Pneuzinhos revolucionando a Medicina?!

Como muito bem lembrado pelo Blog 80 Beats (Discover Magazine), o filme Clube da Luta foi bastante feliz em apontar que a gordura retirada na lipoaspiração era muito valiosa para virar lixo. Enquanto no filme os personagens (ou não) -> mini-spoiler 1 pegaram esse descarte biológico para fazer sabão (ou não) -> mini-spoiler 2, pesquisadores desenvolveram uma maneira de reprogramar essas células de gordura em células-tronco, num procedimento muito mais eficiente do que os métodos atuais de produção de células-tronco induzidas, chamadas iPS.

fight_club_id_by_psychol_bob.jpg

Bob tinha “bitch tits” cheias de candidatas a iPS!

O que são as iPS?
Essas células são um tipo de célula-tronco de caráter pluripotente (ou seja, que têm capacidade de dar origem a praticamente qualquer tipo celular do nosso organismo). As iPS são produzidas de modo artificial a partir de células não-pluripotentes (geralmente adultas), pela indução da expressão de genes específicos.

Quando essa indução é bem-sucedida, a célula adulta “regride” a um estado de menor diferenciação (ou especialização) celular, o que dá à mesma características de células-tronco. Acredita-se que as iPS sejam idênticas em muitos aspectos às células-tronco pluripotentes naturais, como as células-tronco embrionárias, por exemplo. Quem quiser ler um pouco mais sobre essas células, pode clicar AQUI.

Por esse motivo, a revista Science escolheu a produção de iPS como o grande avanço científico do ano de 2008. Se realmente pudermos confiar no potencial e segurança das iPS, pode ser que toda a discussão que envolve a utilização das células-tronco embrionárias não seja mais necessária. Imaginem o que uma tecnologia dessas pode significar para os estudos de biologia molecular, e futuramente para a medicina…

Pneuzinhos são ruins? Prá nossa saúde sim, para conseguirmos células-tronco induzidas, não!
ResearchBlogging.orgA obtenção de células-tronco por reprogramação de células adultas mais famosa consiste na transformação de células da pele em iPS. Apesar de o procedimento ter sido de extrema importância por inaugurar essa nova técnica, continua bastante ineficiente, demorando aproximadamente 1 mês para que, de cada 10000 células induzidas, uma realmente se transforme em uma iPS. Por isso, muitos grupos de pesquisa encontram-se na busca por tecidos que possam ser transformados em iPS de modo mais rápido e fácil.

O trabalho utilizando células de gordura para a produção de células-tronco induzidas foi publicado no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences (em Inglês, o artigo está aberto para download). Os cientistas prepararam as células do tecido adiposo (gordura) provenientes de material de lipoaspiração doado por pacientes do Dr. Michael Longaker, cirurgião plástico da Universidade de Stanford, sendo que cada paciente doou um volume entre 1 e 3 litros de gordura.

As células do tecido adiposo foram preparadas e reprogramadas em apenas duas semanas, sendo que somente o processo de reprogramação de células da pele demora 4 semanas. Ainda, o procedimento utilizando as células do tecido adiposo demonstrou uma eficiência 20 vezes superior à conversão das células da pele!

iPS de adipocitos.JPG

Crescimento das células transformadas em iPS (marcadas em verde)


Em entrevista à Nature News, Ron Evans, fisiologista molecular do Salk Institute em La Jolla, California, disse que as células do tecido adiposo são “até o momento o tipo celular com maior eficiência e eficácia descrito para a geração de iPS”.

Outro aspecto bastante importante do estudo publicado na PNAS é que os pesquisadores usaram um protocolo de preparo das células diferente do padrão, em que não foi utilizada a chamada “feeder layer”, que consiste em uma camada de células de camundongos responsável por fornecer algumas moléculas que a pouca quantidade de células extraídas dos tecidos para indução não é capaz de fabricar.

O fato de se conseguir iPS num ambiente livre dessas células “mantenedoras” é de grande valia, pois as “feeder layer” impossibilitam qualquer chance de se utilizar outras iPS em tratamentos clínicos, devido ao perigo de se obter uma contaminação com produtos das células de camundongos.

Engraçado nós vermos um estudo assim nos tempos de hoje. Ao mesmo tempo em que existe uma grande “cultura ao corpo” que extrapola os limites da saúde e promove a campanha de que “toda a gordura é ruim”, vemos um artigo publicado numa das revistas científicas mais importantes da atualidade mostrando justamente o valor que o material que muitos lutam todos os dias para se livrar (as temidas gordurinhas) pode ser um dos grandes materiais para as pesquisas de ponta em diversas doenças e em seus respectivos tratamentos.

Claro que não estou discutindo as recomendações de saúde em relação ao excesso de gordura na constituição corporal, ou ainda à importância de termos hábitos saudáveis,
mas é impossível não ver um paradoxo um pouco cômico. De repente vemos um grande aliado surgindo de um dos maiores problemas em termos de saúde no mundo contemporâneo.

Sun, N., Panetta, N., Gupta, D., Wilson, K., Lee, A., Jia, F., Hu, S., Cherry, A., Robbins, R., Longaker, M., & Wu, J. (2009). Feeder-free derivation of induced pluripotent stem cells from adult human adipose stem cells Proceedings of the National Academy of Sciences DOI: 10.1073/pnas.0908450106

10 comentários em “Pneuzinhos revolucionando a Medicina?!”

  1. pow
    to doando os meus pra sua pesquisa? posso entregar todosssssssss os excessinhos e excessões aí na sua casa??? =)

  2. Agora o pessoal que busca um corpo enxuto sem muito esforço (tirando o esfoço financeiro, pq lipo é caro pra diabo)já tem mais um argumento para fazer lipo...
    Apesar de saber a importancia que a obtenção de células-tronco a partir de células diferenciadas possui, principalmente pela implicação ética que envolve o uso de células-troco embrionárias, as iPS possuem o mesmo potencial de diferenciação das células-tronco embrionárias??

  3. E ainda outra vantagem, esta competitiva: o Brasil vai ver uma diminuição dos problemas em importação de material para pesquisas... Do jeito que se faz lipo por aqui, vai sobrar!Quem sabe até exportemos? Gordura nacional: produto de primeira qualidade!:D

  4. Rapazes, parabéns pelo prêmio do ABC!
    Segundo prêmio em menos de dois meses??? Estão arrasando, hein?
    PARABÉNS! Vocês merecem!

  5. Muito obrigado pelos parabéns Sibele!
    Nós ficamos muito satisfeitos quando soubemos do resultado da votação... o Prêmio ABC só tem cachorro grande votando né, nós gostamos muito do resultado.
    Muito obrigado por ajudar a gente sempre também =) São os leitores fiéis e interativos (como você) que fazem com que a gente continue bastante animado prá escrever e pensar coisas novas para o blog (logo logo teremos coisas bem diferentes por aqui), apesar de muitos dizerem, como o Rafael bem traduziu, que "estamos pregando no deserto".
    Beijão e obrigado de novo!

  6. Mas não desistam de pregar... mesmo no deserto há os nômades e os tuaregues, rs!
    Ôpa! Teremos novidades por aqui em breve, então? Aguardo!
    Ah, e não esqueçam de levar as 50 páginas (!) do seu discurso de agradecimento na entrega do prêmio lá em Arraial, viu?
    Bjs!

  7. Puxa vida, que notícia interessante esta.
    Pois não é que existe mesmo o lado bom de tudo? Agora também dos teimosos pneuzinhos que teimam em surgir quando resolvemos nos sentar... aqueles que aparecem como se dizendo: Não descanse!!!
    Realmente esta "cultura de culto ao corpo" vem se tornando uma pressão cada vez maior, e que caminha contra os próprios hábitos alimentares atuais. Um pneuzinho a mais não é o problema mesmo...
    Ótimo blog. Ótima notícia.
    Abço,
    Andrea Pio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *