanas, diriamos 2 coisas: dieta e gasto energetico.
O que se provou, é que epidemiologicamente, a dieta é preponderante na diferença.