Pequena grande construção: Origami de DNA

dna smile1.JPGResearchBlogging.org

Construções de grande magnitude feitas pelo homem são coisas do passado. Um passado bege egípcio com suas pirâmides e templos monumentais.

Na era da informação em que vivemos, menos é mais. As menores construções são as mais empolgantes. Menores computadores, celulares, caixas e “smile”.

Smile? Sim, este aí em cima é o menor smile do mundo! Feito de DNA e publicado na revista Nature! E como este dá para fazer virtualmente qualquer formato 2D, como podemos ver nestas outras imagens.

desenhos dna.JPG

O DNA, por ser uma molécula extremamente simples, pode ter seus dobramentos previstos, além de controlados com outros pequenos trechos de DNA desenhados para se alinharem em locais específicos.

Assim, de posse de uma fita simples de DNA de um vírus bem conhecido, o M13 (que é o famoso vírus com formato de nave espacial), pode-se fazê-lo torcer e alinhar com a ajuda de outros pedaços pequeno, desenhados em computador para manter a forma desejada.

Veja aqui o vídeo da palestra no TED de um dos autores do trabalho. E aqui ele explica mais detalhadamente a técnica

Bacana mas nada que tenha um aplicação direta.

Até agora! Porque outro grupo de pesquisadores conseguiu, usando basicamente a mesma técnica, fazer um objeto 3D de DNA. Uma caixa nanométrica, capaz de abrir e fechar somente com a adição de um pequeno pedaço DNA.

cubo de dna.JPG

Agora sim podemos pensar em usar este origami para transportar drogas ou até mesmo avançar nas pesquisas para montar um computador de DNA, que usaria esse sistema de abre e fecha das caixinhas, o que reduziria em muito o tamanho dos computadores.

BÔNUS:
Na página da ONG “O DNA vai à Escola” você pode baixar o arquivo para fazer seu origami, não COM DNA mas DO DNA.

UPDATE: Saiu na Nature dia 15 de maio: DNA Nanotech Gains a Third Dimension