Usar o google piora o aquecimento global?

Imagem alterada de Ugauga e 852

Notícia do G1

Duas buscas no Google produzem a mesma quantidade de gases do efeito estufa que ferver água em uma chaleira elétrica, segundo um acadêmico da Universidade Harvard, nos Estados Unidos.
A conclusão faz parte de um estudo do físico americano Alex Wissner-Gross,que realizou pesquisas sobre o impacto ambiental do uso do Google.

Hum, e isso é muito? O problema é que é muita gente usando. Na mesma reportagem dizem que outro estudo mostrou que o todo setor de tecnologia da informação gera tanto CO2 quanto todas as empresas aéreas juntas! Agora pareceu muito.
Usar o google  e outros serviços tem um gasto energético que muitas vezes a gente ignora. Só porque o serviço é virtual não quer dizer que não exista gasto de energia.
Mas como era a vida sem o google? Quantas árvores não seriam derrubadas para que tivessemos em casa enciclopédias, listas telefônicas, mapas, e sei lá mais o que o Google faz pela gente. Será que pondo isto tudo no cálculo não estaríamos na verdade economizando energia?
Não é porque simpatizo com o Google que eu ache que ele é um santo. A pesquisa mostrou também que o Google acaba usando mais bancos de dados, e por isso mais energia, só para ser mais rápido que seus concorrentes.
Atualização: texto muito bom do Cardoso no Meiobit

12 comentários em “Usar o google piora o aquecimento global?”

1. Não que isso não seja relevante... Mas eu acredito que existem muitos culpados mas pouca atitude! Deveriam se preocupar em soluções que saiam do papel!
    Outro ponto, qual o impacto ambiental de se ter em casa enciclopédias, listas telefonicas, mapas e tudo mais? Não deve ser pequeno tb...
    Enfim... isso é só outro ponto de acusação... o q precisa é ação!

2. Mais uma balela dos ambientalistas. Agora eu quero ver eles pararem de usar o google.
    Só falta voltarem a falar do "google black", aquela aberração que consome mais energia do que o google tradicional em monitores LCD. Uma piada. Mais uma.

3. Esse tipo de notícia que faz o movimento ecológico perder credibilidade! Eu duvido E MUITO dos dados do cara!

4. EU como ser humano produzo mais gases do que uma lâmpada de 60W, só por isso devo parar de viver e alimentar os pobres animaizinhos com minha carne?
    Deveríamos tabelar tudo o que consome energia, e comparar o que disso tudo é dispensável para uma vida ecologicamente natural, e que não prejudique o meio ambiente.

5. É, o pessoal fica nessa picuinha de economizar merréca como busca de google, quando a mudança tem q ser sistêmica.
    Quem falou das 84 usinas TERMOELÉTRICAS que o governo federal aprovou?
    Isso sim q é poluição.

6. Por quê? Acho ótimo que as pessoas parem para pensar nos custos energéticos e ambientais da internet. Isso pode forçar as empresas a serem mais econômicas e sustentáveis, não?

7. Oi Rafael,
    O tal estudo comparando o rastro de carbono do setor de TI com o das companhias aéreas está aqui:
    O estudo foi destaque em uma reportagem da news scientist em 2007:
    Legal também a discussão a respeito no BLDGBLOG:
    Ótimo assunto pra gente discutir no Campus Verde, hein? ;- )

8. Conscientizar é sempre bom (afinal, escrevi sobre isso justamente por esse motivo). Mas ainda acho q a coisa tem q ser sistemica.
    Essas coisas de "reciclar o lixinho de casa pra fazer a sua parte" não me convencem, entende?