Sobre a Monsanto, o problema com a cartilha “O Olho do Consumidor”, e as mentiras que circulam na internet…

Ontem recebi isto por e-mail um aviso de que a empresa Monsanto haveria entrado com uma liminar para retirar de circulação uma cartilha sobre alimentos orgânicos feita pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Segue o conteúdo do e-mail com a “notícia”:
“A multinacional de sementes transgênicas Monsanto obteve uma liminar de mandado de segurança para impedir a distribuição da cartilha “O Olho do Consumidor” produzida pelo Ministério da Agricultura, com arte do Ziraldo, para divulgar a criação do Selo do SISORG (Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica) que pretendia padronizar, identificar e valorizar produtos orgânicos, orientando o consumidor na sua escolha de alimentos realmente orgânicos.

O link do Ministério está “vazio” tendo sido retirado o arquivo do site. Em autêntica desobediência civil e resistência pacífica à medida de força legal, estamos distribuindo eletronicamente a cartilha.

Se você concorda com a distribuição envie para os amigos e conhecidos.Se você não concorda, simplesmente delete este e-mail.”

Essa cartilha sobre orgânicos é bastante conhecida, e o Ministério da Agricultura foi bastante inteligente ao convidar o ótimo Ziraldo para ilustrá-la. No material, é possível encontrar a definição de alimento orgânico, bem como orientações para que o consumidor possa identificar esses produtos no mercado.

A partir de 2010, todo produto orgânico brasileiro, exceto aqueles vendidos diretamente pelos agricultores familiares, levará o selo do Sisorg (Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica). Esse selo, que teve a marca escolhida pelo público, vai atestar que o produto está dentro de normas e foi avaliado por entidade credenciada do Ministério da Agricultura. O selo de referência já é utilizado nos Estados Unidos, no Japão e na Europa.

Quando vi a mensagem de que a Monsanto haveria entrado na Justiça contra o Ministério, fui buscar maiores informações, e as únicas fontes que tratavam do assunto eram blogs criticando a empresa, e disponibilizando a cartilha para download, seguindo as “diretrizes” do e-mail que citei acima. Prá piorar, o link que disponibilizaria a cartilha no site do MAPA realmente não continha mais o documento para download. Aparentemente, havia mesmo algo errado.

Como achei tudo isso muito estranho (um caso desses certamente teria algum tipo de repercussão nos grandes veículos de notícias), fui atrás da melhor fonte possível, na minha opinião: a própria Monsanto.

Segue a posição oficial da empresa sobre o episódio descrito no e-mail, que me foi dada por sua assessoria de imprensa ontem, logo que entrei em contato com eles:

“A Monsanto esclarece que não procedem os boatos de que a empresa teria entrado como uma ação judicial contra uma campanha educativa coordenada pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) sobre os benefícios de alimentos livres de agrotóxicos.

A empresa desconhece a origem dessa informação e reafirma o respeito pela liberdade de opinião, expressão e escolha do mercado, instituições e empresas pela utilização de culturas convencionais, geneticamente modificadas ou orgânicas.

A Monsanto se orgulha de ser líder em biotecnologia agrícola e acredita profundamente nos benefícios das culturas geneticamente modificadas, que têm potencial para ajudar a aumentar a produção de alimentos, com menos recursos naturais e, ainda, melhorar a vida de agricultores em todo o mundo.

Abraços,

Cláudia Santos
CDI Comunicação Corporativa
(11) 3817-7925 / (11) 8192-4134
E-mail: claudia@cdicom.com.br”

Mas peraí… a Monsanto é aquela empresa diabólica, que quer escravizar todos os agricultores, então é de se esperar que a Assessoria da empresa esteja mentindo prá mim, não é? É, acho que só se eu tivesse uma posição do próprio Ministério é que eu poderia acreditar nessa empresa do mal!

Opa, peraí… eu tenho.

Lição de casa feita, tirem suas próprias conclusões lendo a transcrição de meu contato com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, feito hoje de manhã:

Descrição da Solicitação:
OLÁ, GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA ADQUIRIR A CARTILHA “OLHO DO CONSUMIDOR”, LANÇADA PARA DIVULGAR O SELO DO SISORG. MUITO OBRIGADO, GABRIEL L.A. CUNHA

Resposta/ Parecer da BINAGRI:
PARA ESCLARECER A POPULAÇÃO SOBRE O ALIMENTO ORGÂNICO, O MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO/MAPA DISTRIBUIU UMA CARTILHA DO DESENHISTA ZIRALDO CHAMADA ‘O OLHO DO CONSUMIDOR’. NO MATERIAL HÁ O CONCEITO DE ALIMENTO ORGÂNICO E ORIENTAÇÕES PARA QUE O CONSUMIDOR POSSA IDENTIFICAR ESSES PRODUTOS NO MERCADO.

INFORMAMOS QUE O MAPA DISTRIBUIRÁ APENAS UM EXEMPLAR POR SOLICITAÇÃO E TERÁ DISPONIBILIDADE DE ENVIO A PARTIR DO DIA 03/08/2009.

CASO QUEIRA, PEDIMOS QUE PROCURE A SUPERINTENDÊNCIA FEDERAL DE AGRICULTURA DO SEU ESTADO PARA VERIFICAR A POSSIBILIDADE DE ATENDIMENTO.

INFORMAMOS QUE AINDA QUE, A PARTIR DO DIA 03/08/2009, A CARTILHA ESTARÁ DISPONÍVEL EM NOSSO SITE PARA DOWNLOAD.

Colocamo-nos à disposição para eventuais esclarecimentos através dos canais de contato de nossa Central de Relacionamento, conforme a seguir:

Telefone: 0800 704 1995
E-mail: binagri@agricultura.gov.br
Biblioteca Nacional de AgriculturaEndereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco D, Anexo B, Térreo.
CEP 70043-900, Brasília DF
Caixa Postal 02432 – CEP: 70849-970 Brasília – DF

Atenciosamente,
Central de Relacionamento do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento

Dúvidas esclarecidas, só nos resta imaginar de onde saiu essa idéia da
liminar… Será que foi uma ação coletiva de ONGs e ambientalistas que
queriam promover mais a cartilha sobre orgânicos, e, como bônus, atacar
um de seus alvos preferidos?

Acho que essa eu não consigo esclarecer nem tentando…

Gostou desse texto? Siga-me no twitter @Gabriel_RNAm e clique aqui para assinar nosso Feed/RSS e receber conteúdo novo em primeira mão!

ps1: agradecimentos ao advogado Paulo Arthur Noronha Roesler, que me enviou o caso por e-mail, a Claudia Santos e Eleni Gritzapis, da assessoria de imprensa da Monsanto, e à Central de Relacionamento do MAPA.

ps2: quem não quiser esperar Agosto para ter acesso à cartilha, pode acessar o Blog VivoVerde

*UPDATE!

Tem mais sobre esse assunto no blog Maria Rê e o Fogão Azul, dica do @crisdias via Twitter em 03/08/2009.

43 comentários em “Sobre a Monsanto, o problema com a cartilha “O Olho do Consumidor”, e as mentiras que circulam na internet…”

  1. Pronto. Virou jornalista-investigativo. Que decepção Gabriel. A Biologia é uma profissão tão mais bela!
    Mas ficou show de bola. Esse negócio de demonizar empresas é problemático. Eles faltam com a ética de um lado e os críticos agem pior do outro. Acreditar em quem?
    No RNAm, claro 😉

  2. Oi Gabriel,
    excelente trabalho! Só tem um furo: o fato de se disponibilizar a cartilha para download apenas a partir do dia 3 de agosto condiz com uma parte do que ocorria. Houve sim um estremecimento interno no ministério da agricultura de setores ligados às grandes empresas do agronegócio e dos transgênicos, que isso poderia surtir uma propaganda negativa aos transgênicos. Assim, parou-se imediatamente o processo que era para havia começado no dia 25 de maio, e está travado até, aparentemente, o dia 3 de agosto. Na época, o argumento era de que seria necessário se fazer "pequenos ajustes" na cartilha.
    Bem, isso ainda dá brechas: que ajustes são esses?
    Abraços, e parabéns pela forma como você procedeu! A minha única sugestão a mais é que faltou enviar uma mensagem ao pessoal do greenpeace pedindo um esclarecimento sobre a origem do que eles estavam divulgando. Para prevenir, estamos armazenando a versão da cartilha do dia 25, caso o dia 3 de agosto nos reserve alguma surpresa.
    daniel

  3. Oi, Gabriel.
    Tb escrevi pro MAPA e eles me responderam assim:
    "O catálogo de Publicações do Mapa é atualizado periodicamente, já que é divulgado em formato eletrônico. A referida cartilha e outras publicações estão sendo atualizadas."
    Resta ver se qdo colocada no ar novamente tera algum tipo de censura. Nao duvido nada... Alias ja assitiu o filme O Mundo segundo a Monsanto? Se é tudo mentira ali (influencia dela na FDA-EUA) deixo de acreditar tb no papai noel...
    Ha braço, PAulo

  4. @Daniel
    @Paulo
    O arquivo estava sim disponível até uns tempos atrás, de acordo com a Central de Relacionamento do MAPA o site passa por alguns processos de manutenção.
    Não tenho conhecimento de causa para opinar sobre os demais assuntos, mas, no caso que abordei aqui, deixei toda a evidência à disposição de qualquer leitor.
    Abraços!
    ps: o Papai Noel não existe. 😉

  5. Excelente investigação!!
    Realmente me surpreendeu, devo admitir!! Já pode até iniciar uma carreia jornalistica...rsrsrrs
    Agora é aguardar ate a data prevista para sabermos o desfecho do caso.....

  6. A liminar é falsa, mas uma coisa é certa, a montagem de cartilha com tiragem de 600.000
    com certeza mobilizou todos os envolvidos, inclusive a MONSANTO.

  7. Ok, esclarecido. A Monsanto já fez coisas bastantes condenáveis no passado, qualquer hoax demonizando-a fatalmente seria tomado como verdade.

  8. Olá, Gabriel.
    Que ótimo trabalho!
    Dia 27 escrevi um post no meu blog por conta da visita que fiz à Feira Internacional de Produtos Orgânicos, quando tomei conhecimento da cartilha que estava sendo distribuída por lá no stand do MAPA. Daí fui procurar no site pra colocar o link no blog e não achei, agora entendo porque!
    Acabei colocando esse link aqui (http://www.sunnet.com.br/textos/cartilha-organicos-ziraldo.pdf) que tem a cartilha na íntegra. E também tenho a versão impressa que peguei na feira.
    Vamos ver mesmo o que vem de diferente dia 3!
    Abração

  9. É, excelente trabalho! Acho a Monsanto, seu modus operandi e seus transgênicos detestáveis, mas ao que tudo indica não houve a tal liminar. A verdade deve prevelecer, vou dar umas tuitadas para ajudar a clarear este negócio. Valeu!

  10. Não tenho certeza, mas na faculdade acho que vi um documentario sobre leite com hormonios que fazem mal a saude e que a Monsanto distribui e que ainda proibiu a tv de veicular o documentario sobre isso. Foi a Monsanto ou foi outra?

  11. A MONSANTO DECLARANDO QUE; TUDO O QUE A EMPRÊSA DESENVOLVE É EM BENEFICIO DO POVO, DOS AGRICULTORES, DA HUMANIDADE,. . .
    OLHA PESSOAL, PARA "ENGOLIR ESTA" NOSSO CÉREBRO TERIA QUE SER TRANSGÊNICO !
    eduino de mattos
    rio grande do sul.

  12. Cara muito bacana sua iniciativa.. gostei mesmo... vc esta de parabens.. abraços e continue assim

  13. Investigando sobre o tema vim cair no seu blog, que me deu todos os esclarecimentos necessários. O que eu ia fazer, vcs fizeram antes. Parabéns. O blog é interessante e me diverti com o chicken chicken chicken... Amanhã posto matéria sobre o mesmo tema, mas vcs já disseram tudo. Aguardem o trackback.

  14. GABRIEL, parabéns pela investigação. Já estou utilizando em listas onde todo mundo acreditou nessa invenção. Muito bom.
    []s
    Leandro Chemalle
    Partido Pirata Brasileiro
    www.partidopirata.org

  15. Calma, todos sabemos da "rigidez" que o Governo Federal tem em cumprir seus prazos... Se até amanhã não tiver aparecido, tomo providências.

  16. Esses 2 tão me surpreendendo... um poeta, o outro em busca da verdade, tirando satisfação e tudo!
    Muito bom, de verdade!
    Parando com frescuras, a Monsanto é hardcore mesmo... No ano passado trabalhava em uma esmagadora de soja. Quase puseram a "faca no meu pescoço" para fazer parte do programa de identificação de soja RR...
    Agora, os caras são profissionais (dentre outras coisas)... um kit que até um tunicado segue o protocolo de identificação da transgenia. Fiquei besta... com a situação toda!
    No resumo, valeu pelo post, precisa muito disso, pq daqui a pouco eles tão fazendo o que quiserem da gente... é o terceiro anticristo! (ou segundo? ou quarto? não sei...)

  17. Gabriel, obrigada pela visita e o comentário, mas gostaria de destacar que eu não falei em momento nenhum que a cartilha foi retirada de circulação pela Monsanto, até porque não tinha provas disso. Só falei que acreditava ser por um lobby da indústria. Até ontem não tinha conseguido acessar a cartilha no site do MAPA, e continuo não entendendo por que ela foi retirada do ar se não pretendiam alterar nada - de fato, parece que não alteraram.
    Eu estava de olho, e é bom que a gente continue. Fiquei com o pé atrás, sim, e continuei sem entender o motivo para ela ter sido retirada do ar.

  18. Olá Silvia.
    De acordo com a Central de Relacionamento do MAPA, o site do ministério tem passado por alguns processos de manutenção, o que pode ter tirado parte do conteúdo disponibilizado por eles do ar por uns dias.

  19. E quem não tem computador, pequenos agricultores, por exemplo. Como vão adquirir a cartilha? Onde estão os 600.000 exemplares que o governo disse que iria distribuir? Como vai ser a distribuição?Como foi a licitação? Quais as empresas participantes dessa licitação? Será que poderias pesquisar isso também, Gabriel?

  20. Muito boa a matéria.
    Também estou indo atrás do Ministério requerendo mais informações.
    Publicarei uma notícia assim que receber o e-mail.
    Saúde e Sucesso Contra a Nova Ordem Mundial.
    Amplexos Libertários

  21. Acho que tem "trêta". Os dois lados estão mentindo ou escondendo informações.“...por exemplo: Beto Ferreira Martins de Vasconcelos – funcionário da Casa Civil encarregado de preparar decreto que regulamentou a Lei de Biossegurança, trabalhou por cinco anos como advogado da Monsanto, uma das principais interessadas na abertura dos transgênicos no Brasil. Atualmente, Vasconcelos é secretário-executivo do Conselho Nacional de Biossegurança (CNBS), composto por onze ministros de estado e presidido pela ministra Dilma Rouseff.
    Houve um momento crucial nas autorizações para o plantio de transgênicos pelo governo: DIMINUIÇÃO DO NÚMERO DE VOTOS necessários para a aprovação do plantio desses alimentos, neutralizando, assim a atuação dos cientistas preocupados com a precaução nas decisões. O pedido para diminuição do quórum foi encaminhado pela senadora Kátia Abreu à Casa Civil, e facilitou a liberação da produção dos produtos transgênicos no país.Diante dessas informações, vocês ainda têm dúvida que governo e indústria trabalham com objetivos em comum?

  22. Olá Gabriel
    Muito bom mesmo! è isso aí companheiro vamos espernear até a última hora - se a deixarmos chegar!
    Também estou distribuindo a Cartilha do Ziraldo no blog; e se mandarem tirar de lá, faço mala-direta pra meio-mundo!
    Abraços

  23. Sou de Capivari de Baixo e trabalho com engenharia elétrica a mais de 15 anos.
    Ao tomar conhecimento deste empreendimento fiquei preocupado e muito triste ...
    preocupado pelo fato da nossa água vir daquela região e de suas nascentes e triste pela destruição que o empreendimento iria causar numa região delicada como é a nossa serra Catarinense, que tem tradição turística, agricultura familiar e culturas orgânicas.
    Fiquei mais preocupado ainda depois que falei com o meu amigo Fernando e ao fazer uma pesquisa sobre a Bunge no Google, é neste momento que a gente vê o que a grande mídia não nos mostra e nos damos conta que as pessoas que escolhemos pra dirigir as nossas cidades, estados e até a nossa nação nos iludem com seus discursos vazios e mentirosos para depois tirarem proveito do poder que recebem...
    Faça você também a sua pesquisa na grande rede e descubra o lado podre dessas empresas que se vestem de verde e querem nos deixar uma herança de destruição, igual como fazem no Piauí e em Minas Gerais....
    Um recado para os nossos ilustres políticos: Os senhores não precisam se render as pressões desses grupos que jogam sujo porque o povo que os elege espera o melhor destes representantes, vamos saber reconhecer quem esta do nosso lado.
    Eraldo Nazário
    www.projeto-reciclar.blogspot.com
    eraldonaz@eraldonaz.com
    +55 48 9629 2391

  24. O link com a cartilha ilustrada pelo Ziraldo, diga-se de passagem, não mais está acessível nos links indicados. Inclusive, no site do governo. Evidentemente fica patente, uma vez mais, uma possível cumplicidade perigosa entre os interesses corporativos de grandes grupos empresariais e o governo brasileiro. De maneira que sou obrigado e concluir que, de fato, deve ter havido algum problema considerável. A referida cartilha está apenas disponível pela net, oficiosamente. Já lidei com a Monsanto que, interessada no trabalho de cunho socioambiental que desenvolvo como artista, desejava me contratar como designer e ilustrador. Demanda que, naturalmente, recusei. Pois não costumo compactuar com a filosofia empresarial de empresas de conduta reconhecidamente criminosa.

  25. Gabriel , achei a sua atitude muito pertinente, de qualquer forma recomendo que assista o documentário "O MUNDO SEGUNDO A MONSANTO", faça a sua avaliação e depois divulgue no seu blog.

  26. Sou Veterinario do MAPA e estava de plantão na Expointer este ano (setembro/2011) e a cartilha estava lá para distribuição à população, Hj recebi este e-mail e achei que as pessoas antes de espalhar hoaxes e inverdades deveriam buscar mais informação. Veja que corre 2 anos e este e-mail inveridico continua rolando, rsss. Bem, pelo menos tem uma coisa boa nesta historia.. A cartilha fica mais divulgada, mas... poderiamos fazer isto sem inverdade e sem acusações.
    PS.: não tenho nada com a Monsanto, rsssss
    Daniel Melo

  27. Opa Daniel,
    Valeu mesmo. O que gostamos e de FATOS.
    Abraço
    PS. Repito: o RNAm não tem NADA coma Monsanto (e olha q dinheiro não está me sobrando hein)

  28. As coisas circulam. Recém hoje, cerca de dois anos passados e este e-mail chegou aqui.
    Pesquisei um pouco, logo percebi a falta de sites de organismos oficiais um pouco mais cheguei ao blog de vocês. Obrigado pela pesquisa e pela divulgação das informações.
    Infelizmente, nas mais diversas áreas ocorre de alguma coisa ser divulgada sem maior verificação.
    Vamos falar das coisas boas e ruins se for o caso, mas por favor, não precisa inventar.
    As vezes comento no blog ou nalgum artigo, que não são padrões ISO, nem normas assim ou assado que vão dar certificação. Empresas orgânicas ou eco-corretas deveriam ser certificadas por Shamãs!!! Sem eco-chatice.
    Grande Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *