Escolha uma Página


Ahhh, nada como o cheiro de silício pela manhã!
O calor dos processadores, o barulho dos coolers e aquele bando de homens!
É… o meu inferno se parece bem com isso. E isso é a CampusParty, o maior encontro de internet do Brasil.

Pra que serve? Bom, muita gente vai pra usar a internet de 10 Gb. Serve também de pauta para todos os meios de comunicação (procure por aí e veja). Afinal passaram por lá Gilberto Gil, o criador da web Tim Berners-Lee, o governador Serra, o prefeito Kassab e as coelhinhas da Playboy (foto ao lado).
Mas por que este biólogo que vos escreve estaria participando? Por dois motivos (além das coelhinhas, claro):
1- Fui convidado para uma mesa-redonda na Quinta-feira, 22/01, 21h-23h, junto com o Igor, e um dia antes o Atila também se apresenta (sinta-se convidado);
2- Precisamos fazer amigos para continuar com este blog sério em meio ao mar de entretenimento inútil que é a internet.
Além disso, muitas palestras interessantes neste primeiro dia. Duas em especial:
A influência das mídias sociais nas publicações
Com gente de peso na mesa, Silvia Bassi (IDG), Sandra Carvalho (Editora Abril), Marco Chiaretti (Grupo Estado), Marcelo Gomes (Meio & Mensagem), falou-se sobre a interação da mídia tradicional com a internet.
Eu tive que perguntar. “Porque os grandes portais de notícias ainda não põem os links das fontes e porque há tanta notícia repetida de grandes agências traduzidas de forma tão displicente muitas vezes errada?”
A mesa respondeu que o jornalismo está numa fase de transição, e que apesar de mudar, realmente não pode esquecer os princípios do jornalismo tradicional. Desde a ética até o uso correto do português.

Os temas da blogsfera brasileira
Alex Primo é um comunicólogo especializado em cibercultura e educação, e estava a falar de sua pesquisa recente sobre blogs. Ele pegou os 50 blogs com maior autoridade no Brasil e tirou alguns dados. Me chamou atenção quando ele falou dos temas mais recorrentes nos posts destes blogs. Segue aqui a tabela de temas e o link para o blog do Alex (com mais análises imprescindíveis pra quem quer entender a blogsfera nacional):

Perceberam? NÃO?! CADÊ A CIÊNCIA AE?!?!?!?
Ela apareceu em 0,33%.
E agora? Nós do Lablogatórios ficamos tristes, porque ninguém quer saber de ciência, ou ficamos alegres por existir um nicho totalmente inexplorado pelos blogs nacionais?
E amanhã tem mais Campus Party. Claro, depois de uma muito produtiva manhã toda no laboratório, eu prometo chefe!