MTV debate: Transgênicos

debate.jpg
Pois é, eu não sei quem ganhou o BBB9, estava vendo o Lobão tocar o programa de debate mais caótico da televisão brasileira.
VEJA AQUI
Lobão começa soltando uma pérola característica de sua sinceridade exacerbada: “O tema é complexo, como eu pude averiguar estudando… hoje a tarde pela internet.” Aprofundou, hein…
Claro que muita besteira foi falada. Greenpeace criticando cegamente sem dar uma alternativa prática de um lado, e o pesquisador sendo um tanto arrogante e intransigente do outro.
O que espantou foi o fato de quem se mostrou mais preparado para um debate foi o deputado federal Paulo Pimenta (PT/RS). Não que ele soubesse mais sobre o assunto específico, mas mostrou que sabe conduzir o debate em si, conhece os argumentos a favor, contra, dos produtores e dos consumidores.
O problema não é o transgênico
Foi ele quem colocou que a questão de que não é a técnica de transgenia que está em questão, afinal a insulina é um dos exemplos de tecnologia transgênica, que hoje em dia é produzida por bactérias com gene da insulina humana, e ninguém questiona sua utilidade ou uso.
O problema é especificamente com o transgênico na agricultura e questões ambientais.
Outra bola dentro do deputado foi a constatação, mediante as críticas de que o transgênico por aguentar mais agrotóxico vai exigir mais aplicação do veneno, que o produtor sem transgênico não vai tratar a produção com água benta. Agrotóxico é um fato na agricultura em geral, e continuará sendo usado.
Bom, o papo não acabou e eu ainda não sei se o MTV Debate é o melhor formato de programa para este tipo de discussão. Nem pelo formato, mas pela figura do Lobão, que é divertido, mas muito caótico pra dar um mínimo de organização às idéias.
Minha opinião no caso? Transgênicos vieram pra ficar. Os de primeira geração, as famosas da Monsanto, não serão o padrão para sempre. Institutos públicos devem investir em parcerias privadas ou pesquisar firmemente na tecnologia, para a agricultura mundial não depender de patentes restritivas.
E pessoal da MTV, qualquer coisa o pessoal do ScienceBlogs está aqui às ordens, hein.

5 comentários em “MTV debate: Transgênicos”

  1. Não entendi bem essa equação dos agrotóxicos. Qual produtor vai querer desperdiçar dinheiro passando agrotóxicos a toa?
    (não assisti o debate 🙂 )

  2. O que quis dizer é q quem não usa transgenico vai continuar usando agrotóxicos, como já vem sendo feito. O não usar transgenico não é sinônimo de não usar agrotóxico.
    Melhorou ou não?

  3. Sinceramente, depois do debate sobre o uso de animais como modelo experimental de laboratório onde eles chamaram uma "vegan" ultra radical pra debater (onde aconteceu a mesma coisa, ela não apresentou nenhuma alternativa (nem sabia o que era cultura de celulas), parei de assisitir esse programa.
    Pelo menos os que trazem questões que envolvem ciencia, alguns outros inda são bonzinhos.
    Sobre esse programa, pelo que percebi sobre sua descrição aconteceu a mesma coisa, e sobre o Deputado não me surpreende, esses ae sempre são muito bem acessorados.. hehehe

  4. É, a condução do Lobão deixa muito a desejar. E o Greenpeace sempre apesenta soluções cara!! Tipo viver em ocas, comer mandioca e usar fraldas de pano.
    Falando sério, com exceção do político bem preparado, todos os outros personagens me pareceram muito caricatos: o ecochato cheio de dados, o pesquisador arrogante que tenta desconsiderar outros pontos de vista e o agricultor "alternativo" que está atrasado uns 2 séculos. Por isso que o debate não avança. Cadê o biólogo na mesa???

  5. MTV DEBATE
    March 26th, 2009
    Por: Jota Mossad
    Tags: Lobão, Mtv, MTVDebate
    Aonde: Vida
    Trackback URL
    Vineyard 29/03/2009
    Você usa SMS?
    Quer ver os videos? Clique aqui
    Author: valval
    Your comment is awaiting moderation.
    September 16th, 2009
    at 9:53 am
    Lobão é uma incógnita!
    Depois de trair o rock pesado, tentando enfiar goela abaixo o Samba dos bicheiros e narcotraficantes do RJ, com sua famigerada apresentação conjunta com uma Escola de Samba, em pleno Rock’n Rio. Um fiasco total. O mané simplesmente acabou com sua carreira e com os poucos de admiradores do seu trabalho que ainda existiam.
    Enfim o cara é um louco. Ou gosta de criar polêmicas só por criar. Deve sentir tezão nisto!.
    Haja visto o ultimo programa seu na MTV em 15/09/2209 intitulado “O pré sal vai salvar o Brasil” (um canal só de besteirol e abobrinhas) Onde só amebas hiper convencidas se acham os donos do conhecimento musical. Só empurrando lixo nas camadas menos esclarecidas da população.
    Um monte de idiotas no programa, só falando merdas sobre o pré-sal. Bostejando que o Brasil, esse antro no qual vivemos vai melhorar com o pré-sal. Quantas asneiras. Mal sabem ou sabem os idiotas, que esse paizinho de merda, jamais vai melhorar.
    Isto aqui não melhora nem jogando uma bomba nuclear nessa bosta.
    Um pré-sal que ninguém sabe se existe, com altos riscos ambientais.
    Que não irá resultar em nada. Pois desde já a roubalheira já começou.
    Sem contar, que num país de ladrões.
    Num dá nem pra sequer sonhar com um futuro melhor!
    Os idiotas ali presentes, pasmem, acreditavam que uma nação de evangélicos a beira da catástrofe total, dominada por Jesus e seu império do mal, repleta de funkeiros, pagodeiros, axezeiros, baianos, hip-hopzeiros e um monte de outras porcarias mais.
    Irão conseguir administrar qualquer coisa num futuro próximo.
    Coitados! As vezes é difícil imaginar como seres humanos podem ser tão bossais.
    A ponto de achar que um povo que ama Escolas de Samba. Todas de bicheiros e contraventores, com forte investimentos de narcotraficantes.
    Um povo que só consegue gostar de futebol e mais nada. Vai ser uma nação grande no futuro.
    Só se for ser grande de merda! Todos judiciario e corporações policiais coniventes com a bandidagem.
    Um congresso só de ladrões! E um presidente que num fede nem cheira!
    As vezes eu acho que o Brasil é o inferno!
    Deve ser pó isso que aqui tem tanta igrejas evangélicas!
    A gente nem consegue mais ver tv no nosso pais.
    Dos 32 canais da parabólica, quase todos é só pregação e roubalheira religiosa!
    E os poucos que sobram. É só idiotice como essa programa do traidor do rock’n roll, o mane do Lobão.
    Isto aqui é a mais profunda olhota da pior olhota do centro da olhota do cu do universo!
    O Brasil já era!
    Fazer rock’n roll em terras tupiniquins então, principalmente agora com essa idiota Africanização é uma tarefa assim, quase que impossível.
    Se antes já era foda! Imagina agora.
    O Brasil caminha a passos largos para se tornar similar a Africa. Não que nisto haja algo assim tão horrível.
    O brabo dessa história toda. É que se convencionou no Brasil que rock’n roll e principalmente o Heavy Metal é música de branco.
    O povinho no geral é tão desinformado, que nem sabe que foram eles próprios, os negros quem criaram tudo isto.
    Os negros no Brasil na sua grande maioria são induzidos a odiar o rock’n roll e amar o Jesus dos brancos! É muita maldade!
    E o pior é que eles aceitam essa dominação maquiavélica!
    Vai ficar realmente impossível realizar qualquer coisa sequer parecida com rock’n roll no RJ e provavelmente nos outros estados do nosso país.
    Haja visto o forte lobby por parte de todas as mídias e das elites culturais do nosso famigerado Brasil, a favor de todas porcarias musicais produzidas aqui no nosso país.
    A coisa piora a passos gigantescos. Agora até o funk das favelas do RJ, se tornou patrimônio cultural.
    Já temos o samba dos bicheiros e narcotraficantes do RJ, como ícone cultural de todo um povo e em breve teremos também o Axé, o Forró, o Pagode, o Hip-Hop e um monte de outras escrotiçes.
    Atormentando as nossas cabeças!
    Isto sem falar nas religiões que como pragas devoram o pouco de lucidez que ainda restam em algumas cabeças.
    Do jeito que está a coisa tá feia!
    Abçs
    Author: FABIOQ
    March 31st, 2009
    at 12:44 pm
    o lobao como apresentador é um otimo pseudo-roqueiro…
    quem roubou a cena foi o antropologo, inteligente, simples, direto ao ponto, educado, convicto.
    e o mais legal foi o ateu se unindo aos evangelicos pra protestar contra a tal lei do Lula em favor dos catolicos.
    como programa de debate a mtv se sai melhor q os humoristas zorra total, rsrsrs
    Author: Thiago Alves/RJ
    March 31st, 2009
    at 12:40 am
    Cara, o debate em si foi ruim, pois não foi um debate de fato… não preciso escrever aqui o que outros já escreveram, mas ficou claro que o Lobão não serve de mediador imparcial e que tudo ali foi extremanete tendencioso.
    Quanto a tua participação, acho que entendi a tua postura. É muito facil entrar no joguinho q eles proporam lá… sei que se vc tivesse disposto dava pra vc ter ficado retrucando cada comentário idiota que foi falado.
    Percebi que vc se deteve em falar apenas quando te perguntavam algo, e talvez por isso vc tenha falado pouco.
    Percebi tbm que pararam de te perguntar rapidinho depois que vc mostrou que não tava ali pra bancar o estereotipo do crentão-dogmático-religioso, mas que era apenas um cristão focado em Jesus. Não era isso q eles qriam ouvir lá, por isso acho que te cortaram um pouco.Gostei pacas quando tu disse q não tava lá pra vender teu peixe.
    Sei q tu não é Mark Driscoll… parabéns por ser vc mesmo cara.
    Como disse alguém aí em baixo… é a verdadeira igreja na MTV cara, glória a Deus por isso.
    Valeus
    Author: Jota Mossad
    March 31st, 2009
    at 12:31 am
    Faber vc realmente é um cara engraçado, que nunca vai se parecer com o Driscoll e nem um outro cara “durao” na verdade nos transformamos naquilo que não queremos muitas vezes como nossos pais. fica pra proxima, ao vivo sempre é melhor
    Author: Faber
    March 31st, 2009
    at 12:18 am
    Realmente nao tenho nenhum interesse em participar desse tipo de programa, nunca iria la pra discutir qualquer coisa que fosse, nao eh um programa serio, nem eh uma emissora seria.
    Sei que nao deve ser facil estar la, sendo o unico “representante” da fe crista ouvindo aquele monte de asneiras e sendo bombardeado. Mas foi o que eu disse, se eh pra ir, que seja pra brigar, se sacar a arma atire.
    Ester, eu elogio sim, quando a coisa eh realmente boa, vc sabe que nao sou de fazer demagogia ou passar a mao na cabeca so porque fulano eh meu amigo. Eu falo o que esta errado e falo o que esta certo, sem frescura, sem falsa compaixao, sem pena, sem manipulacao. Voce ainda nao pescou minha linha de raciocinio
    Acho que da pra falar a verdade nua e crua, fixar conteudo relevante na cabeca das pessoas sem ter que fazer o papel do chato. As pessoas naquele debate eram infantis, mediocres e muito mal informadas. Era a oportunidade perfeita pra mostrar conhecimento e autoridade com amor e simpatia, estilo Mark Driscoll, que eh um cara que pega pesado (bem pesado as vezes), mas de uma maneira que as pessoas gostam e assimilam.
    Fica pra proxima
    Author: Bru
    March 29th, 2009
    at 11:58 pm
    o Lobão me irritou e nao menos o ateu…urrrrr…pirei assistindo..mas ao Jota, to contigo maninho…somente o fato de estar la ja demonstrou diferença e quebrou paradigmas e religiosidade…
    show!!!
    Author: Ester
    March 29th, 2009
    at 11:26 pm
    acho legal dar uma olhada na aprovação do programa no mural do site, e ler os comentários sobre o lance todo.
    é mais fácil ser bom de retórica, mas nesse caso a gente prefere fazer as coisas sem medir força. o ateu e o lobão eram os donos do programa, e nem de longe o jota quer ser o dono da verdade. foi essa a postura dele no programa, eu acho, e a galera reagiu de forma positiva a essa atitude dele. ele podia ser o chatão da vez, e eu bem prefiro q esse papel fique com o ateu e o lobão!
    po, eu nunca vi o faber elogiar nada nesses anos todos q eu conheço ele!
    Author: Jota Mossad
    March 29th, 2009
    at 11:19 pm
    Relacionamento, te acho muito inteligente por isso a MTV nao e o seu foco Faber acho que nem seu Target por isso o programa nao foi para voce, outro lance esse e o email da Produtora caso vc queira dar as repostas num proximo programa da MTV por favor envie dizendo que vc quer participar gostaria muito de ver suas respostas ao vivo: Julia@mtvbrasil.com.br
    Author: riend
    March 29th, 2009
    at 10:07 pm
    achei a participacao do jota MUITO LEGAL!
    nos como cristaos nao temos q copiar a agressividade das pessoas.
    se eles quiserem detonar, q detonem.
    vcs entendem o que fizeram com o Filho de Deus?
    nos viemos para AMAR, quer pisar, q pise. nosso relacionamento eh com Deus e pronto!
    Author: Faber
    March 29th, 2009
    at 8:33 pm
    Cara,
    Na boa, pra que?
    1. O MTV Debate eh um programa totalmente tendencioso, o Lobao eh um cara completmente fumado, loco, so fala merda e ainda induz o programa. Ele ja comeca o debate elejendo seus preferidos e escolhendo um lado, sendo que ele como mediador deveria ser imparcial. Eu mesmo ja mandei mensagens pra ele ao vivo reclamando disso e ele ficou puto no ar. Entao, pra que participar desse circo?
    2. Voce poderia partcicipar dessa merda SE fosse armado o suficiente pra bater aquelas declaracoes infantis do Lobao, do ateu e do outro bobao sem religiao. Armado de verdade, com a verdade, pra falar mesmo, tomar conta do debate e por os caras no chinelo. Fez isso? Assisti o video todo e nao vi ousadia ou autoridade. Entao, pra que?
    No geral a impressao que ficou, e que provavelmente o publico assimilou, foi que, o ateu sabe do que ta falando (apesar de ser um tremendo babaca), a religiao eh uma merda (sem nem entender o conceito), o judeuzinho eh um idiota que nao sabe o que eh judaismo (afinal o que esperar de um integrante de uma bandinha emo adolescente?), a umbandista eh paz e amor e o antropologo era o unico pronto pra briga (contra os comentarios idiotas do Lobao).
    Foi ruim.
    Author: carlão!
    March 27th, 2009
    at 9:37 am
    mano, fico de cara com isso, vc(igreja) tá na Mtv, e isso é muito bom, aproveita essa brecha e abre uma porta mano! é bom ver gente dando as cara, e não vacilando!
    paz.
    Author: carlão!
    March 27th, 2009
    at 9:24 am
    Lobão fala de mais! (no pejorativo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *