Robô com neurônios

TheLivingRobot_HS.jpg

Neurônios mesmo! Celulinhas sobre silício. É o que o pesquisador Kevin Warwick está desenvolvendo.
As células de rato foram espalhadas em cima um arranjo de eletrodos, e após 20 minutos já estavam formando conexões. “Esta é uma resposta inata dos neurônios”, disse Warwick, “eles tentam se ligar e se comunicar”.

Cultivando as células mais uma semana, já foi possível fazê-las responder a estímulos elétricos. Aí é que puseram este “cérebro” num robozinho com duas rodinhas e sensores.
Esta conversa entre os neurônios e os sensores é que comandam o comportamento do robô, que pode desviar de obstáculos.

Ele começou batendo muito a cabeça, mas depois de algumas semanas as ligações dos neurônios se fortaleceram e o desempenho melhorou. Pode-se dizer que ele aprendeu.

Vi na SEED

3 comentários em “Robô com neurônios”

1. Achei isso sensacional! Daqui a pouco, vai ser possível dirigir as conexões neurais com estímulo elétrico vindo da placa... tenho um pouco de medo pra ser sincero. É o primeiro andróide?

2. Meu deus que loucura!
    Essa tecnologia pode ser o inicio da criação da inteligência artificial (imagina isso combinado a tecnologia de celulas tronco!)
    Otimo post!