Vacas Magnéticas

cow.jpg
Se um dia você se perder por esse interior do meu Brasil, e não estiver com sua bússola (sei que as pessoas nunca saem de casa sem bússola, mas vamos tentar imaginar esta situação insólita), tire vantagem do nosso país ser o maior produtor de carne bovina do mundo e use o rebanho para se orientar!

Desde o ano passado já se sabe que rebanhos bovinos e de cervos pastam e descansam numa orientação Norte-Sul, dá pra acreditar?!
Ninguém sabe ainda como os animais fazem isso. Mas eu me perguntei como os pesquisadores descobriram esta tendência. Daí descobri mais esta nobre utilidade para os satélites. Afinal foi usando as imagens deles que pesquisadores perceberam esta orientação nos rebanhos.

Vários animais usam o campo magnético da Terra para orientação, como aves, crustáceos, insetos, répteis e mamíferos. Destes últimos, somente roedores e morcegos tem esta sensibilidade comprovada.

vacas.JPG

Figura mostrando a distribuição do gado e cervos em relação ao pólo magnético. Em B está a distribuição perto das linhas de transmissão, bem mais aleatória.

Agora a orientação de grandes mamíferos teve mais uma prova, pois os animais que estavam próximos a linhas de transmissão de alta energia perdem a orientação norte-sul. Estas linhas de transmissão emitem um campo eletromagnético de baixa freqüência, que provavelmente perturba a orientação com os pólos terrestres.

A pergunta de 1 milhão de dólares é: pra que eles precisam disto?
E a pergunta de 500mil é: humanos tem alguma sensibilidade que não percebem?

Link para o trabalho: Extremely low-frequency electromagnetic fields
disrupt magnetic alignment of ruminants

5 comentários em “Vacas Magnéticas”

1. Uma perguntinha de algibeira, Carlos: já tentaram alguma pesquisa do gênero com seres humanos (ou antes: com primatas em geral)?
    Explico por que: existem pessoas com uma notável capacidade de orientação (que pode variar conforme o ambiente: na selva, são muito raros) e, in the other hand, pessoas que, ao entrarem em uma estação de metrô, ficam totalmente desorientadas (eu sou casado com uma...) Existem inúmeras lendas a esse respeito, mas, que eu tenha visto, nenhum estudo sério.
    E nada melhor para destruir lendas do que estudos científicos que possam atribuir esses supostos "poderes paranormais" a alguma peculiaridade (um gene recessivo, por exemplo) perfeitamente natural.

2. olá...
    no caso do gado, não seria por causa da sombra sobre o capim...?
    no caso dos humanos, diz a lenda (sem nenhuma comprovação cientifica, imagino) que as pessoas deveriam dormir na orientação norte-sul.
    talvez porque dessa forma, no hemisfério sul, em mesma velocidade angular, a velocidade escalar e a aceleração centrifuga seriam ligeiramente maiores mais próximo ao equador, o que ajudaria no retorno venoso com a cabeça voltada pro norte.
    mas é só uma opinião leiga.
    ( )'s.
    Chloe

3. Chloe,
    Questão pertinente a sua, mas é justamente o que este segundo trabalho, com as torres de transmissão, que corroboram a teoria do campo eletromagnético.