Dieta da Proteína: rápida para emagrecer… e para te dar um ataque cardíaco.

As doenças cardiovasculares continuam sendo a causa dominante de mortalidade em todo o mundo, e complicações relacionadas à obesidade despertaram grande interesse em relação às dietas, incluindo dietas com baixas quantidades de carboidrato que, geralmente, são ricas em proteínas e gorduras.
Atkins diet.gifA Dieta de Atkins
Nesse cenário, o Dr. Robert Atkins, que faleceu em 2003, ainda é o rei das dietas de baixos carboidratos, num reinado que começou há quase 35 anos. Segundo Atkins, seguindo a dieta você remove toxinas das suas células, estabiliza o açúcar sangüíneo, livra-se da fadiga, irritabilidade, depressão, dores de cabeça e dores nas articulações.
Ele acreditava que se o consumo de carboidratos fosse reduzido drasticamente, o corpo seria forçado a usar o acúmulo de gordura extra para ter energia.
Eu sempre tive problemas em relação à essa dieta, mas nunca havia procurado maiores informação a respeito. Algumas coisas que eu já tinha como claras eram: apesar de parecer altamente eficiente, não há magia metabólica na dieta de Atkins, afinal, a perda de peso é inevitável quando se cortam categorias de alimentos importantes. Outro ponto importante é: como essa dieta não fornece o suficiente da fonte preferencial de energia pro corpo, os carboidratos, ele começa a decompor os próprios músculos para ter energia, ou seja, ele consome a SUA proteína.
Os efeitos colaterais dessa dieta podem incluir fadiga, náusea, dores de cabeça, constipação e mau hálito. Assim, muito do emagrecimento das primeiras semanas é o resultado de uma perda não saudável de tecido muscular e água, o que é péssimo em termos de saúde.
Além disso, prá quem quer perder peso rápido e ao mesmo tempo trocar massa (gordura por músculo) fazendo musculação, a dieta de Atkins é um tremendo tiro no pé, visto que você estará comprometendo massa magra (afinal, músculo é proteína) enquanto emagrece. Esse fator, e outras curiosidades relacionadas à dieta e treinamento físico serão abordados em alguns textos que publicarei num futuro próximo, então passemos adiante.
Não é porque é dieta, que é saudável!
ResearchBlogging.orgFiquei muito interessado quando vi um estudo tratando dos efeitos dessa dieta em modelos de arteroesclerose, o entupimento dos vasos sanguíneos que leva ao infarto. Os camundongos desse modelo são animais knockout, ou seja, não contém um gene específico. Nesse caso, o gene que codifica uma proteína chamada Apolipoproteína E, reconhecidamente importante no metabolismo de lipoproteínas. A ApoE também está intimamente relacionada a doenças cardiovasculares, e há novos indícios de relação com a doença de Alzheimer.
Os camundongos foram mantidos em dietas com baixo conteúdo de carboidratos e alto conteúdo de proteínas (LCHP), e comparados a animais mantidos ou na dieta padrão (SC), ou na dieta ocidental (WD, que contém quantidades semelhantes de gorduras e colesterol em relação à dieta LCHP). Os exames e dados foram coletados em 6 e 12 semanas.
Os camundongos da dieta LCHP desenvolveram mais focos de aterosclerose arterial, e tiveram menor habilidade de geração de novos vasos sanguíneos em resposta à isquemia (danos por falta de nutrientes/oxigênio, etc.) do tecido vascular. A imagem abaixo mostra os focos de ateroesclerose em vermelho, e fica fácil de perceber que a dieta LCHP foi realmente a mais prejucidial entre as três.
atkins1.JPG

Imagem mostrando os focos de ateroesclerose em vermelho

Ainda, a dieta LCHP reduziu de modo significativo o número de células endoteliais progenitoras (EPCs), que são marcadoras da capacidade de regeneração vascular, presentes na medula óssea e no sangue periféfico.
Em conjunto, esses dados demonstram que, em modelos animais, a dieta LCHP tem efeitos vasculares adversos que não são detectados por marcadores séricos e que macronutrientes não-lipídicos podem modular as células progenitoras endoteliais e a patofisiologia.
Eu já tinha restrições em relação a esse tipo de dieta, e agora, com esses dados, acho que é questão de tempo até os nutrólogos e nutricionistas abandonarem sua prescrição.
tofu-basil.jpgO que fazer? Há alternativa similar à Dieta de Atkins?
Existe uma alternativa à dieta de Atkins que chamam de Eco-Atkins, e consiste em usar proteína vegetal, que não teria os efeitos vistos na pesquisa que discuti no texto. O problema é: a fonte de proteína vegetal mais difundida é a soja, e, no caso dos homens, eu aconselharia bastante cuidado na quantidade que ingerem. O ideal é não abusar da soja para não correr o risco de desenvolver alguns “efeitos colaterais” indesejáveis.
Mas isso é assunto prá outro texto, fiquem curiosos até lá 😉
Para ler mais sobre a Dieta de Atkins, recomendo esse ótimo texto da HowStuffWorks, em português.
Para conhecer a Eco-Atkins, recomendo esse texto que saiu no UOL Ciência & Saúde.
Foo, S., Heller, E., Wykrzykowska, J., Sullivan, C., Manning-Tobin, J., Moore, K., Gerszten, R., & Rosenzweig, A. (2009). Vascular effects of a low-carbohydrate high-protein diet Proceedings of the National Academy of Sciences, 106 (36), 15418-15423 DOI: 10.1073/pnas.0907995106

73 comentários em “Dieta da Proteína: rápida para emagrecer… e para te dar um ataque cardíaco.”

1. Conheço alguém que faz essa dieta e que tá sempre com cara de doente e cansada. Mesmo com todas as recomendações de amigos e dada a sua formação (como alguém com mestrado em bioquímica pode se submeter a um lance desse?!), a garota insiste em continuar com essa porcaria.
    Pelo jeito, ela só vai parar o dia que cair dura no chão...
    Inté!

2. Ahahah finalmente alguém q fez uma analise critica a respeito da "fabulosa" dieta de Atkins!!! 😉 Parabens pelo post Gabriel!!
    Vc nao sabe como ele tem um importante valor de utilidade pública!!! Inumeros jovens (entre 16 a 25 anos) são atendidos diariamente em pronto-atendimentos em nosso pais, com quadros clinicos de média a grave complexidade por seguirem esta dieta sem nenhum tipo de aconselhamento profissional (neste caso, me refeiro ao profissional Nutricionista).
    Por isso espero que a parte do " Esse fator, e outras curiosidades relacionadas à dieta e treinamento físico serão abordados em alguns textos que publicarei num futuro próximo (...)" sejam o mais brevemente publicados!!
    Vlw!!

3. FOra o efeito colateral em quem convive com quem está nessa dieta, ocorrendo a famosa "dieta passiva".
    Tem efeitos nocivos como um mau-humor desgraçado de quem faz a dieta, e um odor horrendo do cidadão que só come proteína. Como fede meu deus!
    A regra para emagrecer me parece clara: COMA DIREITO, CORRA, VÁ AO MÈDICO E NUTRICIONISTA!!!
    Mas pra que gritar algo q todo mundo sabe? Como fazer as pessoas APRENDEREM de verdade?

4. Sou médico e há 10 anos acompanho pacientes com sérios problemas cardiológicos e/ou endocrinológicos ( diabetes ) com a dieta Atkins. Causa-me grande estranheza ver um biólogo escrevendo tanta bobagem junta. Comentários moderados??? Pra que a censura? Essa é a arma dos incopetentes ou dos que não acreditam no que estão dizendo. Fico feliz por não ter biólogos como esse cuidando da saúde de ninguém.
    Aparentemente o articulista é vegetariano. Isso por si só já explicaria sua aversão a essa dieta... afinal, o consumo de nossos "irmãos" irracionais não é necessário segundo sua seita, né?

5. @Paulo Otranto
    Os comentários são moderados sim, mas nunca houve (e nunca haverá) censura no RNAm. Todos são encorajados a dar sua opinião, mesmo contradizendo o ponto de vista dos autores do blog.
    Aliás, dois pontos a serem considerados:
    1- Você percebeu que eu discuti um artigo científico certo? E, portanto, não fui eu quem disse "as bobagens", mas um grupo de pesquisas que testou suas hipóteses, e apresentou os resultados de seus experimentos em laboratório.
    2- É sempre um erro dar margem a qualquer comentário que inclua observações pessoais referentes a mim ou ao Rafael, que também escreve o blog. Mas vou fazê-lo desta vez porque você dizendo que eu com certeza sou vegetariano foi risível para qualquer um que me conheça, mesmo que bem pouco.
    Antes de sair assumindo uma série de coisas sobre a minha pessoa, espere eu publicar os textos em que discutirei a obtenção de proteína exclusivamente por fontes vegetais. Acho que será especialmente esclarecedor para você.
    No mais, abraço, e continue acessando o blog! Adoramos comentadores contrários, vocês sempre nos dão muito público.

6. Eu adotei esta dieta sob supervisão médica, e faço exames periódicos, já emagreci e conheço pessoas do meu círculo de amizades e familiares que adotaram também esta dieta e estão muito bem. Acho que o risco maior para saúde é manter-se acima do peso e não fazer nada. A pessoa deve procurar adotar uma dieta que melhor se adapte ao seu perfil. Acho esta dieta apropriada para quem está muito acima do peso e tem dificuldades em adotar dietas com restrição de calorias. Mas sou leiga no assunto. Enfim, posso apenas dizer que deu certo para mim e para meu marido (ele emagreceu 30 kg). Temos um blog para divulgar receitas adequadas à dieta da proteína. Aceitamos a colaboração e sugestões de interessados. http://menudaproteina.blogspot.com/

7. caro dr.
    obrigado por postar esse artigo no blog.
    tendo em vista seu alto conhecimento tecnico, peço para que instrua as pessoas com uma dieta q seja melhor que a do dr atinks.
    ja que ela traz tantos problemas, perder tempo procurando os defeitos dela, acredito que o sr, poderia encontrar uma maneira de melhora-la....
    uma critica destrutiva como a sua, nao tem trazido tantas mudancas no cenario quanto.
    tacredito q suas intencoes tenham sido as melhores, porem essa dieta tem sido como uma luz no fim do tunel para pessoas que nao conseguem melhoras significativas de imc e pessoas que ja perderam suas esperancas em relacao a qualidade de vida e alto estima por serem obesas..
    uma pergunta, o sr acredita que é melhor uma pessoa manter um pesoa 50, 60 kg acima do seu normal é mais saudavel que ultilizar a dieta do atkins....
    como um graduado em medicina, o sr. deve saber que como cada um tem um tipo sanguinie diferente, uma arcadea dentaria e mpressoes digitais particulares, a reacao na dieta tbm é particular para cada uma..
    em relacao a perda de massa muscular..
    que diferenca faz perder massa muscular q voce pode adquirir novamente, tendo em vista que os beneficios da perda de gordura sao imensos...
    uma pessoa que consegue emagrecer 30 kg, renasce das cinzas como uma ''fenix'', os beneficios fisicos e psiquicos sao evidentes.
    basta agora pessoas que tem tempo de avaliar trabalhos alheios, desenvolver tecnicas que superem as ja existentes, senao nunca iremos evoluir, e é com os erros que aprendemos.
    essa dieta do dr atinks foi desenvolvida ha mais de 35 anos né.
    com a tecnologia q ele possuia na epoca, revolucionou o cenaria, tens agora uma grande oportunidade de fazer o mesmo, ja que a nossa tecnologia hj em dias é muito mais avancada que daquela epoca, porque pessoas procurarao evoluir nao procurando erros e sim concertando os existentes
    obrigado e aguardo novidades

8. ACABEI DE LER ESTA REPORTAGEM SOBRE A DIETA DA PROTEINA, DO DR: ATKINS, E GOSTARIA DE SABER SE VOCÊS NÃO TEM NADA DE BOM PARA FALAR,SOBRE ELA,NOGENNTOSSSSSS.

9. O que e' melhor para um gordo: Perder massa muscular ou Eliminar gorduras ?????
    Sabe o que e interessante ?? E' que essa dieta sempre,FOI, E' e SERA' polemica mas, o mais importante e' QUE ELA FUNCIONA... e traz alegria para muitos.
    Desde que me conheco vivo em dietas, e' ainda continuo ATkins Diet... para mim a melhor das dietas.
    Minha alimentacao e' maravilhosa, prazerosa e ainda me emagrece.
    Talvez vc nao saiba o que e' sofrer com a obesidade, Gabriel, mas foi com a Atkins que eu conquistei meu estilo de vida. E mais: os meus resultados de exames sempre dao resultados normais.
    As pessoas pensam que Atkins e' ovo, carne, manteiga e queijo e e' sim !!! Mas tbem os alimentos integrais, os graos, os vegetais e frutas sim, por que nao?!? O que o Dr Atkins recomenda e' : RETIRAR DA SUA VIDA A COMIDA-LIXO- ACUCAR e FARINACEOS BRANCOS E REFINADOS.So quem conhece ATkins pode avaliar se ela e' boa ou nao, eu posso dizer: ela mudou a minha vida e adotei-a em minha vida.
    Para maiores informacoes temos varias comunidades com receitas e informacoes sobre essa dieta.
    E digo mais, o dia em que essa dieta for plenamente aceita, os fast foods da vida irao aa falencia, acredite.
    Sema mais, no momento...

10. ESTOU FAZENDO ESSA DIETA COM ACOMPANHAMENTO MÉDICO E ESTOU PERDENDO PESO, NÃO ESTOU PASSANDO FOME, SÓ TIREI O QUE É RUÍM NA ALIMENTAÇÃO QUE SE ENCONTRA POR AI, TUDO COM MODERAÇÃO É VALIDO , O QUE NÃO É VALIDO É SER GORDO E "FELIZ" ESSA É FRASE DE QUEM NÃO SE AMA DE VERDADE.

11. NO ANO PASSADO COMECEI UMA DIETA,EU ESTAVA COM 95 KLS,E PASSANDO MUITO MAL,POIS TENHO 1,59 DE ALTURA.BOM FIZ UMA DIETA PARECIDA COM A DO DR. ATKINS,PORQUE SO ELIMINEI DE MEU CAMINHO TDS OS TIPOS POSSIVEIS DE FARINHA DE TRIGO E DERIVADO, TBM O ACUCAR,E DERIVADOS,ARROZ,BATATA,E TODAS AS FARINHAS POSSIVEIS.
    DE RESTO COMIA DE TUDO,MUITOS OVOS INTEIROS,CARNES GORDAS OU MAGRAS ,FRUTAS..TODAS, VERDURAS,TODAS....TDO OS TIPOS,E TOMAVA LEITE,IOGURT,E DERIVADOS O DIA INTEIRO,COMIA MUITO,E EMAGRECI 20 KILOS ,SEM SENTIR FOME,OU QUALQUER MAL ESTAR,E PERCEBI QUE QUALQUER PESSOA QUE QUISER EMAGRECER DE VERDADE MESMO,E SO TIRAR DIFINITIVAMENTE DE SUA VIDA,A FARINHA DE TRIGO,EM PRIMEIRO LUGAR,PQ E ELA QUE JUNTAMENTE COM OUTROS ALIMENTOS E QUE NOS ENGORDAM MESMO.....(APARECIDA)

12. Como consome a MINHA proteina? Se a dieta eh pra comer proteina?? e nao carboidrato... Pk vc diz q o corpo procura proteina se estamos por assim dizer o abastecendo bem neste sentido?!

13. Boa tarde!!!
    Eu já fiz essa dieta por duas vezes, é uma dieta rápida e eficaz, emagreço de 10 a 13kg em um mês, e não sinto nada,não gosto mt de beber água, mas com essa dieta eu me forço a beber até 3litros por dia, e não perco músculo nenhum como foi dito no comentário acima, a primeira coisa que perco visivelmente é barriga,ela não me deixa fraca, pelo contrario, fico com mais desposição para exercicios, nunca tomei remédios para emagrecer, pois acredito que isso
    sim...faz mal e vicia,qd faço essa dieta, procuro as carnes mais magras, como muita verduras, queijos mais magros, podem experimentar emagrece mesmo!!

14. Comecei a Dieta ontem, estou bebendo bastante agua, estou me sentindo bem melhor, parece que minha barriga muchou rsrs....isso pq tambem estou indo bastante ao banheiro.
    3 pessoas que conheco emagreceram muito, estou super empolgada e sei que vou conseguir meu sucesso com essa dieta. abracos a todos.

15. Pelo que entendi, a dieta é composta basicamente de carnes e vegetais que apresentam baixíssimo teor de carboidratos. Acredito que alimentos como gelatina sem açucar e produtos semelhantes sejam permitidos. Ora, se há grande ingestão de proteínas, certamente não serão os nossos músculos prejudicados com isso, salvo melhor entendimento. Porém, se não há o consumo de carboidratos, isso pode ser perigoso por causa de uma fatal hipoglicemia! De vez em quando acredito que algo açucarado seja apropriado [um profissional poderá falar algo a respeito], apesar de sabermos que as gorduras serão decompostas e convertidas em energia.
    Felicidades a todos.

16. Estou fasendoa dieta proteica, e estou gostando muito ! estou comendo verduras cruas a vontade,salsicha de frango e peru,. filé na chapa s/óleo,cola zero,ovos cosidos,peixe na chapa,gelatina ,chá,café. tudo com adoçante! e outros .emagreci 2 kl em apenas 3 dias e sem fome
    e com aconoanhame to de uma nutricionista. mais quando tenho duvida se um alimento é permitido,olho no rotulo se tiver menos de 1% de carboidratos tudo bem.

17. Oi...
    Voce conhece alguem que morreu fazendo a dieta Atkins?
    eu, estranhei muito que meu pai ao sair do hospital onde teve um ataque cardiaco e tres pontes de safena, tenha saido de la com a dieta atkins recomendada apos 90 dias de recuperacao da cirurgia.
    Quem quase teve um ataque foi eu.
    Sabe, meu pai perdeu peso,,,o colesterol baixou, o nivel de acucar normalizou, tudo noi seu devido lugar....
    para minha surpresa,
    O que mata eh banha, godura, estar acima do peso....
    se gordura nao produz gordura...E OS RESULTADOS SAO EFETIVOS E COMPROVADOS ATRAVEZ DE EXAMES...
    coma um pernil de porco, torresminho, ovos....e seja FELIZ E SAUDAVEL!!!
    a MINHA OPINIAO MUDOU DEPOIS DA ATKINS DIET APLICADA AS CONDICOES DE SAUDE DO MEU PAI...
    Ele faz a dieta para a vida....e esta muito, muitooo bem,
    REPENSE,.....

18. Estou fazendo a dieta do Dr. Atkins há 8 dias e emagreci 3,5 kg, sem sofrimento, nem fome. A retirada do carboidrato da alimentação reduz a sensação de fome. Passo 4 horas satisfeta, apenas me alimentando de proteinas e verduras. Acreditem! E não me sinto fraca ou indisposta! Pelo contrário. Além do mais, como pessoa consciente, tomo complemento vitamínico (Centrum) e slow K para evitar cãimbras. Entrem no orkut, na comunidade Atkins sem Frescuras e tenham toda a orientação necessária. Abraços

19. Francamente acho que todos sabem que esta não é uma dieta para se seguir a vida toda, no entanto, a curto prazo surte efeito rápido e eficaz. Da primeira vez que tentei fazer não consegui, no terceiro dia senti náuseas e fraqueza e tive que desistir. Agora estou fazendo novamente pela terceira vez, para perder uns 4 quilinhos, mais frescura de mulher mesmo. Acho um pouco exagerado o quanto criticam esta dieta, fala sério gente, ninguém que é saudável vai infartar, ou ter sérios problemas renais por comer apenas proteínas por alguns dias. Agora, é como eu disse, acho que a dieta deve servir apenas como estímulo inicial, depois o ideal é controle alimentar, a única coisa que funciona pelo resto da vida. Perdi 3 kg em 4 dias e como quero perder apenas mais 1 ou 2 kg, logo estou parando. Mas uma coisa é legal acrescentar: carboidrato simples tipo doces, farinha branca, é altamente engordativo e não faz nenhum bem à saúde. O legal é reduzir o consumo deles trocando pelos integrais. Espero ter ajudado!!!!

20. Cortando os carboídratos e me alimentando apenas de carnes e gorduras eu já perdi cerca de 20kg, não sei o que é passar fome, curei minha depressão e reduzi drasticamente meus níveis de colesterol e triglicérides. Quem escreveu este texto é um irresponsável, tenho pena de quem acredita em qualquer um desses nutricionistas ou afins que só repetem asneiras, parecendo papagaios. No mínimo este cidadão deve fazer refeições coloridas.

21. Estou na ATKINS DIET há 08 dias e já perdi 04 kg. Vale a pena sim, me sinto com mais energia, disposição e e meu corpo está bem melhor. Estou fazendo acompanhamento com uma nutricionista que me disse para pelo menos após 30 dias de dieta comer carboidrato. Comer e voltar a dieta e farei assim para não haver maiores problemas. Não sinto fome. me obrigo a beber àgua é excelente! Já fiz milhares de dietas e essa pra mim foi a única que funcionou de verdade.

22. Por onde anda o autor?!?!
    É preciso muito conhecimento sobre o assunto para falar sobre ele, Sr. Atkins estudou muito para desenvolver esse meio de combate a um dos males que seriam, nos dias atuais, uma das causas para diversas outras doenças, a obesidade. É lógico que essa não é uma dieta para ser seguida pelo resto da vida, mesmo pq ninguém consegue viver sem carbo para sempre, assim como não se vive sem frutas e legumes para toda a vida, apenas é um meio de eliminar o excesso de peso de uma maneira mais rápida do que as dietas tradicionais onde o indivíduo quase morre de tanta fome e desiste quase que no mesmo dia que começa, por favor, o cigarro existe há muitos anos e demora ainda para se manifestar em doenças, o alcool e outros...
    Uma dieta que feita por algumas semanas ou meses, com posterior reeducação alimentar, pq vc aprende a controlar sua fome com a Atkins, não vai levar qq indivíduo à morte subita... é preciso ler muito estudar muito e conversar com especialistas no assunto para que se possa fazer esse tipo de comentário, e com relação ao Rafael que disse que pessoas que só comem proteínas fedem, aff que estupidez , como dizer isso de pessoas...em fim é isso aí Paulo Otranto, Sidney Gimenez e outros tantos que opinaram contra a postura dos autores...

23. Acho que temos que tomar cuidado para divulgar as coisas! É muito complicado generalizar... Que esta dieta apresenta controversias, todo mundo sabe! Porém, fiz acompanhamento com um Endocrinologista que é referência no assunto e perdi 14 kg em 2 meses e meio, com muito esforço, mas sem passar fome nenhum dia! Fiz dieta minha vida inteira, e esta foi a unica que nao me fez engordar tudo denovo! Melhorei meu humor, auto estima e acabei com minha compulsao aliimentar que fez parte da minha vida durante 10 anos, e tudo isso sem uso de medicação.. Atualmente, utilizo esta dieta durante uns tres dias para compensar os excessos do fim de semana.. Muitos medicos fazem aquela dieta toda balanceada pro paciente e receitam essas anfetaminas pra ajudar.. o que adianta? A pessoa fica completamente dependente do remedio e quando pára, engorda denovo... Desde que com responsabilidade, aprovo! Já fiz mil dietas e essa sem súvida melhorou minha qualdiade de vida!

24. Fiz a dieta há uns dois anos atrás, emagreci 16 kg, fiquei feliz e extremamente disposta, minha massa muscular associada a musculação me deixou em plena FORMA. foi uma das melhores épocas de minha vida, pois só consegui emagrecer, 10 anos antes, com os vigilantes do peso e depois do sucesso de mais de 6 anos magra desenvolvi a Bulimia, foi um desastre! Com a dieta da proteína, não tinha medo de comer e é só adquirir bons hábitos dentro da mesma, evitando a gordura e abusando dos grelhados,clara de ovo, queijos magros e as verduras. Por medo de estar na dieta por mais de um ano, e todos me colocarem medo, abandonei e agora passado dois anos estou enorme, comendo pouco, comendo integral, deprimida e flácida; é triste !
    Vc ver resultados surpreendentes na pele, no corpo e na cabeça e acabar sendo tomada pela obesidade, pela massa, pela cerveja e petiscos e tudo parecer tão saudavél e natural, é terrivél. O mundo está obeso, o pobre está obeso, por que têm fome que só é saciada pelo excesso de carboidratos e do açucar.

25. Bom eu nao vou falar mal de uma dieta que em apenas 50 dia me fez emagrecer sem sofrimento 14 quilos estou muito feliz e quero emagrecer mais e vou conseguir com certeza

26. Fiz esta dieta por indicação de um médico ortomolecular, mas depois de alguns meses percebi q ela poderia ser a cauda de alguns problemas de saúde q desenvolvi, artrose, lipoides no estomago além de desiquilibrios hormonais...

27. Leiam o livro do Dr atkins, ele recomenda tomar um suplemento alimentar(vitaminas tipo centrum) enquanto se faz a dieta. Nem só de proteínas vive o homem. Muita gente passa mal porque faz a dieta de todo jeito, estou começando hoje mas procurei orientação.

28. Quando li o artigo foi um balde de agua gelada no regime que estava iniciando, regime das proteinas, o autor do artigo me desanimou, porém com os comentários do blog, me motivaram mais, agradeço pelos comentários.

29. todos sabemos que as dietas seja a da proteina ou qualquer outra tem consequencias para o organismo mas a obesidade também tem,e quando se chega em um peso muito elevado com risco a saude, como é o meu caso ,infelizmente é necessario algumas medidas ...tenho acompanhamento medico,estou fazendo a dieta e apesar dos efeitos colaterais foi a unica que realmente funcionou,sem eu precisar tomar remedio,o problema é fazer por tempo prolongado.

30. Olá!
    Uma dúvida de um comentário me chamou atenção:
    "Como consome a MINHA proteina? Se a dieta eh pra comer proteina?? e nao carboidrato… Pk vc diz q o corpo procura proteina se estamos por assim dizer o abastecendo bem neste sentido?!"
    É simples, quando o corpo precisa de energia, ele busca no lugar onde fica mais fácil, e gordura é muito mais trabalhosa para decompor e transformar em energia do que o tecido muscular. Já a questão de procurar a "nossa proteína" se dá porque o catabolismo muscular (utilização da energia contida no musculo) é nosso "plano" de emergência.

31. Quem já leu o livro "A dieta revolucionária do Dr.Atkins" sabe que em anos de trabalho e estudo, milhares de pessoas foram submetidas a esta dieta e apresentaram resultados positivos.Não só no emagrecimento rápido e "fácil", mas também no assunto saúde.Melhora no colesterol, por exemplo, foi um dos fatores observados nos pacientes.
    Não estou dizendo que a dieta das proteínas é a dieta milagrosa ou a dieta que resolverá a obesidade no mundo, mas deveriam os resultados obtidos pelo Dr. Atkins, e por outros médicos, ao longo de tantos anos, ser ignorados?
    A resposta é clara:Não!
    A dieta pode ter alguns efeitos colaterais, como mau hálito e o odor, mas nada que uma bala e um hidratante não resolvam.
    Eu recomendo a leitura do livro antes de qualquer pessoa começar essa dieta pelo simples fato que o autor relata passo a passo possíveis obstáculos, como a resistência metabólica, e doenças desencadeadas pela dieta, bem como a recomendação de acompanhamento médico e uso de um complemento vitamínico.
    Estudos recentes com camundongos ainda não são suficientes para "desmentir" os resultados obtidos com a dieta das proteínas por muitos anos!

32. Pao de queijo da paty...

500 g de mussarela
    01 caixa de creme de leite
    01 pacotinho de queijo parmesao
    01 ovo
    Modo de preparo
    misture a mussarela ralada com o ovo o creme de leite e o queijo parmesao, nao precisa colocar sal , pois o parmesao ja é bem salgado.
    depois de misturar bem , coloque no congelador por apenas 10 minutos, só p ficar mais firme p vc fazer as bolinhas... tire do congelador e faça as bolinhas , leve ao formo 180 graus ate dourar ... pode tb comer com um pate de seu gosto . sigam meu blog esperienciakiffer.blogspot.com

33. Estou fazendo a dieta da proteína a 2 semanas, estou perdendo peso rápido e sem nenhum efeito colateral. Minha disposição aumentou bastante....

34. Eu pesava 180 Kgs, em 17 dias, ja perdi mais de 15 kgs com essa dieta, me sinto muito melhor, durmo melhor, acordo com mais disposição, não sinto mais sono durante o dia!! Não sei se é a opção mais saudável que existe, mas estou muito satisfeito, e pretendo manter por pelo menos umas 8 semanas. Recomendo a quem tem dificuldade de manter uma dieta assim como eu tive!!

35. ola pessoal! comecei a dieta ontem!!! quero muito emagrece uns 20 kilos, sera que consigo??? me deem forcaa!!!!!!

36. comecei essa dieta da proteina no dia 23 04 pesando 84,400kg e hoje faz 6 dias e estou pesando 81,100kg. nos dois primeiros dias senti dores de cabeça e nauseas, mas nada que não pudesse ser controlável.estou amando essa dieta sou muita carnívora,. eu mora numa, praia baía formosa-rn, já pensou, tomar cafe da manhão comendo só, camarão. tudo de bom.

37. olha comecei a dietadia 116\12 hoje estou no quarto dia, nao sintir mais fome, estou muito feliz ja sentir mudaça,vou me pesar hoje estava com 97 kg quero chegar os 80, espero que eu consiga.

38. A dieta da proteína como toda e qualquer dieta tem o lado positivo e o negativo. Fato é, o ideal é a reeducação alimentar associada a exercícios físicos, porém sabemos que o resultado vem a longo prazo e todos q estão acima do peso necessitam de um incentivo inicial para introduzirem hábitos saudáveis para o resto da vida. É válido sim, dá resultado sim.Fiz essa dieta e em 7 dias emagreci 5kg o q para mim é muito pois tenho um metabolismo lentíssimo. Boa sorte a todos e não se esqueçam:FOCO, FÉ E FORÇA!

39. Já fiz está dieta.. sem saber que do tal do Dr.Atkins, mas sim seguindo uma ótima nutricionista que fez testes e exames para saber qual seria a melhor alimentação para meu organismo. Sofri com alguns efeitos no começo, como havia sido avisada, mas não por estar mal.. Mas sim por meu corpo estar se desfazendo das coisas ruins que consumia. Alguns dias depois, eu estava melhor do que nunca, 15 dias depois.. magra, feliz e super disposta a sair, me arrumar e me divertir. Então resumindo, acredito que essa dieta além de eficaz é muito boa por ser saudável, e rápida. com certeza não é uma dieta para a vida toda, mas é ótima para quem pretende perder peso rapido e apos, só mante-lo. O importante é ter um acompanhamento e médico e nutricional para saber se ela é boa para o seu tipo de organismo, pois oq é bom para uns pode nao ser para outros.. 😉

40. fiz a dieta a trs anos e fiquei muito bem estou fazendo a dois dias estou muito be so essa mi emagrese

41. O site falando mal da dieta, e as pessoas falando que faz ou perguntando se pode tomar coca cola zero enquanto faz rsrs.
    Mas voltando ao assunto, sou estudante de Física. Não sei nada de biologia exceto algumas coisas que lembro das aulinhas de pré-vestibular à 3 anos. E se não me falha a memoria, na falta de carboidrato(acho) o corpo começa a quebrar lipídio(gordura a grosso modo). Quando o corpo tem falta de lipídio sim, começa a quebra de proteína.

42. comecei a dieta da proteina no dia 26/06.Estava pesando 79.800 e depois de dois dias estou pesando 77.600.Senti dor de cabeça e um pouco de nauseas nos primeiros dias,mas tudo passou.Amanhã vou me -pesar de novo e volto pra contar pra vcs!Tenho algumas duvidas em relaçlao a essa dieta,poderiam me ajudar com um cardápio???