Assombração, demônio ou Ciência? A Paralisia do Sono: quando seus pesadelos se tornam “realidade”.

Você está dormindo em sua cama… de repente, acorda, mas, para sua surpresa, não consegue se mexer… “o que está acontecendo?” você pensa, enquanto olha para seu corpo, imóvel na escuridão do seu quarto.

Enquanto isso acontece, você nota algo diferente. Então percebe: não está sozinho.

Pior, uma presença com forma humana esmaga seu peito. E ela é má.

Você acordou no mundo dos sonhos, e não há nada que possa fazer a respeito.

John_Henry_Fuseli_-_The_Nightmare.JPG

The Nightmare, por John Henri Fuseli

A cena acima é assustadora e adaptei de um excelente artigo que acabei de ler na revista Wired. Não foi retirada de algum script de filme de terror, trata-se da descrição padrão de uma condição médica real: a Paralisia do Sono.

Vocês devem estar se perguntando porque eu, um biólogo molecular, resolvi escrever sobre um tema completamente fora de qualquer coisa que eu já tenha estudado, certo?

Simples, essa cena exata aconteceu comigo alguns anos atrás e esse fenômeno estranho acontece com uma porcentagem estimada de 50% da população pelo menos uma vez na vida. No meu caso acabei acordando uma das pessoas que dividia a casa comigo com meus gritos, depois que a paralisia passou (história real).

Não sabia o que tinha acontecido e não consegui dormir em seguida. Por MUITO tempo aquilo ficou na minha cabeça (o fato aconteceu na metade de 2004), mas resolvi deixar para lá até dar de cara com o artigo que mencionei e arrepiar ao ler a descrição que adaptei no começo desse post.

O que é?
A Paralisia do Sono é caracterizada por uma paralisia temporária do corpo imediatamente após o despertar ou, com menos freqüência, imediatamente antes de adormecer. Também é conhecida como Atonia REM por estar diretamente relacionada à paralisia que ocorre como uma parte natural do nosso sono REM, a fase do sono em que ocorrem nossos sonhos mais vívidos. Durante esta fase os olhos movem-se rapidamente (em Inglês, rapid eye movement) e a atividade cerebral é similar àquela que se passa nas horas em que se está acordado.

Como é sabido, nosso cérebro paralisa os músculos durante essa fase do sono para prevenir possíveis lesões pelo fato de algumas partes do corpo poderem se mover durante o sonho (principalmente ao sonharmos que estamos caindo ou quando damos uma porrada na parede). Quando acordamos subitamente o cérebro pode “não perceber” e o estado de paralisia não é desativado.

O resultado vocês já devem prever: a pessoa fica consciente mas incapaz de se mover. Para piorar o cenário de desespero esse estado pode ser acompanhado pelas chamadas alucinações hipnagógicas, que envolvem imagens e sons, características dessa condição.

Alguns cientistas acreditam que este fenômeno está por trás de muitos relatos de abduções alienígenas e encontros com fantasmas (tenho certeza que vai ter muita gente reclamando nos comentários).

Os sintomas (adaptado da Wikipedia)
Paralisia: ocorre pouco antes da pessoa adormecer ou imediatamente após despertar. A pessoa não consegue mover nenhuma parte do corpo, nem falar (no meu caso eu gritava, gritava e não saía som algum da minha boca), e tem apenas um controle mínimo sobre os olhos e a respiração.

Alucinações: Imagens e sons que aparecem durante a paralisia. A pessoa pode pensar que existe uma presença atrás dela ou ouvir sons estranhos. As alucinações parecem-se muito com sonhos, possivelmente fazendo a pessoa pensar que ainda está sonhando. Algumas pessoas relatam também sentirem um peso no peito, como se alguém ou algum objeto pesado estivesse pressionando-o.

Estes sintomas podem durar de alguns poucos segundos até vários minutos (comigo foram uns 2 minutos, mas pareceu uma eternidade) e podem ser considerados assustadores para algumas pessoas (não tenham dúvida disso, eu fiquei aterrorizado de verdade).

Pouco se sabe sobre a fisiologia da paralisia do sono. Já foi sugerido que ela esteja relacionada à inibição pós-sináptica de neurônios motores na ponte do tronco cerebral. Particularmente, níveis baixos de melatonina podem interromper a despolarização em atividade nos nervos, a qual previne o estímulo dos músculos.

Alguns estudos sugerem que existem vários fatores que aumentam a probabilidade da ocorrência de paralisia do sono e de alucinação. Eles incluem:

  • Dormir de barriga para cima;
  • Agenda de sono irregular; cochilos; privação de sono;
  • Stress elevado;
  • Mudanças súbitas no ambiente ou na vida de alguém;
  • Um sonho lúcido que imediatamente precede o episódio; a indução consciente da paralisia do sono também é uma técnica comum para entrar em um estado de sonho lúcido;
  • Sono induzido através de medicamentos, como anti-histamínicos
  • Uso recente de drogas alucinógenas (essa era fácil de imaginar que estaria na lista)

PS: se eu respondesse essa lista na época, só não me encaixaria nos dois últimos itens. E eu ainda ficava imaginando os motivos de eu ter passado por essa péssima experiência…

Referências Culturais

pisadeira.jpgExistem diversas manifestações culturais em muitos países diferentes que tratam do fenômeno da paralisia do sono, havendo até uma representação em nosso folclore, uma criatura chamada Pisadeira.
Na cultura Hmong, é descrita uma experiência chamada dab tsogou ou “demônio apertador”. Frequentemente, a vítima afirma enxergar uma figura pequena, não maior que uma criança, sentando em sua cabeça ou peito.
No Vietnã, chama-se ma de, que significa “segurado por um fantasma”, sendo que muitas pessoas acreditam que fantasmas entram no corpo das pessoas, causando a paralisia.
Na China, são as guǐ yā shēn ou guǐ yā chuáng (por favor, não me perguntem como pronuncia), o que pode ser traduzido literalmente como “corpo pressionado por um fantasma” ou “cama pressionada por um fantasma”.
Na cultura japonesa, a paralisia do sono é conhecida como kanashibari, que significa literalmente “atado ao metal”.
Na cultura popular húngara é chamada lidércnyomás (“lidérc pressionante”) e pode ser atribuída a um número de entidades sobrenaturais como aparições, bruxas ou fadas.

Quem tiver maior interesse nesse fenômeno, sugiro a leitura de um excelente artigo de revisão que saiu no periódico The Psychologist agora em Agosto.

Alguns de vocês podem estar se perguntando algo como “O que fazer se acontecer comigo?”, visto que quem escreve esse artigo já passou pela situação descrita, e talvez possa falar algo para ajudar.

Minha resposta? Tentem ficar calmos, e torçam para acabar logo. De verdade.


Alguém mais passou por essa experiência? Compartilhe nos comentários!

1.293 comentários em “Assombração, demônio ou Ciência? A Paralisia do Sono: quando seus pesadelos se tornam “realidade”.”

  1. Nunca tive a paralisia do sono, mas em algumas situações posso "controlar" o sono e ter consiencia dentro do sonho, diversas veses pude mudar o cenario e a situação no sonho.
    Na minha opnião quem tem essa paralisia deve tentar se consentrar e se acalmar, quanto mais se apavora pior ficará, o sono obedece oque você pensa ou imagina, se conseguir controlar isso vai controlar seu sonhos.
    T+ !!

  2. Ola pessoal...
    Este fenomeno acontece comigo desde 5 ou 6 anos...na época eu acordava, até conseguia me sentar na cama, via outras pessoas nas camas ao lado, porem eu nao conseguia falar, ficava tentando por alguns minutos...e como ngm me ouvia, me conformava em deitar crendo que poderia estar tudo normal na proxima vez que acordasse...gracas a Deus sempre esteve...rs.
    Por volta dos meus 17 anos essas experiencias voltaram, porem com mais regularidade, de forma que consegui até desenvolver algumas tecnicas para sair de tal situação, bem como até induzir de vontade propria a esta situação.
    Nas primeiras vezes é realmente assustador, porem, se houver uma regularidade creio que automaticamente conseguimos ter calma no momento do ocorrido e conseguir até curtir os posteriores sonhos lucidos.
    Quem kiser me add no msn pra falar sobre o assunto:
    cristophercpt@hotmail.com
    Abraco

  3. Isso é o início ou o final de uma viagem astral, o corpo físico está desligado temporariamente do astral, ou seja, você está fora do corpo, por isso não consegue movê-lo, conforme você se assusta com a situação o metabolismo do corpo aumenta e você é trazido de volta, sugado de volta para o corpo.

  4. Já passei por essa situação algumas vezes, mas a primeira foi de todas a pior. Na época estava frequentando uma igreja evangélica (por volta de 1998), o que só reforçou
    a ideia de que o demônio estava tentando impedir minha conversão. Depois disso mergulhei fundo na religião, até entrar na faculdade e encontrar livros (psicologia e psiquiatria) que explicavam, cientificamente, o fenômeno.

  5. pois é gente, eu tbm tenho isso desde pequena, e tipos no começo me apavorava bem mais depois na adolescencia me apavora menos e agora(vinte e poucos)(se bem que faz uns seis meses que nao me lembro de ter)(ou se tive nao me lembro) que meio que me acostumei. Nao é uma sensação maravilhosa, mas dá pra controlar, o engraçado é que meu primeiro ato é tentar mexer a palpebra e mao. SEMPRE, nao sei, acho que porque sao os membros mais pertos da cabeça. Quando vejo que esta acontecendo me acalmo, e tenho mexer meus dedos, várias vzs, ate que consigo. Quando passa, se continuo com sono, durmo novamente HAHAHAHA, e isso pode acontecer comigo, inclusive, várias vzs no mesmo dia/noite.
    Como nao fazia ideia do que era, e nunca tinha comentado com ninguém, alguns anos atrás dei uma googada do tema(como fiz agora, aliás) e li alguns artigos sobre, o que já me tranquilizou bastante(se bem que continuo curiosa, tanto que googuei de novo)
    50% da população sofrer com isso, é uma taxa bastante alta, nao? aposto que vao ter centenas de relatos aqui.
    O legal é que a sensação que vc tem quando esta sob essa paralisia é deveras bizarra, como se vc nao estivesse em seu corpo ou algo parecido, eu que ja tive várias e várias vezes posso afirmar isso(mas seria mentira dizer que ja tive alguma experiencia mistica, porque nao, nao tive)(ou se tive nao me lembro)
    ok, valeu por poder contar minhas experiencia, 1² vez que faço isso! (ah sei lá, meio estranho contar para os outros, se tá lá tomando um cafezinho e solta: "entao vc ja sentiu seu corpo paralisado ao acordar?, eu ja" HAHAHA, muito oprah, nao me vejo fazendo isso.
    Vou continuar lendo os relatos porque é realmente bem legal ver como sao essas experiencias com as outras pessoas ;**

  6. - Já passei por isto 2 vezes em minha vida: uma qdo tinha 9 anos, foi terrivel estava dormindo de barriga para cima, e vi aquela figura gorda e bizarra em cima da minha barriga, numa total dominação, não conseguia me mexer,parecia que não respirava, não conseguia acordar, cada vez ficava mais apavorado. A figura um misto de porco com duende, com orelhas grandes e pontuda, sorria... quando consegui acordar, gritei e acordei minha mãe...contei na época este este sonho, a minha empregada disse que se conseguisse derrubar o chapéu da figura, cairiam muitas moedas de ouro e ficaria rico, não lembro se ele usava chapéu, mas a saida quem sabe não era esta? risos...Dica: ficar calmo respirar compassado, diminuir a aceleração cardiaca/metabolismo, provocada pela energia atuante, mentalizando uma figura divina: Jesus, Buda, ou alguém que confie...ajuda a dissipar estas energias vampirescas, que nos roubam energia!!!

  7. Sabe, volta e meia passo por isso, desde a infância.Naquela época, os "sonhos" que acompanhavam a paralisia eram mais suaves, eu pensava estar andando pela casa, por exemplo, quando, na verdade estava dormindo, deitada na cama.Durante a adolescência coisas mais feias "apareciam", me pressionavam o peito e sussurravam horrores nos meus ouvidos durante a paralisia.Aprendi a tentar manter a calma e até a continuar dormindo.Não se trata de um sonho?Então eu passei a me ver saindo pela janela e sair "voando' por aí, às vezes essa mentalização funciona, às vezes não, às vezes eu rezo, às vezes eu fico "piscando" os olhos até acordar, geralmente funciona, mas ficou bem mais tranquilo depois que eu descobri que isso é normal e mais ou menos comum, então (eu, que certa vez cheguei a pensar que estava em coma e que ia morrer à mingua já que estava sozinha em
    casa) relaxei... e esse fenômeno rareou muuito, que bom!Agora tenho 29 anos e isso, mesmo quando acontece, não é mais um trauma pra mim, só é chatinho...

  8. Comecei a ter paralisia do sono com uns 12 anos, e tenho até hoje (16). Na madrugada passada, tive a pior das piores, por isso resolvi procurar saber o que tinha ocorrido e se eu precisava de tratamento médico.
    Normalmente eu acordava com o corpo ainda desconectado do cérebro, estes eventos eram raros, e quando aconteciam, duravam no máximo 10s, as impressionantes ocorriam pouco antes de adormecer, numa espécie de "pré-sono", vinha aquela "energia" e o corpo paralisava por completo, não dava pra mexer nada, incrível! Mas foi virando rotina, a cada semana eu tinha uma dessas...De uns tempos pra cá, parei de ter o distúrbio. Mas hoje, depois de meses sem experimentar, tive a primeira vez com alucinações. Foi TERRÍVEL.
    Antes de adormecer, comecei a ouvir barulhos de animais e pessoas caminhando, repentinamente um alto chiado tomou conta dos meus ouvidos, me impedindo de ouvir, ficou um barulho constante, tentei levantar as mãos para colocá-las sobre uma das orelhas, mas era tarde demais, o corpo já estava paralisado. De barriga pra cima, apenas com o relógio digital iluminando o quarto, comecei a ver vultos pretos girando cada vez mais rápidos pelo teto, tentei abrir a boca para gritar, mas não conseguia, até piscar os olhos foi uma tarefa impossível! As portas do meu guarda roupa que estavam abertas, começaram a tremer, neste momento a euforia era enorme, me sentia sufocado!Surgiu uma forte luz ofuscando meus olhos, e do nada, os vultos sumiram, as portas pararam, e a luz foi gradativamente reduzindo junto ao ruído, até que a cena voltou a ser a mesma antes de tudo ocorrer.
    Ainda bem que não estou sozinho...É o preço que se paga por ter o complexo cerebral mais avançado dentre os seres vivos!

  9. Gostaria de parabeniza-los por essa matéria excelente!
    Tive esses sonhos por muito anos e até hoje tenho verdadeiro pavor de q eles possam retornar, é sem dúvida uma passagem tão real que nos deixa aterrorizados, a impressão de q estamos morrendo e q jamais acordaremos e terrível.
    Quando eu passava por essas alucinações, pois é assim q consigo definir coisa tão chocante como essa, eu tinha a certeza de está acordada, ouvia tudo q se passava a minha volta, as conversas das pessoas, os ruidos, eu fazia grande esforço para acordar, gritava, pedia para q me acordassem, tinha a impressão de está gritando muito alto, mais ningúem me acordava, eram momentos terríveis, graças a Deus, nunca mais tive e nunca mais quero ter.
    Obrigada pelos esclarecimentos, nunca pensei em encontrar resposta para esse terror.

  10. Gostaria de parabeniza-los por essa matéria excelente!
    Tive esses sonhos por muito anos e até hoje tenho verdadeiro pavor de q eles possam retornar, é sem dúvida uma passagem tão real que nos deixa aterrorizados, a impressão de q estamos morrendo e q jamais acordaremos e terrível.
    Quando eu passava por essas alucinações, pois é assim q consigo definir coisa tão chocante como essa, eu tinha a certeza de está acordada, ouvia tudo q se passava a minha volta, as conversas das pessoas, os ruidos, eu fazia grande esforço para acordar, gritava, pedia para q me acordassem, tinha a impressão de está gritando muito alto, mais ningúem me acordava, eram momentos terríveis, graças a Deus, nunca mais tive e nunca mais quero ter.
    Obrigada pelos esclarecimentos, nunca pensei em encontrar resposta para esse terror.

  11. Olá, vc não tem noção de como esta matéria me ajudou rsrsrsr, eu trabalho em um pronto socorro à noite e passo 12 horas por lá, no tempo q tenho pra descansar por 3 noites sonho com o corpo paralisado, algo a girar meu corpo em cima da cama rapidamente e eu nao conseguir me mover, gritar, e ao final sempre vejo vultos pretos em que vem para perto de mim e aí eu consigo dar murros, xingar, e tudo mais...acordando ao final...com um medo q vc nao tem noção...tava imaginando uma pompa gira, um espírito q brincava comigo...mas fiquei tranquila em ser apenas agenda de sono irregular e stress elevado...olha!! mas se aquele bicho aparecer hj a noite e me pegar eu te escrevo novamente...e bem zangada!!! rsrsrsrsrsrrsrrs

  12. QUANDO ISTO ME ACONTECE, NORMALMENTE LOGO APÓS DEITAR, EU SINTO UMA PRESENÇA ME SUFOCANDO E CHINGANDO, ENTÃO EU ME CONCENTRO E PEÇO A DEUS PARA ME AJUDAR E CONSIGO ME DESPERTAR EM SEGUIDA.

  13. Pessoal, é valido tudo isso que foi dito sim.
    Mas por favor, o mundo espiritual esta ao nosso redor e não tem como fugir dele. Geralmente as manifestações ocorrem durante o sono pois nosso cerebro esta livre de pensamentos materiais que temos quando estamos acordados. Somente nos basta saber diferenciar quando o que ocorre é fisiológico ou espiritual.
    Ótimo post amigo,

  14. Isso sempre acontece comigo, desde criança. Inclusive sábado passado aconteceu. Eu sabia que estava na cama mas ao mesmo tempo parecia que eu estava flutuando em direção ao meu guarda-roupa. Em três vezes, das muitas que aconteceram comigo, dava a impressão de que eu estava acordado e sentia aproximação em velocidade de passos curtos como os de uma criança pequena e derepente uma pancada como você estive mergulhando em uma piscina, pois os sons ficavam abafados e a movimentação bem lenta. Muito estranho. Quanto mais se desesperar é pior. A experiência faz com vc identifique rapidamente quando isto acontece e o melhor nesses momentos é não tentar falar nada, nem se mover. Apenas mentalizar, reagir só dentro de sua mente, imaginar que está lutando contra aquela situação e não ceder. Logo passa.

  15. Senhores leitores, eu tenho 40 anos e sinto isto desde criança, mas quando fiz 14 anos eclodiu a frequência, nao sabia o que estava acontecendo comigo, os outros diziam que era pisadeira, mas eram ignorantes e nao sabiam nada a respeito.
    esta frequência foi aumentando e fui sentindo isto quase todas as semanas, ouvindo vozes, ameaças de morte, me passando os dedos nas costelas e morrendo de sentir cócegas, ou entao na coluna vertebral;sentindo altas vibrações no espirito e sendo magnetizado pelas energias deles, que chegava a me extremecer todo o corpo; aí comecei a desenvolver uma técnica, começar a mexer bem de leve as pontas dos dedos dos pés,resgatando assim o espirito ao corpo. Achava que ia morrer neste momento de solidão e agonia,ainda bem que este fenômeno durava apenas alguns segundos. Um dia conversando com um homem espirita ele me explicou tudo isso e meu deu um livro e disse que isto é mediunidade eclodida em baixa vibraçao como uma luz forte ou fraca. Entao mergulhei em leituras kardequianas e fui analisando e comparando com as minhas experiências e cheguei a seguinte conclusão. Todo ser humando possui um espírito que é energia magnética que flui no espaço, consciência superdinâmica e superdimensionada em 100 %. Quando encarnamos esta consciência é reduzia a 5 % aproximadamente ou quase nada. nos processos do sono , o desprendimento acontece naturalmente,pois os laços se afrouxam e o espirito sai para o organismo se refazer, pois ele jamais se cansa e nunca precisará de repouso. Nos métodos de induçao ou ingestão de alcool, drogas, etc; esta consciência ou espírito é expulso do corpo, aonde a visão fica dupla ate se transfigurar,justificando assim a maleficibilidade das drogas. hoje com o conhecimento espirita estou liberto de tudo isto e sei como isto se processa,me relataram até uma vida passada minha, cheia de atrocidades e desacertos com o bem. As visões, vozes, manifestaçoes, materializaçoes, incluindo cócegas e tudo mais; cairam para 1 ou 2 vezes no ano somente. participando dos trabalhos de assistência fraterna aos desencarnados, eles se manifestaram dizendo o porque faziam aquilo e com isso me deixaram . Mas tive que melhorar os pensamentos e sentimentos para servir de exemplo. melhorei os pensamentos e açoes, entao fiz uma filtragem dessas manifestaçoes horrorosas, porque os bons nao fazem isso, respeitam o nosso sono; somente as mentes desesperadas e desequilibradas vem nos atormentar sem respeito algum, por mera maldade ou desespero. estamos mergulhados num universo cheio de energias diversas, o segredo é mante las em harmonia conosco. Mas tudo isto é normal e natural, sempre aconteceu em todas as civilizaçoes e sempre acontecerá no orbe terrestre. Acreditem ! tudo o que disse é verdadeiro e minha intençao é ajudar aqueles que ainda nao sabem disso. Eu aconselho aos homens da ciência estudarem primeiro esses fenômenos, conhecendo primeiro a ciência do espírito e depois conhecerem a fisiologia do órgao mais complexo e desconhecido do corpo, o cérebro.Este mesmo é a morada do espírito, pois ele necessita de órgãos adequados para se manifestar com os 5 sentidos.Garanto a voces que a compreensão de tudo isto, inclusive do cérebro ficará muito mais clara ! A doutrina espírita explica tudo isto e muito mais, pois ela esta acima de qualquer conhecimento aqui na terra, é companheira de jesus e descoberta por um servo de Deus. ALLAN KARDEC ... Abraços, Ivan

  16. as vezes temos essa experiencia...
    mas não acredito em fantasmas...(Eclesiastes 9:5) - Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento.
    acredito em demonios ...
    existem,aparecem...
    entra em nossos sonhos
    mas não precisamos ter medo...
    é só chamar por Jesus Cristo!!!!!!

  17. Estou com vc ivan..
    MAS ESSE TIPO DE EXPERIENCIA SE CHAMA CATALEPSIA PROJETIVA..
    MAIS NAO SE ASSUSTEM ISSO É NORMAL PARA QUEM TEM MAIS FALCILIDADE DE FAZER UMA VIAJEM ASTRAL OU DESDOBRAMENTE Q PODE SE DIZER Q E A MSM COISA...
    ESTUDEM O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO..
    ABRAÇOS PARA TODOS E Q DEUS ESTEJA SEMPRE CONOSCO!!!!
    DIVINÓPOLIS MG

  18. André, POR FAVOR, comentários escritos em caixa alta são considerados falta de educação. Peço que, da próxima vez, respeite todos os leitores, e escreva do jeito adequado.
    Quanto aos comentários deixados por você, por Ivan, e pela FIlha da Luz, digo o seguinte: suas crenças não estão em discussão aqui, e sim o conhecimento científico acerca do fenômeno de Paralisia do Sono.
    Pouco importa o nome e a explicação dados por religiões, esotéricos, etc. O que se sabe de modo concreto sobre esse fenômeno, ou seja, o conhecimento adquirido por experimentação obediente ao método científico, se encontra, em parte, nesse texto.
    Sugiro a vocês, e aos demais, que indiquem leituras de cunho religioso ou esotérico a leitores de blogs voltados a essas temáticas.
    Nosso foco no |RNAm| é muito bem definido, estamos aqui para escrever, transmitir, e divulgar Ciência.
    Não reclamem toda vez que rebatermos afirmações baseadas em qualquer coisa à margem das condutas científicas, pois é o que faremos, sempre.

  19. As vezes eu tenho isso, mas comigo nunca aconteceu quando eu estava dormindo de barriga para cima. Tenho o costume de dormir de lado, meio de bruços.
    Eu fico num estado de semi-consciencia, percebo as coisas, uma vez com o meu pai, do meu lado, aconteceu, eu chamava ele e ele não me ouvia.
    Mas o pior mesmo é tentar mexer o corpo e não conseguir, isso sim é que da um desespero.

  20. Olá!!!!
    Pelos comentários acima, tbém achei que só eu tinha isso!!!! Uffa!
    Comigo acontece sempre, pelo menos uma vez ao mês....
    A primeira vez que aconteceu comigo, eu realmente estava deitada de barriga pra cima, mais no momento que isso ocorreu eu vi um vulto preto flutuando em cima de mim... Quando voltei e contei pra minha mãe ela não acreditou, mas foi a unica vez que vi o tal vulto....
    Cada vez que isso acontece comigo, eu começo a rezar (em pensamento) o Credo...E é batata é só eu começar a rezar que tudo passa...
    Abraços a todos!
    Mas é isso ai, agora já não fico com tanto medo como das primeiras vezes....

  21. Nossa isso também acontece comigo quando durmo de barriga para cima ou de lado parece que uma coisa quer tomar conta de mim mais ai não deixo e acordo em seguida e me viro para cima ai essa força vem mais fraca e logo se vai.
    Um dia chegei de tarde em fui durmir e aconteceu o mesmo comigo só que dessa vez foi diferente eu não consegui me mecher apesar de estar acordado diferente das outras que consegui me mecher

  22. ja vi acontecer com minha namorada umas vezes... é feio mesmo. acontece geralmente qdo ela está com algum problema e depois tem o sono perturbado o resto da noite. seria o que chamam de terror noturno também? ahn?

  23. Tenho 43 anos e, desde a minha infância tenho esses sintomas. Comigo SEMPRE acontece quando estou quase dormindo. O peso de repente vem, e fico COMPLETAMENTE lúcida, mas, sem conseguir mover nenhum músculo, (antes conseguia gritar, hj não mais), mal consigo gemer, e quando consigo, é com MUUUIIITO esforço.
    De uns 10 anos (talvez um pouco mais) prá cá, além de ficar lúcida e paralisada, sinto "meu corpo" saindo de mim, com muito esforço. As vezes com risadas sórdidas, as vezes voando pelo teto, as vezes sentindo prazer sexual, as vezes chorando muito. O que fazer???Isso me aterroriza há anos!! Acontece independente de eu estar só ou acompanhada, e tanto faz tb eu estar feliz, tranquila ou estressada. Gostaria tanto de uma orientação!!!
    Muito Obrigada

  24. Muito interessante, parece q deve ser assustador mesmo 😛
    Eu nunca passei por isso, só por pesadelo q parecia real e eu keria acordar e naum conseguia. Nada de acordar e naum conseguir mexer.
    Será q o sonambulismo tem a ver com isso tb, com esse bloqueio falhando e podendo mexer inqt dorme?
    Pra recuperar o movimento é simples. É só ter a alucinação dum velho caduco com uma agulha na mão dizendo q vai fazer auto-hemoterapia em vc... vc pula da cama e sai correndo na hora! 😀

  25. Adorei o post!!! Como todos comentaram esse post foi de grande surpresa e tb alívio! Tenho essas sensações desde 2000. É comum se repetir, mas nada igualado ao que passei ontem. Jantei, assisti um desenho de cima da cama, e me acomodei para dormir. De repente, me veio a sensação de paralisia. Até parecia que eu conseguia me mexer na cama, mas não conseguia acordar, virava pra lá e pra cá. E ficava gemendo pq queria gritar e não conseguia.De repete eu sentia como se meu "espírito" fosse arrancado de mim.
    Isso umas 3x. Na primeira a "arrancada"era devagar, na segunda eu podia sentir essa arrancada mais intensa e violenta,e na terceira vez era mais lento.De repente sentia como se nem conseguisse respirar, e tentava gritar, ouvi um grito horrível na minha cabeça. E de repente, acordei!!! Meu marido só se aproximou de mim, e isso foi suficiente pra me acordar, de bruços #eu estava dormindo de barriga pra cima#, chorando que nem uma desesperada, quase sem fôlego e meu nariz sangrou um pouco.Até parece que aquele puxão mais intenso tivesse causado esse sangramento.Por uns instantes eu não podia ver nada com muito vermelho pq o desespero me batia...foi terrível....Alguém já passou por essa situação???

  26. Porra é animal!! Só quem passou sabe!!
    Ja fui em dezenas de psicologos, psiquiatras!!
    Cada minimo detalhe compartilhado pelo texto, e pelos coments eu passo no minimo 1 vez por semana!! e sempre com essas alucinações. Na ultima tinha um diabo puxando a minha barriga pra cima, e eu ainda paralisado comecei a levitar da cama!! MAs na boa , todas essas visões qe falaram, eu acredito em todas, pq ja passei por isso!! é tudo verdade!! Ainda bem que não to sozinho nessa esquizofrenia!!!
    As vezes me sinto meio "Tarso" !!
    Tão me seguindo...

  27. Na minha familia esse tipo de pesadelo passa de geração
    minhas tias tem minha mãe tem minha irmã tem e eu tenho
    o estranho é q só começa apartir dos 15 anos ....
    Eu os detesto minha cabeça quase esplode de tanta dor e um medo trrivel q eu não consigo controlar ,meu corpo interio adormece e meus olhos permanecem abertos eu vejo tudo e até penso ...Mas quando eu grito por ajuda nada acontece ..AS vezes tenho eles apenas uma vez por semana asvezes sonho q estou assim a noite inteira..

  28. Já tive isso há 1 ano e nossa... não queria sentir mais. Eu estava dormindo, aparentava ter o sono leve. E senti algo se aproximando do meu rosto, como se fosse uma mão cobrindo minha boca e meu nariz. Não chegava a sufocar mesmo, mas chegava a diminuir o ar. E com isso abri meus olhos. Não vi ng, nada... eu tentava falar mas tb não saia nenhuma palavra, só murmurando. Depois novamente senti essa "mão" oiu sei lá oq sobre meu rosto.... durou um pco mais de tempo assim. Uns 15 segundos. E nesse momento engraçado q eu me senti bem consciente e pensei "bom...se tem alguém querendo fazer mal a mim, vou fingir q tô mortinha da silva e vou ficar quietinha". E comecei a rezar e pedir a Deus pra cuidar de mim. Bom.... depois q orei e fiquei quietinha essa coisa cobrindo meu rosto parou. Nessa época eu tb ouvia o teclado do meu pc digitando. O pc fica ao lado de minha cama. Não tenho escutado mais o teclado digitar nem nunca mais senti nada sobre meu rosto. mas q foi ruim, foi. :/

  29. tbm pensei que nunca fosse ler algo a falar sobre isso... estou assustadissima tenho sempre essa paralesia e cheguei a pensar que fosse assombração... muito boa essa materia estou muito feliz por ter lido algo a respeito!!!

  30. Dúvida: como que algumas pessoas dizem conseguir "curtir" esse momento, voar, etc e tal? Eu pelo menos fico presa à cama. Não dá pra imaginar um sonho bom assim. Como vca conseguem?? :/

  31. ola gente!!!! prefiro me ultilizar da razao...
    mas quando aconteceu isso pela segunda vez cmg, eu tentei me mexer aos poucos dai e conseguir e sai de minha cama. durante essa paralisia eu tbm sentir falta de ar, ai eu fui pra janela de meu quarto p respirar e quando eu torno a me virar eu me vejo deitado na cama. fiquei apavorado!!! procurei assuntos na net e vi que o q eu tive foi uma projeção astral ou mais racionalmente uma projeção da consciência!!! mas eh soh um estado de meia-consciência alterado durante o sono alfa. devido essa experiencia adimito acreditar em assuntos em que razao nao explica. pois essa experiencia eh empirica, portanto, deve ser expirementada pra se ter uma veracidade.e outra: por mais que se comprove por meio da ciencia esse fenomeno, nao se pode sistematizar o fenomemo por ser pessoal e passivel de diferencas. cada um vai uma experiencia diferente...
    espero que acreditem... e quando tiver uma experiencia de paralisia do sono, nao se espante. fique calmo e se imagine flutuando, depois se visualize em um local bonito. e quando quiser volte ao seu quarto e vera vc deitado. uma experiencia incrivel!!! existem tecnicas que levam a esse estado e eh facil , mas exige pratica e paciencia...
    antes de se deitar relaxer seu corpo,como fosse se espreguiçar, depois deite-se de barriga pra cima, facilita o trabalho. inspire e expire lenta e profundamente por umas dez vezez. isso pode lhe causar um leve torpor e/ou uma senssação de tontura e eh normal, devido a elevaçaõ de oxigenio no sangue. depois imagine que seu corpo esta tremendo. comece pela ponta dos pés. esse tremor vai subindo pelo corpo,ate tomar seu corpo ficar todo tremendo. eh otima essa senssação. pode vir acompanhado de formigamento, senssação de peso...nesse estado seu corpo deve estar em estado de virgilia,quando vc esta começando a dormir. mas nao durma. permita-se dormir mas sua consiencia naum precisa. depois vc vai sentir que naum pode se mexer. naum force nada, fique calmo, relaxe imagine-se flutuando e vai realmente sentir isso. eh uma leve sensação de leveza as vezes parace que vc esta boiando na superficie da agua.uma sensação sem igual!!!vc vai sentir depois uma sensação de inflamento, como se estivesse inflando. entaum se visualize, tenha consciencia de si. eh neste estado que vc pode ter experiencias ruins pois vc esta ja no segundo estado de sono e pode vir a misturar realidade com os sonhos. a isso damos o nome de onirismo. pronto dai eh soh querer sair da cama, use sua vontade e naum a força. oq sai eh sua consciencia e naum seu corpo....pronto vc esta no mundo dos sonhos lucidos,viagem astral ou projeçao da cosnciencia!!! durante esse trajeto sentimos varias sensações....e naum dah pra descrever tudo...mas posso lhes dizer que eh otima a senssação de ser praticamente expulso do corpo eh uma sensação de vôo..como se alguem tivesse lhe dado um empurrão e vc sai voando !!!!muito massa.
    lembrando vc deve praticar sua concentração pois a maioria acaba dormindo no percusso e naum tem a experiencia de dominar o sono... pra que perder um terço da vida dormindo se vc pode deixar seu corpo dormindo e projetar sua consciencia pra lugares fantasticos????!!!
    abraços a tds e lembrando que isso eh real e acontece com todo mundo quando dorme, soh que algumas pessoas fazem isso conscientes e outras adormecem deixando o diabo do inconsciente dominar....
    paz a todos!!

  32. Ola, até que enfim um assunto no qual me considero perito não em assunto e sim na vivência. Tenho a P.S frequentemente. Por muitas vezes fico até com falta de ar. Não consigo ao menos mexer a boca p/ pedir ajuda. Me sinto constrangido diante deste caso. Evito tocar no assunto, convivo com este pesadelo durante anos. já pensei em procurar ajuda espiritual e também a tradicional. Não sei mais o que fazer, a cada dia que passa e as quantidades de vezes que ocorre, me sinto cada vez mais fraco. Como se consumisse toda a minha energia. As sensações estão cada vez mais fortes, as dores estão cada vez mais reais e fortes. Sem contar que o arrepio no meu corpo me faz sentir um ardor terrível, como se eu estivesse em chamas. Ao acordar tenho que fazer força na minha respiração devido a falta de ar. Cenas que não consigo apagar da minha memória. Um verdadeiro pesadelo que parece não ter fim. Lembro da minha primeira sensação aos 7 anos de idade, a visão era a mais assustadora que poderia imaginar. Uma boneca de porcelana sempre me hipnotizando e me deixando imóvel. Vindo em minha direção e eu sem poder fazer nada, simplesmente balbuciava algumas palavras e em seguida conseguia "fugir" do pesadelo. Outras vezes tinha uma visão de uma pessoa escondida atrás de algum móvel olhando na minha direção, como se quisesse querer me atacar. Nunca se via o rosto, porque sempre estava escuro. O que na verdade só aparecia a cabeça e nada mais. Ao passar do tempo fui percebendo que a situação havia fugido de controle. Não tinha mais controle sobre tal pesadelo. Dai por diante a tendência foi só piorando e ficando cada vez mais real e forte. Hoje tento amenizar com meditações e relaxamentos. E graças a isto estou conseguindo voltar a um sono normal. Instável mas dando p conviver. A minha única preocupação agora é que notei que durante os meus pesadelos, adquiri uma sensibilidade fora do comum. Como sensações de presenças e percepção de comportamento nas pessoas. Não sei se poderia estar relacionado com alguns dos meus chakras. Dizem que quando uma pessoa passa por uma situação de stress ou quem sabe traumática, adquirem sensibilidades e percepções antes nunca tido. Melhor falando, afloram um percentual de sua capacidade psíquica. No meu caso é preciso ser avaliado por alguém específico no assunto. E o que mais me intriga nesta minha fase de turbulência, é que só acontece quando estou só. E nunca com alguém do meu lado. Por isso queria muito que acontecesse isso quando estivesse com alguém. Então a pessoa que estaria do meu lado, poderia dar o laudo do ocorrido. Ou então ser filmado durante o meu período de sono. Não sei mais o que devo fazer, se alguém se identificou com o meu caso e conseguiu de alguma forma solucionar este mistério, compartilhe comigo e verei se terei alguma solução. Espero resolver este meu caso de uma vez por todas. Quero muito enterrar este lado que vem me incomodando há anos.

  33. ja passei por esta experiencia algumas vezes no começo é muito assustadora mads quando acontecem repetidamente podemos controlar simplesmente não emtrar em pánico e esperar algums segundos para que o corpo volte a se conectar ao espirito
    j

  34. Bem, como já li muito sobre episódios de Paralisia do Sono
    fico mais tranquila.
    Mas concordo com esse artigo, ele explica melhor algumas situações.
    Tenho isso desde os 15 anos, mais ou menos uma ou duas vezes no mês ocorre, algumas vezes mais e outras menos também. Mas volta e meia a paralisia me pega de novo! hehehe
    É apavorante, mas como já tive muitas, procuro me acalmar e respirar até que passe. Segundos que parecem uma eternidade, mas que passam.
    O bom é beber água, lavar o rosto, despertar um pouco e voltar a dormir depois que o estress passar.
    Afinal, alguns de vocês já devem ter tido essa experiencia de sair de uma Paralisia e entrar em outra assim que adormecer novamente.
    Terrivel não?
    🙂 mas relaxem.
    é melhor mesmo crer que isso é um fenomeno causado pelo cérebro do que na teoria horrivel de fantasmas e presenças do mal. hahahaha
    >:* beijo e espero que todo mundo tenha mta paz no sono!
    🙂

  35. Também tinha bastante isso quando era menor.... Uma das vzs que eu + fikei com medo era que tinha tipo uns coelhos pretos no chão andando e no meio deles tipo um cara com uma capa marrom e nao dava pra ve o rosto dele 😛
    Pra sair disso eu fecho os olhos bem forte... funciona a maioria... se vc fechar os olhos e ate bom tb pq vc nao ve nada 🙂

  36. Olá amigos, sobre o comentário acima está erradíssimo, algumas pessoas preferem jogar a culpa no cérebro que funciona 24 horas por dia do que realmente entender esses fenômenos psicológicos ou espirituais. quero deixar bem claro que nao se trata apenas de influencias espirituais, porque nós também temos uma consciência chamada de alma ou espírito. esses fenomenos acontecem no principio inteligente, ou na alma quando em relaxamento se desprende do corpo, provocando assim a inércia. afinal nós como seres humanos jamais deixaremos de ser seres espirituais e eternos. sempre com mudanças rumo a divindade... vivos ou não somos sempre seres divinos e espirituais. entao, todos esses fenõmenos são normais e naturais dentro da natureza humana e nao tem nada a ver com cerébro. abraços a todos.. Ivan....

  37. Tenho este "problema" desde a infância.Só que demorava às vezes para ocorrer. Agora estou tendo esta paralisia constantemente (para meu azar). Acordo sempre aos gritos (sufocantes). E se tentar dormir imediatamente ela vem logo em seguida. Meu esposo diz que não aguenta mais levar tanto susto à noite (rs...rs...)
    Foi muito bom ter lido sua matéria, pois há dias que estou muito preocupada com esta situaçao. Achava que não acontecia com muitas pessoas. Vc relatou bem estes terríveis sintomas.
    Obrigada

  38. Nossa, é muito bom saber que existe um monte de gente que já passou por essa experiência! Eu tive isso algumas poucas vezes, e uma delas foi aerrorizante! Eu jurava que alguém tinha entrado no meu quarto, dado a volta na minha cama e segurado meus pulsos juntos com muita força. Eu queria gritar e me mexer demais, mas nada acontecia. Acho q durou apenas alguns segundos, mas pareceu uma eternidade mesmo!! Foi tão horripilante que me lembro bem até hoje!! Hahahah é realmente bizarro esse cérebro humano!!! =D

  39. Isso acontece com muito mais frequência que imaginamos e vai muito mais além do que a ciência "permitiu" pesquisar.
    Só quem estuda a prática sabe do que estou falando.
    Abrass
    Daniel

  40. Eu sou louco pra ter isso mas nunca consegui. Só pra ver como é... Vou começar a dormir de barriga pra cima..

  41. Já aconteceu comigo algumas vezes. Mas dessas e algumas vezes (posteriormente) me vem uma a imagem de uma tia já falecida ( ela teve derrame e não conseguia falar, ficou assim acho que por 15 anos ); na primeira vez que me ocorreu, senti sua presença e de alguma energia muito ruim, passando de leve a mão na minha barriga e eu não conseguia me mexer, além de sentir uma pressão no peito.
    Já nas vezes seguintes, além de não conseguir me mexer e sentir a mesma sensação ruim, não conseguia falar, mas curiosamente pronunciava um chiado (QRRRRRRRR….), ao mesmo tempo parecia sei lá, que tinha alguem ao meu lado, algum espirito com energia ruim. Muito estranho.
    Algumas pessoas conhecem, sou descendente de Okinawa e as influências – e presenças – espirituais são muito fortes, acontecem realmente coisas muito intensas.

  42. , eu adorei a matéria, me indentifiquei muito, muitas coisas que a matéria relata ja aconteceu comigo é uma sensação muito ruim, sempre quando acontece isso comigo, após o término eu rezo por sentir a presença de algum ruim ao meu lado e todas as vezes tenho medo de fechar os olhos e acontecer denovo, é realmente assustador !

  43. Qualquer pessoa pode passa por isso, mas, nem todas podem se livrar do medo logo no início. Mas é natural que com o tempo o medo desapareça. Ora ! se da primeira, segunda e tantas outras vezes não aconteceu nada de realmente ruim pra que ter medo né ?
    Seja racional (como a ciência diz) se não pode ser explicado não existe. Agora ja que tem explicação científica, então pra que ter medo do que é conhecido rs.
    Ignore as alucinações ou aproveite-as !
    É quase impossível experimentar a sensação de voar (só pulando de para-quedas ou mesmo sem) mas neste acontecimento é totalmente possível. O importante é relaxar e se concentrar para não dormir e pensar em flutuar e ficar 12 metros longe da sua cama(Tente! É um ótimo desafio) e principalmente não dar nenhum crédito ao medo, pois, o único perígo é se traumatizar.
    Caso não queira ter esse tipo de aventura, permaneça imóvel que logo você volta a dormir ou acorda. Agora... se você quizer ou tiver que se levantar imediatamente, pode esquecer.
    Geralmente a paralisia é acompanhada de uns ruidos intracranianos que são tão fortes que só falta doer, mas se você passar por isso novamente, repare bem, até parece por você estar com medo mas definitivamente não dói !
    Tive minhas próprias experiências com essas paralisias e já fiquei apavorado e ja tentei falar e gritar também até que me cansei de repetir e repetir etc...
    Procurei informações e atualmente tento descobrir se Viagens além do corpo é verdade ou mentira. A minha conclusão até o presente momento: -É fantastico demais pra ser verdade. Repare, se for verdade, é a única coisa "sobrenatural que existe" (é muita viagem na maionese. apesar da lucidez variar muito pode ser falta de treino e desenvolvimento)por outro lado as sensações são incríveis e nem todas explicaveis pela ciência (pelo menos ainda) e não acho que devem ser simplesmente descartadas. Acho que só saberemos a verdade no dia em que o cérebro não oferecer mais desafio ao homem com seus mistérios. Afinal, sempre dizemos a nós mesmos: "-E se..."
    Tudo o que disserem pra você ver, até se pode orientar mas só veja por si próprio de seu modo e do seu jeito. é o que eu acho agora. Parece que estou sobre o mura rs (mas você não está ?)
    Por fim... Acredite no que quizer e achar melhor, pois, isso é o que importa e Jesus cristo é o único caminho! paz e luz !

  44. Daiane, da próxima vez que tiver a paralisia, tenta relaxar, voce vai ter uma experiencia incrível.
    Eu sempre tinha e ficava c*ndo de medo até que me disseram que se eu relaxasse e ficasse sem medo poderia me projetar. Foi o que fiz e consegui sair do meu corpo e andar pelo meu quarto tranquilamente, completamente sem peso. Foi muito legal mas até hoje não sei se foi realmente uma projeção astral (nunca fui espírita e nem esotérico) mas foi algo extremamente prazeiroso e gostaria muito que acontece de novo.
    Pena que não aconteceu nunca mais. Acho que o medo nessa horas é o que direciona as alucinações. Se ficar tranquilo fica tudo azul.
    Valeu pelo artigo. Muito bom.

  45. oi pessoal eu ja passei por isto e não é nada agradavel ver teu proprio corpo na cama com a namorada ou no cinema com aconteceu comigo digo mais eu fiquei apavorado e quando volta ao corpo vc da um pulo ou porrada pra td lado graça a deus isto parou de acontecer comigo pa vcs pode ser legal mas pra mim foi a pior experiencia do mundo e eu só desejo isto só pro meu inimigo eles ficare esperto aproposito obrigado por não ser só eu a passar por isto

  46. Olá,
    já tive essas experiÊncias algumas vezes, mas sempre achava que era uma coisa da minha cabeça, até ler esse post aqui.
    Agora já sei do que se trata, valeu!
    comigo já aconteceu qdo eu estava dormindo de BARRIGA PARA BAIXO e não me lembro das outras vezes eu está dormindo de barriga para cima.
    enfim, sempre sinto que tem alguma coisa me prendendo na cama, e sinto também uma gastura nas minhas costas. nunca vi ngm, nemnhum "Fantasma", mas sempre sinto uma presença ao lado da minha cama. várias vezes pensei que era alguém passsando as mãos sobre essas minhas costas, ou até as unhas. a sensação é horrível. sempre fico super assustada e depois de acordar mesmo, não consigo dormir direito.
    cheguei até a conversar com uma amiga espírita e ela até já fez "reza" para mim.
    hehehe
    espero não conseguir ver nada, nem passear em meu quarto ou flutuar. sempre que tenho essa coisas, apenas me "vejo" deitada e tentando me livrar disso.
    é muito ruim, mesmo!
    não sei como as pessoas conseguem se divertir com isso. dá uma angustia, como se a gnt fosse morrer. a respiração fica acelerada e o coração tb!
    valeu pelo post esclarecedor e poder ler relatos de outras pessoas.
    Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *