Dieta da Proteína: rápida para emagrecer… e para te dar um ataque cardíaco.

As doenças cardiovasculares continuam sendo a causa dominante de mortalidade em todo o mundo, e complicações relacionadas à obesidade despertaram grande interesse em relação às dietas, incluindo dietas com baixas quantidades de carboidrato que, geralmente, são ricas em proteínas e gorduras.
Atkins diet.gifA Dieta de Atkins
Nesse cenário, o Dr. Robert Atkins, que faleceu em 2003, ainda é o rei das dietas de baixos carboidratos, num reinado que começou há quase 35 anos. Segundo Atkins, seguindo a dieta você remove toxinas das suas células, estabiliza o açúcar sangüíneo, livra-se da fadiga, irritabilidade, depressão, dores de cabeça e dores nas articulações.
Ele acreditava que se o consumo de carboidratos fosse reduzido drasticamente, o corpo seria forçado a usar o acúmulo de gordura extra para ter energia.
Eu sempre tive problemas em relação à essa dieta, mas nunca havia procurado maiores informação a respeito. Algumas coisas que eu já tinha como claras eram: apesar de parecer altamente eficiente, não há magia metabólica na dieta de Atkins, afinal, a perda de peso é inevitável quando se cortam categorias de alimentos importantes. Outro ponto importante é: como essa dieta não fornece o suficiente da fonte preferencial de energia pro corpo, os carboidratos, ele começa a decompor os próprios músculos para ter energia, ou seja, ele consome a SUA proteína.
Os efeitos colaterais dessa dieta podem incluir fadiga, náusea, dores de cabeça, constipação e mau hálito. Assim, muito do emagrecimento das primeiras semanas é o resultado de uma perda não saudável de tecido muscular e água, o que é péssimo em termos de saúde.
Além disso, prá quem quer perder peso rápido e ao mesmo tempo trocar massa (gordura por músculo) fazendo musculação, a dieta de Atkins é um tremendo tiro no pé, visto que você estará comprometendo massa magra (afinal, músculo é proteína) enquanto emagrece. Esse fator, e outras curiosidades relacionadas à dieta e treinamento físico serão abordados em alguns textos que publicarei num futuro próximo, então passemos adiante.
Não é porque é dieta, que é saudável!
ResearchBlogging.orgFiquei muito interessado quando vi um estudo tratando dos efeitos dessa dieta em modelos de arteroesclerose, o entupimento dos vasos sanguíneos que leva ao infarto. Os camundongos desse modelo são animais knockout, ou seja, não contém um gene específico. Nesse caso, o gene que codifica uma proteína chamada Apolipoproteína E, reconhecidamente importante no metabolismo de lipoproteínas. A ApoE também está intimamente relacionada a doenças cardiovasculares, e há novos indícios de relação com a doença de Alzheimer.
Os camundongos foram mantidos em dietas com baixo conteúdo de carboidratos e alto conteúdo de proteínas (LCHP), e comparados a animais mantidos ou na dieta padrão (SC), ou na dieta ocidental (WD, que contém quantidades semelhantes de gorduras e colesterol em relação à dieta LCHP). Os exames e dados foram coletados em 6 e 12 semanas.
Os camundongos da dieta LCHP desenvolveram mais focos de aterosclerose arterial, e tiveram menor habilidade de geração de novos vasos sanguíneos em resposta à isquemia (danos por falta de nutrientes/oxigênio, etc.) do tecido vascular. A imagem abaixo mostra os focos de ateroesclerose em vermelho, e fica fácil de perceber que a dieta LCHP foi realmente a mais prejucidial entre as três.
atkins1.JPG

Imagem mostrando os focos de ateroesclerose em vermelho


Ainda, a dieta LCHP reduziu de modo significativo o número de células endoteliais progenitoras (EPCs), que são marcadoras da capacidade de regeneração vascular, presentes na medula óssea e no sangue periféfico.
Em conjunto, esses dados demonstram que, em modelos animais, a dieta LCHP tem efeitos vasculares adversos que não são detectados por marcadores séricos e que macronutrientes não-lipídicos podem modular as células progenitoras endoteliais e a patofisiologia.
Eu já tinha restrições em relação a esse tipo de dieta, e agora, com esses dados, acho que é questão de tempo até os nutrólogos e nutricionistas abandonarem sua prescrição.
tofu-basil.jpgO que fazer? Há alternativa similar à Dieta de Atkins?
Existe uma alternativa à dieta de Atkins que chamam de Eco-Atkins, e consiste em usar proteína vegetal, que não teria os efeitos vistos na pesquisa que discuti no texto. O problema é: a fonte de proteína vegetal mais difundida é a soja, e, no caso dos homens, eu aconselharia bastante cuidado na quantidade que ingerem. O ideal é não abusar da soja para não correr o risco de desenvolver alguns “efeitos colaterais” indesejáveis.
Mas isso é assunto prá outro texto, fiquem curiosos até lá 😉
Para ler mais sobre a Dieta de Atkins, recomendo esse ótimo texto da HowStuffWorks, em português.
Para conhecer a Eco-Atkins, recomendo esse texto que saiu no UOL Ciência & Saúde.
Foo, S., Heller, E., Wykrzykowska, J., Sullivan, C., Manning-Tobin, J., Moore, K., Gerszten, R., & Rosenzweig, A. (2009). Vascular effects of a low-carbohydrate high-protein diet Proceedings of the National Academy of Sciences, 106 (36), 15418-15423 DOI: 10.1073/pnas.0907995106

73 comentários em “Dieta da Proteína: rápida para emagrecer… e para te dar um ataque cardíaco.”

  1. OLA,COMECEI ESTA DIETA HA UMA SEMANA E JA EMAGRECI 6 KILOS...E NAO SINTO NEM FOME E NEM CANSASSO..

  2. Estou fazendo a dieta Atkins a 6 dias e não consegui emagreçer nada... não sei o aconteçe... algum poderia esclareçer?

  3. Acreditem, eu comecei a dieta dia 27/07 hje è 31/07 acho que ja perdir 5 kg, minhas roupas fogaram, certo que ainda sinto um pouco de dor de cabeca, mais o custo beneficio, nao tem preco agente si semte mais confortavel ao sentar, sem que o chorte fique estourando, e abrindo o botao, foi o melhor metodo de perda de peso que ja vi, antes tinha tentado academia, corrida, mais nada foncionava, eu chega em casa com o triplo de fome, mais com a proteina nao sinto fome. Boa sorte a todos, nao disistao fonciona mesmo!!!!

  4. Bem...eu fiz essa dieta e realmente perdi peso rápido, só que eu me sinta um pouco fraca ,então eu passei a comer carboidrato (integral) uma vez ao dia e esta dando certo do mesmo jeito, graças a Deus !!!Essa dieta é muito boa !
    Boa sorte para todos !

  5. Essa dieta é mil !!! há quase 10 anos não me sentia tão bem,da última vez que me pesei estava com 107kg ,minha vida era só me entupir de massa, engordar e achar que a minha vida ia ser isso pra sempre. Só tem uma semana q comecei ,mas já sinto as mudanças, no meu corpo ,tenho mais disposição, minha auto-estima está melhorando e eu hj tenho certeza de que posso alcançar meu objetivo q é chegar aos meus 65kg. Pois essa dieta não parece nem dieta, pq eu amo carnes de todos os tipos ,amo saladas,queijos,gelatinas e etc ,já ah algum tempo venho aderindo aos chás apesar de não gostar muito,mas não posso negar o quanto tomar chá me faz bem. Então é isso, é DEUS na frente e força de vontade que se consegue tudo!!! Bjs obs, só vou me pesar quando tiver já quinze dias de dieta e volto p postar se Deus quiser com boas novas.

  6. Oi Pessoal! Acredito que NADA EM EXCESSO faz bem. Acredito que comer carne de peixe ou de frango grelhados, ovo cozido, muita verdura, muita fruta, suco natural, 3 litros de água por dia, optar por carboidratos naturais (como batata, mandioca) ou integrais (arroz integral, pão integral etc) e fazer PELO MENOS meia hora de exercício fisico emagrece. QUALQUER um sabe que emagrecer é pura matemática. Coma menos, se exercite mais e vai emagrecer.
    Agora, os adeptos da dieta Atkins PRECISAM SABER que se entupir de creme de leite, de picanha com gordura, ovo frito e etc vai sim fazer mal ao coração, não é preciso ser um gênio pra saber disso. MAS na internet existem várias fontes de dieta Atkins, algumas apenas dizem que pode comer carne, creme de leite ovos a vontade, MAS O MAIS IMPORTANTE é que não explicam: GORDURA DEMAIS (OU SEJA, tudo o que for frito e com muita gordura) vai fazer mal ao coração SIM!! Então, adeptos dessa dieta, PELO AMOR DE DEUS, optem sempre pelo grelhado, pelo cozido e por carnes brancas e verduras, e evitem ao máximo comer fritura e gordura, ok!!

  7. Comecei hj fazendo a dieta, e já comecei errado.
    Errei sem saber, vários sites dizem para usarmos o suco CLIGHT só que ele contém MALTODEXTRINA e a maioria das gelatinas zero tbm tem esse ingrediente.
    Portanto temos que olhar sempre os INGREDIENTES nas embalagens

  8. Preciso emagrecer 30 kilos,estou desesperada,mais lendo essa materia com esses comentarios fiquei muito intusiasmada,sei que nao devo ingerir gosrduras ruins,mais sim carnes magras,ovos cozidos,verduras,carnes cozidas e grelhadas assim por diante..bom estou com 99,00 kilos,conto com a ajuda de voces ok.. em 1 semana dou noticias de como esta indo a evolucao da dieta beijos

  9. Isso envolve um pouco do biotipo da pessoa..tem gente que digere melhor as proteinas..outros não...meio o que defende a ortomolecular sabe, tem gente que não consegue comer carna vermelha...tem gente que nem consegue comer carne...é muito relativo!
    Mas...acho que o certo é perseguir seu objetivo..seja ele uma dieta...um blog...
    Nossa todo esse papo me deu fome....vou comer mu frango com brócolis ; )

  10. Atkins é a dieta do homem das cavernas. Não fosse assim a espécie humana não teria sobrevivido. Por acaso existia farinha e açúcar na idade da pedra? FAÇA ATKINS, emagreça seja feliz.

  11. Estou fazendo a dieta desde 10/11. Nos dois primeiros dias senti fraqueza e necessidade de comer, pois tinha sensação de fome. Depois passou e foi tranquilo, dia 30/11 me pesei e havia perdido 5Kg (de 73,2 estou com 68,0). Não faço exercícios agressivos, apenas caminhada 1hr por dia. Estou satisfeita com o resultado e meus exames solicitados pela endocrinologista estão perfeitos, porém ainda estou com sobrepeso de 7kg. Vou continuar com a dieta e nada encontrei que a desabonesse. Acho que com acompanhamento médico não existe problema. BOA SORTE A TODOS

  12. H[á uns 4 anos atrás fiz e deu resultado,4 meses atras passei por uma cirurgia de coluna e fiquei 60 dias de repouso e engordei .Começei a fazer a dieta na segunda ,hj é o terceiro dia e já estou sentindo diferença.Vale a pena ,dificil é só começar!!

  13. os efeitos colaterais do alto consumo da proteína de soja é a ginecomastia, rsrsrs a galera ficando com peitinho em 3..2..1...

    abraços e parabens pela matéria, até hoje ainda é válida e bem vista...

  14. Ah, sem falar que perdi 8kg comendo direito, nada de refrigerantes nem açucares, não cortei carbos apenas restringi a determinados horário, depois das 20hs 0% se eu não conseguir jantar até as 20hs faço um mechidao ovos e carnes uma fruta, e de sobremesa um copo de leite com umas 50gr de albumina e !! agora estou procurando uma dieta de bulking, seria esta uma opção, encher a cara de carne (proteínas) com pouco carbo??

  15. Vasta a ignorância do comentário desse tópico,as pesquisas recentes são definitivas em relação a dieta, que se trata muito além de meros conhecimentos baratos adquiridos de conhecimentos ultrapassados que se propagam devido não somente a ignorância mas também pela preguiça de se atualizar e conhecer realmente a fundo o princípio cientifico da dieta e a lógica nos resultados obtidos se for seguido a risca. O mundo obeso de hoje se dá ao fato de informações e pesquisas feitas a centenas de anos atrás, de que se menos comermos, nos macro e micro nutrientes , maior a eficácia de uma perda de peso e porque isso não ocorreu nas últimas décadas, pelo contrario, o mudo ganhou peso e muito. Vale ressaltar que a dieta da proteína chega a um ponto em que o organismo da pessoa passa a se saciar com muito menos alimento do que em relação à dieta comum, levando em consideração os valores calóricos dos alimentos. Santa Ignorância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *