Ratos flutuantes: não é feitiçaria, é tecnologia

rato levitando.jpg

Ratos flutuantes: Uhúúú! Crédito: Da-Ming Zhu et al.


!Esto no ecziste! Os camunduengos flutuam. É um milagre!!!

Mas não é feitiçaria, é tecnologia! E como aqueles travesseiros, é tecnologia da NASA, meus caros.

Microgravidade não é nada novo. Este detalhe chamado gravidade que mantém as maçãs caindo de suas árvores já foi vencido há muito tempo, sempre usando supercondutores. A supercondução é uma propriedade física de alguns materiais que, em condições específicas, tornam-se condutores tão bons que a eletricidade que transmitem gera um campo magnético muito forte (para mais, pergunte a um físico, este é o máximo que o biólogo aqui vai chegar).

Claro que uma coisa tão maravilhosa assim não podia ser fácil de fazer. A supercondução só é atingida em materiais que sejam resfriados a temperaturas muito, muito baixas… normalmente inferiores aos 120 graus negativos (falei que eram MUITO baixas, não falei?). O trunfo agora foi que fizeram um supercondutor com um espaço no meio a temperatura ambiente. Grande o suficiente para caber um ratinho.

Já haviam sido feitos experimentos desse tipo usando supercondutores e outros animais, como gafanhotos e sapos, como vocês podem ver clicando nesse vídeo hilário que vi no Brontossauros no meu Jardim, complementando o texto do MeioBit.

supermouse.jpgE o bichinho no começo não entendeu muito o que estava acontecendo. Quando começou a levitar se debateu, o que só piorou sua situação, pois sem fricção ele rodou cada vez mais rápido. Mas depois de 4 horas os ratinhos se acostumaram e se comportaram normalmente.

Mas tudo isso por quê? Sadismo dos cientistas? Claro que para testar os efeitos dos organismos sob microgravidade. Por enquanto os animais que já ficaram por 10 semanas não apresentaram nenhum efeito adverso. A não ser uma sensação indescritível de leveza e transcendência. (Ok, não tem como medir se isso é verdade, mas o dia em que isto for possível a ciência estará realmente avançada!)

Prá terminar, alguém aí consegue imaginar o que se passou pela cabeça desses camundongos? Vejam a imagem abaixo e pensem nas legendas, queremos ver as melhores idéias nos comentários!

RATO_redimensionado.jpg

Faça as legendas!

Fonte LiveScience, via @carloshotta

10 comentários em “Ratos flutuantes: não é feitiçaria, é tecnologia”

  1. foto 1: "o que será que é pra fazer dessa vez? Num tô vendo nenhuma barra..."
    foto 2: "Iêba!!! Qui nem o Stephens Hawkins na gravidade zero!! Uhúúú!!!!"

  2. foto 1: "Hmmm...o ralador tá aqui, mas cadê o queij...
    voz de fundo: "Vingardium leviosa!"
    Foto 2: "Weeeeeeee!!!"

  3. - O invento é bom, mas vou precisar de um nome artístico para as publicações.
    -Já sei! Mouse Assunção!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *