7 comentários em “Os pássaros mais espertos do mundo!”

  1. Lindíssimo...
    Assim que eu conseguir traduzir "conscientemente" por "o pássaro aprendeu com acurácia a fazer uma ferramenta" vou ficar BEEEEMMM mais feliz... rsrsrs...
    Senti falta de mais comentários!
    Abraço,
    Aninha.

  2. É que em cognição animal não costumamos usar "conscientemente" para esse tipo de comportamento. O comportamento de fabricar a ferramenta foi aprendido, e o que se vê é o resultado da história comportamental do animal.
    Costuma-se apontar que uma coisa é "consciente", ou que tal ferramenta foi fabricada "conscientemente", somente para animais humanos, pois - por generalização - se "eu-sei-que-sei" determinada coisa, portanto os outros da minha espécie também devem "saber-que-sabem-o-que-sabem"... nesse sentido que se usa o conceito de "consciência"...
    Rola uma discussão qto ao uso de "consciência" como adjetivo qdo se trata de comportamento animal, pois alguns teóricos apontam que é uma tentativa de antropomorfização do comportamento de outras espécies. A idéia é que não temos acesso direto à consciência do animal, então, melhor não chutar sobre esse assunto. Assim, descreve-se com mais "certeza" o comportamento e as variáveis de que ele é função sem fazer referência à explicações desse tipo (mente, consciência, intenção.. etc...)
    Aliás, quando se trata de comportamento humano, vale a mesma regra (ou seja, NÃO é o caso de ter uma explicação para humanos e outra para outras espécies). O "complicador", no caso, é a linguagem, que permite falarmos sobre o que fazemos, pensamos e sentimos, ou seja, permite a consciência. E daí, pra explicar a "consciência", parte-se do mesmo princípio, de modo que a linha causal fica comportar-se --> falar sobre isso --> ter consciência.
    Expliquei?
    Abraços!!!!
    Aninha.

  3. Uhuu, tomei da etóloga!!!!
    Bom, mas como a discussão é controversa mantenho o consciente lá.
    É mais pra fazer as pessoas se ligarem que o nosso comportamento tmb é animal, coisas desse tipo, pode ser? Se não puder usar pra outros animais não usarei tmb para humanos.
    Lembrando a todos que esta não é a minha área! (apesar de morar numa república com um biólogo da psicologia evolucionista: htp:\\scienceblogs.com.br\marcoevolutivo)
    Valeu o toque Aninha!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *