O preço a se pagar pela preferência feminina

ResearchBlogging.orgUma publicação recente do Evolution and Human Behavior anunciada na New Scientist chamou minha atenção: o aparente sucesso dos homens “sarados” com as mulheres pode não ser tão vantajoso – ao menos em termos evolutivos – como se acreditaria.

bodybuilder-couple-main_Full.jpg

A pesquisa realizada pela Universidade de Pittsburgh analisou dados de 5000 homens entre 18 e 49 anos coletados no período entre 1988 e 1994, e chegou a conclusões bastante interessantes. Resultados de trabalhos anteriores haviam demonstrado que as mulheres preferem homens mais fortes – que tendem a ter mais parceiras e iniciarem a vida sexual mais cedo que homens esguios – quando outros parâmetros são equalizados (não vou falar de dinheiro senão vão me xingar… ops, já falei).

Também já havia sugestões na literatura do eventual custo de se “manter o corpinho”, uma vez que é sabido que a testosterona – o hormônio que promove o crescimento muscular – é um potente supressor do sistema imunológico, ou seja, o aumento de musculatura pode vir às custas de uma menor resistência a eventuais doenças. Essa diminuição da capacidade imunológica foi observada em menor produção de leucócitos (as células brancas do sangue responsáveis por combaterem infecções) e de uma molécula produzida no fígado chamada proteína C-reativa, presente no sangue em momentos de inflamação aguda, quando ajuda a destruir patógenos.

Ainda, quanto maior a quantidade de músculos mais calorias precisamos ingerir para manter tudo funcionando normalmente. Isso pode parecer pouco importante nos dias atuais, em que temos oferta alimentar mais do que abundante, mas nossos ancestrais enfrentavam um cenário bem diferente.

bodybuilder_smallest1.jpgAssim, apesar dos “benefícios sexuais” observados, os problemas derivados desse alto consumo de energia podem compensar um ao outro, o que explicaria porque, em termos práticos, homens esguios são igualmente bem-sucedidos!

E aí, aquela vontade de ir prá academia se preparar pro mulherio passou? Com certeza é bom definir os motivos que te levam à malhação e repensar o prêmio por horas puxando ferro!

Sem falar que, enquanto você malha, corre o risco de a sua namorada estar sendo xavecada por um magrinho, hehehehe!!!

Lassek, W., & Gaulin, S. (2009). Costs and benefits of fat-free muscle mass in men: relationship to mating success, dietary requirements, and native immunity Evolution and Human Behavior DOI: 10.1016/j.evolhumbehav.2009.04.002

6 comentários em “O preço a se pagar pela preferência feminina”

  1. Olá a todos!
    Antes de mais nada, muito obrigado pelos acessos, e por participarem com seus comentários!
    Agora, respondendo Sibele e Ana ao mesmo tempo: o Rafael me convidou para escrever o RNAm junto com ele, e, claro, eu aceitei. Como o garotão está viajando durante toda essa semana, algumas das minhas postagens do extinto ScientiaExposita aparecerão por aqui, certo?
    Além disso, virão vários posts novos muito em breve, e volta e meia eu e o Rafael escreveremos algumas coisas juntos... agora há duas pessoas escrevendo o RNAm, então vocês terão muito mais material para ler quando entratem no Blog.
    Espero que gostem dos textos! Críticas e sugestões são mais do que bem-vindas!

  2. O texto está excelente, científico mas ao alcance dos leigos como eu. Parabéns Gabriel, quase lhe chamei de Rafael.
    Que o Rafael curta sua viagem. E parabéns ao mesmo por ter colocado uma pessoa tão competente quanto ele.

  3. Ô!!!!
    Beleeeza então!!
    (Achei mesmo muuuito estranho!!! Acha q o Rafael ia fazer isso, moço bom, de boa família, estudado... hehehehe...)
    Eu gostei muito dos textos desde lá do Scientia Exposita... morreu por que, coitadinho??
    Abraços, boa sorte...

  4. Olá Ana!
    Muito obrigado pelos elogios em relação ao ScientiaExposita, mas não fique triste, você verá os textos de lá publicados por aqui também (são poucos, mas virão para o RNAm).
    Quanto ao fim do SE, o convite do Rafael para escrever o RNAm veio justamente do fato de termos idéias parecidas e publicarmos parecido. O pensamento foi "porque continuar diluindo a informação?" Pensando assim, fica meio sem sentido eu ainda publicar o SE, mas, vamos ver, eu tenho pensado em outras finalidades para aquela página.
    Esse é o motivo de não ter havido mais nenhum post no ScientiaExposita, eu estava aguardando a oficialização da minha vinda para cá. Tenho alguns posts já praticamente escritos, mas achei que não valia à pena publicar lá, sendo que migraria o conteúdo muito em breve...
    Não é muito melhor poder encontrar 2 pessoas escrevendo num mesmo espaço? Os leitores encontrarão mais material em um único endereço!
    Novamente, valeu pela força, e qualquer coisa, escreva!!!

  5. O problema é que sou magro e minha imunidade não é boa, desde pequeno caio doente com facilidade, alergias, etc. Em épocas que levo a sério academia melhoro em tudo, auto-estima, imunidade, bem-estar, etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *