Carro movido a lixo, como em De Volta Para o Futuro


Quem não queria ter o carro do De Volta Para o Futuro?
Vários motivos:
1- Viajar no tempo. Quem não quer? (se eu tivesse feito engenharia ao invéz de biologia minha vida seria bem diferente, pelo menos com mais dinheiro)
2- o carro é estilo com aquela porta vertical
3- a versão voadora dispensa comentários
4- esta versão voadora também tem o Mr. Fusion
O Mr. Fusion era um aparelinho que usava lixo pra mover o carro. Sonho de qualquer ativista do Greenpeace.
E não é que um cara fez isso?! Olha só:

Vi no Gizmodo Brasil. E lá tem um videozinho explicativo. (valeu Abacaxi!)
Claro que exagerei quando disse que é o sonho de qualquer ativista ambiental, porque a queima de gás gera carbono na atmosfera.
Mas CO2 é bem menos pior para o clima do que o metano. Por isso queimar o metano da biomassa é melhor que deixá-la decompondo e liberando a gás no ambiente.
Tanto que no começo desta história de vender créditos de carbono, muita gente ganhou dinheiro com projetos de lixões com queima do metano gerado. Coisa que já se faz a muito tempo. Mas só a troca de metano por CO2 já valia alguns créditos de carbono. Dinheiro fácil esse.
Pergunta: Alguém sabe se queimar a biomassa direto é melhor ou pior do que esperar e queimar o metano de sua decomposição?

9 comentários em “Carro movido a lixo, como em De Volta Para o Futuro”

  1. Rapaz eu tinha imaginado isso quando descobri que lixo aterrado gera o famoso churumi, que tratado pode ser reutilizado como água, e a emissão de gases. Pensei logo no Mr. Fusion mas não imaginava que alguem conseguiria fazer isso tão cedo.
    Quanto a sua pergunta, acredito que é melhor queimar o gás que deixa-lo em decomposição!!!

  2. Valeu paulo, mas não entendi sua resposta.
    nao tem como ter gás se não houver decomposição.
    A pergunta é se vale mais a pena queimar o material sólido ou esperar ele decompor, gerando o gás e aí sim queimá-lo?

  3. Pelo que eu entendi, ele está queimando matéria orgânica para liberar gases. Bem, pelo que eu saiba, quando você queima matéria orgânica você libera CO2. E como você gera a chama para queimar matéria orgânica? Da onde vem essa energia? Não consegui entender muito bem essa parte da história. Se for diretamente a gaseificação, aí não há "queima" da biomassa, pois não há combustão.
    Quanto a pergunta final, acho que depende do contexto. Em relação ao protocolo de quioto, a transformação de metano em CO2 só gera créditos de carbono quando a linha de base era bem alta. Esta linha de base significa uma grande emissão de metano em um lixão, por exemplo. Então, em relação a créditos de carbono, este caso não se encaixaria. Ainda mais que a troca de combustíveis não está prevista no protocolo.
    Se pensarmos em relação ao aquecimento global somente (e não quanto ao mercado de créditos de carbono), diria que também depende. Matéria orgânica não gera espontaneamente metano. São necessárias algumas condições básicas para o favorecimento da decomposição anaeróbica por archea que utilizam o CO2 ou acetado para obtenção de energia, liberando metano. Se esta matéria orgânica não estiver acumulada como em um lixão, ela seria decomposta basicamente por bactérias aeróbicas, liberando apenas CO2. Este é o princípio dos aeradores, que aumentam a taxa de decomposição aeróbica.
    Voltando a pergunta. A utilização de matéria orgânica para gerar energia através de gaseificação está cada vez mais sendo considerada como a salvação dos biocombustíveis. Pois quanto mais aproveitamos a biomassa da cana, mais eficiente se torna o processo. Não é uma ideia nova, mas está cada vez mais sendo utilizada.
    http://www.agencia.fapesp.br/materia/7463/especiais/de-gas-ao-etanol.htm
    Abraços.

  4. Foi mal pela propaganda, mas também tenho que fazer...
    Penso que:
    A queima do metano é menos prejudicial. Por ser uma única molécula, evita a emissão de matrial particulado e compostos orgânicos (principalmente os aromáticos) que podem ser nocivos, especialmente para a saúde humana.
    A gaseificação, que é a conversão de material orgânico em metano, já vem sendo bastante estudada, e existem empresas bem avançadas nisso, como a Coskata (http://www.coskata.com/) que detêm não só a tecnologia de processo, como já fundo parceria com a GM (apresentada após longa negociação no salâo de Detroit de 2007 ou 2006), que não só consegue gaseificar matéria orgânica produzindo o metano, como também detêm a tecnologia de catálise para a conversão do metano em outras moléculas mais pesadas como o etanol, e até hidrocarbonetos com mais de 6 carbonos (Gasolina, principalmente).
    É, acho que essa sim é o começo da revolução... e pensar que o alcool e o biodiesel, tão queridos e defendidos pelo Brasil, estão no começo da queda.
    Pensando globalmente, salve-se quem puder me ajudar!

  5. Eu acho que dava pra converter um carro GNV para METANO
    Se desse serio bom d+
    Pq daria pra produzir metano com um biodigestor no fundo do seu quintal, e encher o tanque... rsrsrsrsrs
    Seria uma boa neah
    AI num precisaria de fica um TRAMBOLHO desse tamnha no porta malas.... rsrsrsrsrs (mas eu gostei da atitude do dono do carro).
    Ainda vou tentar fzer isso.

  6. Eu acho que dava pra converter um carro GNV para METANO
    Se desse serio bom d+
    Pq daria pra produzir metano com um biodigestor no fundo do seu quintal, e encher o tanque... rsrsrsrsrs
    Seria uma boa neah
    AI num precisaria de fica um TRAMBOLHO desse tamnha no porta malas.... rsrsrsrsrs (mas eu gostei da atitude do dono do carro).
    Ainda vou tentar fzer isso.

  7. Bom, o Mr.Fusion não gerava combustível para mover o carro, mas sim gerava a energia nuclear para gerar 1,21 Gigawatts de energia, para então o carro ao atingir 88Mph, viajaria no tempo. O Mr.Fusion foi adicionado no final do primeiro filme, quando o Dr. Brown retorna do futuro, e pelo fato que o carro para gerar essa energia capaz de viajar no tempo, precisaria de plutônio, coisa que não é tão simples de encontrar. Foi então que o Dr. optou por trocar a câmara de plutônio pelo Mr. Fusion. Se você reparar, no terceiro filme da série, Marty na tentativa de resgatar o Dr. em 1885 ele acaba encontrando índios, que disparam flechas que perfuram o tanque de combustível, fazendo com que toda gasolina vaze. Então ao encontrar o Dr. ele diz que o tanque furou, mas que eles tinham o Mr. Fusion, o Dr. então explica a ele, que o Mr. Fusion é apenas para gerar energia para o capacitor de fluxo e não combustível, ele ainda completa dizendo que a gasolina só será inventada no século seguinte. Então ambos ficariam presos lá.

    Herbert (Bacharelado Física USP/SP)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *