Atualizando o Twitter com o “movimento” dos neurônios.

neuronio twitter.JPG

Ache o erro na frase da matéria da Folha:
Segundo o jornal “The Daily Telegraph”, o sistema trabalha por monitoramento eletroencefalográfico (ou EEG), que consiste na atividade elétrica perceptível no couro cabeludo, realizada pelos movimentos dos neurônios dentro do cérebro.

Movimento?! Dos neurônios?! Taí uma coisa que eu nunca vi.

Poxa, acho que vou mudar o foco deste blog e me dedicar SÓ ao “observatório da imprensa científica”. É muito material…

7 comentários em “Atualizando o Twitter com o “movimento” dos neurônios.”

  1. Realmente, as coisas que temos que ler nas páginas de notícias de vários portais, jornais, revistas, e etc, são lamentáveis.
    Já me ofereci algumas vezes como consultor científico para diversos portais, e nunca obtive resposta alguma. Com certeza cabe a movimentos como o ScienceBlogs evidenciar cada vez mais esses casos, até que a vergonha atinja essas pessoas, e o assunto passe a ser tratado com mais responsabilidade.

  2. Putz! Sem comentários..
    A imprensa quando se trata de ciência não faz questão nenhuma de ter o minimo de nexo!
    Sem contar a inutilidade da tecnologia!
    AhuaHUAhuaHUAhuaUH

  3. Se tava escrito isso antes, eles mudaram...não tá mais " que consiste na atividade elétrica perceptível no couro cabeludo, realizada pelas conexões neuronais dentro do cérebro."

  4. Boa tarde colegas,
    O meu nome é Lucas e estou desenvolvendo uma pesquisa no departamento de Neurolinguística da Université de Lorraine na França. Atualmente estamos analisando a relação entre significante (som) e significado (imagem) e como matematizar esse processo a partir de uma perspectiva neurolinguística, ou seja, qual trajeto a informação - o som produzido pela voz (que pode também ser transformado em energia) - percorre, e como ele consegue acessar os significados (imagens) que compõem o nosso eixo paradigmático (como se fosse um dicionário internalizado que temos) produzindo assim uma sequencia de significados que resulte na linguagem ou na produção do que chamaos de "pense" (mais ou menos um videozinho que o sistema nervoso produz com todas as palavras do eixo paradigmático que interfere de forma direta nas nossas ações).
    A nossa grande dificuldade é encontrar um desenho 3d ou mesmo um mapa neuronal preciso que contenha uma sequência de neurônios ligando os sensores ao sistema nervoso. Estamos tentado produzir um mas isso ainda levará cerca de 8 anos e gostaria de saber de vocês se já existe algo desse tipo no Brasil.

    Ps: muitas pesquisas produzidas aqui no departamento são espelhadas em pesquisas brasileiras. Sou brasileiro e nessas horas tenho orgulho de poder representar o meu país aqui, o que nos falta mais um pouquinho é divulgar o nosso trabalho não apenas em artigos que reproduzam teoria e ciência, mas artigos e livros que mostrem algo novo, novos caminhos e novos conhecimentos produzidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *