Homeopatia não tem base científica

Goldfish_Medicine_by_EJA_Brussee.jpgSeguem aqui uma compilação de links para textos fantásticos sobre homeopatia e a polêmica que a envolve. Afinal não há provas científicas até hoje de cura por homeopatia. Ela funciona sim, mas tanto quanto um comprimido de farinha, o famoso efeito placebo.
Mas este efeito e mesmo o simples fato de não fazer mal, foi o suficiente para se estabilizar como terapia. Afinal, na época em que foi criada, os outros tratamentos médicos disponíveis eram sangria, sangue-sugas ou lavagens intestinais. Que provavelmente faziam mais mal que bem.
Fato é que não há explicação nem mesmo teórica para justificar a homeopatia. Quando a ciência descobriu a constante de Avogadro e que as diluições extremas não continham nem uma molécula do princípio ativo, defensores da homeopatia inventaram a memória da água. Quando a ciência descobriu o movimento browniano das moléculas, inventaram a memória quântica da água. E assim vai-se empurrando com a barriga.
Em defesa da homeopatia só posso dizer uma coisa: as consultas. Quem vai ao homeopata não vai pelo remédio, mas também pela conversa e pela atenção dispensada pelo homeopata na consulta.
Isso não justifica criar uma área de tratamento ilusória. Isto só deveria nos dar base para melhorar o atendimento da medicina convencional, com mais atenção ao paciente e de forma mais abrangente com relação aos seus problemas, inclusive psicológicos.
Dito isto, seguem abaixo links quem aprofundam muito mais o tema. Sua leitura é OBRIGATÓRIA!
O Físico e a Pororoca por José Colucci Jr., Ph.D. – Aqui está toda a história da homeopatia

Seis falácias Técnicas da Homeopatia
por Paulo Bandarra e Renato Zamora
Manual do homeopata mirim
por José Colucci Jr., de Boston (*)

Na matéria “O que é a homeopatia”, publicada na seção Ciência do caderno Estadinho (O Estado de S.Paulo, 24/11/01), você aprendeu como a homeopatia funciona e como são feitos os remédios homeopáticos. Com este artigo aqui no Observatorinho você irá, brincando, ampliar os conhecimentos adquiridos naquela leitura. Vamos brincar de homeopata. A diferença é que, ao contrário do Estadinho, eu acho que você já pode exercitar o pensamento crítico. Pensar é coisa que se aprende em criança, como se aprende a nadar e andar de bicicleta. Vamos à brincadeira.

20 comentários em “Homeopatia não tem base científica”

  1. Aqueles que defendem a homeopatia alegam que o seu efeito é superior ao do placebo. Isso confere?

  2. Não tem base científica e nunca terá?
    Pois quem irá investir milhões em pesquisa e não terá retorno numa substância que não poderá ser explorada comercialmente! Algo que se encontra num quintal de cada casa!

  3. Favor, desconsiderar informação postada anteriormente ou se possível apagá-la!
    É o que dá postar ao acordar!

  4. Prezado rafael,
    Desculpe, meu texto vai ser longo, mas é q vc tocou num ponto q já tenho alguma experiência científica e acho que posso contribuir. Qq coisa, leia pelo menos esse artigo que segue. É grande, mas vale a pena. E sobre a polêmica de um artigo que saiu na Lancet recentemente sobre homeopatia.
    http://www.homeopatia.med.br/biblioteca/ainda_a_homeopatia.pdf
    Há diversas "linhas de tratamento" na homeopatia. Na que é a mais trabalhosa (unicista), mas q se obtém os melhores resultados, utilizam-se premissas diferentes do tratamento que você está acostumado (o tal do alopático). Na alopatia vc dá o remédio que ameniza um(s) determinado(s) sintoma(s), certo? Ou, os melhores, agem na "causa" (impedem o agente patogênico, por exemplo).
    Pergunto: o que é ficar doente? dado um mesmo "stress ambiental" todos adoecem da mesma maneira? Por que não? Nem mesmo seus animais isogênicos de laboratório respondem de maneira IDÊNTICA à pertubação, controlada, que você provoca, certo?
    A homeopatia é pós-moderna; é "indivíduo-centrica", se preferir. O grande pulo do gato foi, de alguma maneira, procurar um "remédio" para grupos pessoas que respondem de maneira peculiar e similar aos "stresses do ambiente" (independentemente quais), ficando doente.
    Nunca deve ser pensado no "remédio" homeopático como uma droga farmacêutica, que age em uma via molecular espefícica relacionada a determinados SINTOMAS/MOLÉSTIAS.
    Tampouco espera-se que seja esse o seu mecanismo de ação.
    Sei que isso parece papo de doido. Somos treinados desde sempre a ser materialista e mecanicista. Afinal, a humanidade progridiu muito até aqui com essa perspectiva, isso é inquestionável. Sugiro apenas que dê uma chance à homeopatia.
    Veja no PUBMED. Todos os trabalhos agrupam pessoas do estudo em função de características da doença (gripe:coriza, febre, mal estar, blablabla) e não do indivíduo (dê uma olhada depois nas variáveis sintomáticas que são utilizadas na homeopatia). Resumindo: faz-se o teste de hipóteses usando a premissa errada! E aí é claro que o estudo clínico não vai demonstrar qualquer diferença.
    E para finalizar:
    Já ouviu falar no uso de homeopatia em rebanhos de grande porte? Em santa maria, RS, há um grupo de pesquisadores q estao trabalhando nessa linha e tem obtido resultados curiosos! Até mesmo inibicao da proliferacao de carrapatos se consegue com "remédios" homeopaticos. Seria só feito placebo? O dificil é publicar essa informação em revistas de impacto. Afinal, a homeopatia é marginalizada. Somos (nós cientistas) até proibidos a pensar q ela possa ter algum efeito nobre, certo?
    Não quero que você acredite na homeopatia. Só quero te desafiar a demonstrar, então, nesse blog que o efeito é SÓ PLACEBO. Efeito esse que é compartilhado pelas drogas alopáticas, diga-se de passagem. (afinal, pq vc acha que os remédios das big-farma são tão coloridos???)
    Mas tem que ser com base num estudo na qual a premissa original da homeopatia tenha sido respeitada. Ha muito interesse em jogo (inclusive financeiro) e é uma questao de dificil resutibilidade.
    PS: Nem todos os remédios homeopáticos tem a diluição tão alta como vc sugeriu. Existe inclusive a hipótese de que os traços remanescentes pudessem, de alguma maneira, estar mediando algum processo de sinalização celular. Afinal, não são poucas as drogas farmaceuticas que apresentam efeitos até mesmo antagônicos dependendo da concentração em que são utilizadas.

  5. Caro Rafael,
    Esses textos que você indica deviam ser obrigatórios para todos os cursos de medicina do Brasil. E deviam ter sido publicados em todas as revistas semanais do país. No entanto, a realidade não é essa, nunca foi nem será: as pessoas não querem a verdade, que é chata, "chinfrim" - entre a lenda e a verdade, imprima-se a lenda...
    Um abraço!

  6. Eu não compreendo os avanços recentes da física que permitiram o incremento da capacidade de armazenamento no disco rígido dos computadores. Eu apenas uso o computador.
    Da mesma forma, ter que explicar a cada pessoa leiga o porquê de a homeopatia não funcionar, é perda de tempo. O correto seria que as agências reguladoras e a legislação fizessem o seu trabalho. Pronto.

  7. oi Rafael, vc sabe que gosto de te ler né...
    mas tenho que discordar do seu ponto de vista, nesse post.
    eu li os links que vc indicou e concordo que alguns argumentos são coerentes, outros nem tanto.
    como não sou formada em medicina e muito menos tenho conhecimento teorico sobre homeopatia o suficiente, não posso contra argumentar.
    assim, eu só posso dizer da minha experiência com o tratamento: eu uso homeopatia há 6 anos.
    nesse período só usei alopatia em duas situações: cirurgia e parto, por uns 5 dias em cada uma delas.
    no mais, SÓ homeopatia.
    pra mim, funciona.
    ainda, meu bebê tem quase um ano e também é tratado apenas com homeopatia.
    tivemos momentos complicados e a homeopatia resolveu.
    coincidência? não sei, mas não acredito que seja.
    muito menos efeito placebo, já que um bebê de 2 meses, a principio, não poderia ser influenciado a acreditar ou não no tratamento.
    da minha parte eu não tenho a menor dúvida e me recuso a usar alopatia.
    não posso dizer que se eu vier um dia a ter cancer, por exemplo, eu não vá usar dos métodos 'tradicionais'.
    mas enquanto eu puder evitar, essa é minha escolha.
    ; )
    C.

  8. Chloe,
    Eu sei que vc me adora (hehehe). Aliás, seria você uma fã?! Seria interessante ter uma fã...
    Quanto ao post, se você esta tranquila assim, ótimo. Pode ir na fé pois a escolha é sua. Só não exagere em negar totalmente a alopatia quando a coisa apertar mesmo.
    Aqui eu só digo que não há comprovação científica para a homeopatia. Mas pelo menos mal ela não faz.
    E o efeito da homeopatia em muitas doenças não tem a ver com efeito placebo, mas elas simplesmente curam sozinhas.
    Beijo

  9. oi Fafis
    Ow... vc tem fãs, sim!!!!!!!!! Eu tbm sou, sou siiiim!
    heheheheh
    Poisé... esse assunto é polêmico.
    Eu compartilho muito da sua opinião, mas neste mês vi um documentário alemão na DW que me colocou dúvidas. Eu peguei o negócio pela metade, e apesar de ser em alemão, tinha legendas em espanhol bastante inteligíveis.
    Eles estavam falando sobre água. Em suma, o documentario falava o quão pouco ainda se sabe sobre a nossa famosa H2O. Lá pelas tantas, eles falaram sobre a tal "memória" da água. Com fotos, mostravam alterações moleculares (não sei bem quais), relacionadas ao tipo de substância com a qual tais gotas haviam estado em contato. Negócio muito louco. Fiquei até mesmo interessada em saber mais a respeito, mas não consegui pegar o nome do documentario.
    Talvez no site da DW tenha alguma coisa... vale a pena dar uma olhada... é bem interessante!
    Bjokas
    Paulinha

  10. Minha querida Fã,
    O que apareceu neste documentário pode ser a mesma coisa que aparece naquele filme "quem somos nós", e que foi muito comentado por aí ser balela. O que me disseram, fonte segura mas nao procurei referencia (sem tempo de googlar), é que realmente a água forma padroes ou algo assim. Mas as formas mudam a cada instante. Cada foto do mesmo copo dagua apresentaria padroes diferentes a cada momento, e isso graças ao movimento browniano das particulas. Não ficaria assim uma memória.
    E de vc também sou fã, Paulinha
    Beijo

  11. Minha filha tem TDAH. É inquieta e teve dificuldade na alfabetização. Quando a escola e a fono que a acompanha estavam quase chegando a palavra Ritalina, consegui uma indicação de uma médica homeopatica e neurologista e com a medicação que ela toma, diminuiu a inquietude, o comportamento ficou mais ameno e melhorou MUITO na escola. Isso ja faz um ano. Será que a pp criança é influenciada pelo efeito placebo? E como dizer que dá pra tratar hiperatividade com placebo??? E o diagnostico foi feito com especialistas altamente reconhecidos.

  12. Somente recentemente, abril de 2010, tive o prazer de conhecer este site, muito interessante. Entretanto não posso deixar de expressar a minha indignação na questão da homeopatia, e o fato de que os moderadores não são imparciais. Sou médico veterinário, e vivo em um ambiente acadêmico, uma vez que sou professor universitário, trabalhando com homeopatia a mais de 15 anos. Pois bem, apesar de alguns estudos não comprovarem a forma como a homeopatia promove a cura, saibam que não se pode afirmar que ela seja placebo,que seja "água com açucar" ou coisas do gênero, pois lidando no dia-a-dia na clínica-ciúrgica de pequenos animais observamos o seu excelente efeito. O senhores moderadores e pesquisadores são biologos, portanto poderiam me explicar como gotinhas homeopaticas de efeito placebo são capazes de debelarem infecções? abscessos? osteomielites? sem sequer utilizarmos um bisturí para realizar drenagem cirúrgica ou nem sequer usarmos antissepticos tópicos ou antibióticos sistemicos? Portanto se fosse apenas efeito placebo não teríamos êxito nessa terapêutica.Não vou entrar na questão do capitalismo e das grandes indústrias que trabalham contra essa forma terapeutica. Paises onde a medicina é levada a sério e realizam-se pesquisas nesta area, como Alemanha e França,a homeopatia é amplamente usada. Então, senhores biotecnologistas, usem todo o seu potencial em prol da humanidade, mas também desenvolvam um espírito que não os permitam enxergarem apenas ao longe, mas também com amplidão.Abram as vossas mentes!!! Posso dizer-lhes que muitas vezes no fazer ciência nos tornamos muito bitolados, vejo isso no meu dia-a-dia nos corredores da universidade.
    Parabéns pelo site. Serei fiel frequentador dessas páginas.
    Grande abraço

  13. Deocles,
    O RNAm, apesar de ser um blog pessoal e livre para conter opiniões pessoais, tem o maior apreço pela imparcialidade científica.
    Assim, a homeopatia falha em mostrar sua eficácia utilizando metodos cientificos muito simples, como testes com controles. Nesse caso nos comprometemos com a imparcialidade científica de não considerá-la "cientifica". Casos isolados não podem ser considerados fora de uma sistematização de dados e controles.
    Obrigado

  14. Olá, só estou postando para contar o meu relato e da minha familia coma homeopatia. Tenho um tio que não mais andava com tuberculose óssea, ao tocar nele ele urinava de dor, isso há 30 anos. Ele levantou da cama com homeopatia. Uns dez anos mais tarde minha avó estava se acabando com quimioterapia e radio por causa de cancer no utero e ovário, foi para a homeopatia e está viva até hoje, e eu, desde que nasci, me trato com homeopatia. Tomei meu primeiro remedio alopatico depois dos 20anos e tomos todos os cuidados para não precisar deles. Meu cachorro já se tratou com a homeopatia, e lhe digo, ele não se sentiu confortado com consulta, com certeza!!!! Me responda algo, como a ciência explica o fato de as células, que são feitas para se renovarem, de repente, do nada, se cansarem e pararem de se reproduzir? Tudo o que li até agora mostra que não há certeza a respeito do assunto, no entanto, os fatos mostram que isso acontece.Então,aceite a realidade baseada em fatos.

  15. Ola,
    Concordo plenamente com vc Suzane. A homeopatia foi e será uma terapêutica muito eficaz, que a cada dia só cresce o número de adeptos. Se não curasse ou desse excelente qualidade de vida nos casos incuráveis, já teria caído no descrédito. São mais de 200 anos provando a sua eficácia. Quer mais...!!!
    Abraços

  16. Queridos moderadores,
    eu como pesquisadora fico extremamente feliz em observar o tamanho do interesse de tantas pessoas aqui em relação a um tema tão polêmico que vem a ser a eficácia terapêutica da homeopatia.
    Como afirma Deocles logo acima, países que levam a sério pesquisas em saúde investem alto em estudos em homeopatia, e isso só me faz crer que de alguma forma as contribuições que esta forma de tratamento vem oferecendo são de grande significado terapeuticamente falando, e fica um tanto defícil acreditar que substâncias do tipo placebo possam inibir tantas moléstias...
    Quero aqui enfatizar que sou alopata, não posso descrever nenhuma experiência pessoal com homeopatia, porem trabalho com pesquisas na área de pneumofuncional, acompanhando pacientes com varias terapeuticas no combate à afecções respiratórias, e tenho tido excelentes resultados com aqueles que foram encaminhados à homeopatia.
    Acredito que as pesquisas chegarão a um resultado concreto sobre essa terapêutica, afinal de contas seria muita coincidência tantos resultados favoráveis a diversas moléstias.
    Dr. Deocles tem muita experiencia com homeopatia, o conheço pessoalmente, seus estudos sobre o tema têm grande valia para nós pesquisadores.
    Parabéns pelo site, é a primeira vez que o acesso, e não resisti em deixar um post.

  17. Aline,
    Acho que não existem estudos que provem a eficácia da homeopatia. Isso considerando que os testes são simples de serem feitos, como uma comparação com homeopatia e placebo num numero gde de indivíduos. Este é facil e elegante, mas nunca foi feito satisfatoriamente.
    Se houver algum estudo bem conduzido nos envie a referência.

  18. Rafael, bom dia.
    Não sou adepto da Homeopatia e nem concordo com seu metodo, porem minha esposa e sua familia sempre usaram e agora ela quer passar a tratar meu filho com Homeopatia.
    Ainda tenho duvidas a respeito desta forma de tratamento, e gostaria muito de saber o que a homeopatia trata e o que não trata .
    grato,
    Jhonne

  19. Caro Jhonne,
    Sou médico veterinário e professor da Universidade Federal da Bahia, trabalhando com homeopatia a mais de 15 anos com excelentes resultados. Portanto, fique tranquilo quanto a opção de vc e sua esposa desejarem tratar seu filho com homeopatia. Apesar de muitas pessoas da classe médica não acreditarem que ela funciona, tavez por terem sido treinados meramente numa visão macânicista e materialista, ela trata muitas doênças, inclusive em muitos casos com resultados sueriores à alopatia; como por exemplo posso citar-lhes as alergias, sejam elas respiratórias ou cutâneas. Creio, que o importante seja vc escolher um bom profissional nessa área, preferencialmente, um pediatra que trabalhe com homeopatia. Jhonne, vc poderá obter informações adicionais muito interessantes no site da Associação Paulista de Homeopatia ( www.aph.org.br) ou no site do Instituto Hahnemanniano do Brasil (www.ihb.org.br). Espero ter contribuido contigo, e tenha certeza que voces terão um excelente resultado com a terapêutica homeopática.
    Cordialmente,
    Deocles Teixeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *