Crise nas empresas de energia solar

Resumão Deu na Nature: painéis solares são feitos mais rápido do que podem ser vendidos.
E isso não é bom, porque as indústrias estão reduzindo a produção, fechando fábricas, e demitindo funcionários.
A empresa americana OptiSolar, que iria construir a maior planta de energia fotovoltaica do mundo, que produziria 550 megawatt teve sua construção adiada por falta de investidores.
Incentivos legais, fiscais e o pacote de ajuda à economia americana parecem que não vão conseguir ajudar diretamente o setor. Quem mais sofre são as empresas maiores, sendo que as menores no setor não prevêem problemas.
Mas com tanto hype na procura de alternativas energéticas, tendo a energia solar como uma das favoritas nos discursos ambientalistas, o que esta queda quer dizer?
Segundo o diretor do Instituto para Análise da Energia Solar da Universidade George Washington em Washington capital, o negócio solar tem crescido 40-50% por dez anos, e o que se está vendo é uma queda nessa aceleração.
Na Europa esta queda já era esperada, resultado de quatro anos de grande quantidade de subsídios que encorajaram muitos empreendedores, culminando na saturação do mercado. Sobram ofertas, falta demanda.
Mas a energia solar é uma possibilidade real? Pelo menos o mercado e os governos ainda parecem não saber como lidar com este possível elefante-branco.
E com relação à construção dos painéis solares? Já ouvi dizer que não são as coisas mais amigáveis ao ambiente. O leitor tem alguma informação quanto a isto?
Fonte:Not so sunny after all : Nature News

4 comentários em “Crise nas empresas de energia solar”

1. Faltou só dizer que painéis solares são caros pra caramba. OK! O retorno é garantido, mas não é todo mundo que tem dinheiro pra investir... aí, falta demanda mesmo.
    Não me lembro onde eu li que em épocas de crise as pessoas deixam o verde de lado - justamente porque é um estilo de vida mais caro. Acho que temos um exemplo de que isso é de fato verdade.

2. Há um outro artigo da nature que fala da crise da energia eólica na china, onde esta prosperava descontroladamente. Parece que temos uma bolha verde, pronta para estourar. Como todo o modismo, veremos o resultado disso nos próximos anos.

3. é soh uma questão de opção politica. Na França os caras vão investir sei la quantos billões, de euros, pra fazer mais uma usina nuclear...