Especial da Nature sobre os rumos do Jornalismo Científico

thegeneticcode.gifO portal da revista Nature organizou semana passada um suplemento especial sobre Jornalismo Científico devido à realização da 6a Conferência Mundial de Jornalistas de Ciência, que ocorreu entre 30 de Junho e 2 de Julho em Londres.
A Nature organiza esse suplemento especial também devido à grande expectativa em torno dessa carreira, que se atravessa um momento radical de mudança, sendo consenso que seu futuro ainda é incerto, apesar da certeza que os moldes tradicionais não são mais válidos. Em muitos veículos de comunicação as páginas de Ciências vêm sendo descontinuadas, ou suas equipes estão são reduzidas a números mínimos.
É fato que a Web vem causando muita dor de cabeça para as mídias de grande porte, particularmente em jornais, nos quais a circulação caiu em números consideráveis, e, em conseqüência, os anunciantes deixaram este meio em busca de “terrenos mais férteis”. Ainda, ao mesmo tempo em que muitos desses jornalistas perdem seus empregos, os remanescentes são incumbidos da criação de conteúdo para blogs, podcasts, vídeos online e outros ramos das chamadas novas mídias.
SciJournalism.JPG
No contraponto, é notório que não há escassez de informação científica na web. Um exemplo simples são as agências de fomento à pesquisa, que fazem cada vez mais anúncios sobre os projetos que financiam. Outro ponto, CLARO, é o crescente número de blogs de divulgação científica, em grande parte produzidos pelos próprios cientistas (vide o ScienceBlogs), que promovem um canal que muitas vezes compensa a falta de qualidade observada no que restou das Ciências nos grandes portais de mídia.
O suplemento oferece vários editoriais, pontos de vista alternativos, e considerações, principalmente, sobre o papel dos próprios cientistas na mídia atual, face as grandes transformações vistas por todos, que ainda apontam um horizonte incerto para os profissionais do jornalismo científico “tradicionais”.
Com certeza é leitura obrigatória para todos que se interessem por divulgação científica, e, mais ainda, para aqueles que decidiram (ou estão decidindo) fazer parte do nicho jornalístico.

Um comentário em “Especial da Nature sobre os rumos do Jornalismo Científico”

  1. Oie
    Interessante essa nova face do Jornalismo Científico. Acho que a tendência é cada vez mais as pessoas buscarem informação de fontes mais confiáveis...
    Pra mim faz todo o sentido do mundo que a partir de agora não é mais preciso fazer faculdade de jornalismo p/ escrever em jornais.
    Longe de ser uma regra, de modo geral eles (os jornalistas) nao fazem a menor idéia do que estao falando. Acho triste p/ eles, mas não posso deixar de concordar.
    É como se vc preferisse que, ao invés de seu médico, quem lhe explicasse sobre sua doença fosse o atendente da clinica. Um dia isso ia acabar mesmo.
    C'est la vie...
    😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *