Hoje é o Dia Mundial do Combate ao Câncer

Nunca me acostumo com o fato de saber que as pessoas em geral não fazem a menor idéia de como esta doença, tão presente na nossa vida, funcione.
A falta de informação é total, como podemos ver bem nos comentários do meu mais famoso post.
(continue lendo clicando abaixo)

O problema todo começa com a falta de conhecimento do método científico. Só isso já gera muita confusão e desconfiança nos não-cientistas. Como provar que podemos acreditar em resultados da ciência se as pessoas dão o mesmo peso, ou até mais peso, para qualquer informação como dicas da vovó ou da medicina oriental?
Tirando a desconfiança do método científico temos ainda a falta, ou talvez até mesmo o excesso, de informações. Como saber o que é relevante? Se no Globo Repórter falam que ovo dá câncer, mas faz bem pro coração, como ponderar isto?
Interessante notar que mesmo pessoas com a doença, fazendo consultas e tratamentos regulares, não sabem dizer o que é o câncer, ou como ele funciona, como se origina. Como entender o funcionamento da doença sem entender o que é DNA ou gene? São as pessoas que não perguntam ou os médicos que não respondem?
Desculpe esta postagem ter mais perguntas que respostas. Mas ela inaugura um esforço deste blog para sistematicamente reunir e gerar conteúdo para entender mesmo esta doença. Tentar diminuir a desconfiança dos tratamentos e contextualizar as novidades na área.
Por isso continue acompanhando para mais informações.
Ouça aqui um apanhado geral, e até histórico, sobre o câncer, pelo colunista de saúde da CBN, Luis Fernando Correia:

2 comentários em “Hoje é o Dia Mundial do Combate ao Câncer”

1. Fafá, se me permite responder a pergunta acima...
    Para saber como se combate o cancer é necessario saber como ele é causado, e sabe-se atualmente que pelo menos 2 fatores podem ser a causo para o desenvolvimento da doença: genética (caso de cancer de mama em 3 geracoes na familia, por exemplo, a chance da ultima geracao ter também é grande) e estilo de vida (alimentação, tabagismo, radiacao, contato com produtos tóxico,etc). Contra o genético luta não é tão facil, há terapias gênicas e tal, mas ainda está longe de ser efetivo. Agora estilo de vida está ao nosso alcance. Sabe-se que muitos alimentos tem propriedades antitumorais, quimiopreventivas, por exemplo, há menor incidência de câncer de próstata no Oriente devido a alta ingestao de chá verde, rico em flavonoides. Bom, ajudou?