Derrubando Torres de Marfim – o RNAm vai à Escola!

E-Learning.jpegExistem diferentes motivos para se trabalhar com divulgação científica, dentre os quais se destacam, na minha opinião:

1. Diminuir o abismo que existe entre os cientistas – produtores do conhecimento – e a população em geral, que muitas vezes têm acesso somente a matérias superficiais que costumam exagerar na simplificação do conteúdo cometendo erros conceituais gravíssimos;
  2. Promover um processo de educação não-formal que, pelo menos idealmente, pode se tornar um fator importante de difusão de conhecimento, de modo acessível a todos.

Claro, ainda estamos a anos-luz de atingir o grau de qualidade/interação/penetração que esperamos das nossas ações junto ao grande público. E, apesar de eu saber que essa não é ideia de todos os divulgadores de Ciência, tenham certeza que eu sou uma das pessoas que sonha em conseguir esses feitos.

O próprio título é menção direta ao conceito da “Torre de Marfim”, que designa um mundo ou uma atmosfera em que intelectuais se envolvem em questionamentos desvinculados das preocupações práticas do dia-a-dia. Fácil perceber o quanto eu sou contra isso, não?

Assim, foi com grande prazer que eu e o Rafael integramos o grupo de convidados do “I Ciclo de Palestras de Biologia” da E.E. Myrthes Therezinha Assad Villela, que aconteceu dia 17/10/2009, em Barueri – SP.

Faz tempo que aconteceu, eu sei, mas achei uma pena não termos comentado nada até o momento. Depois de algumas conversas excelentes que tenho tido com outros educadores, resolvi tirar esse texto da gaveta, e compartilhá-lo com todos.

BarueriGabriel.jpg
Minha palestra sobre células-tronco (foto: arquivo pessoal)

Essa atividade idealizada e realizada pelo Prof. de Biologia Flávio Rodrigues Grassi teve como principal objetivo levar pesquisadores de diversas Universidades (Federais e Estaduais) e Institutos de Pesquisa à Unidade Escolar para expor aos alunos do Ensino Médio um pouco da realidade do meio acadêmico-científico.

Além das nossas palestras, tiraramos dúvidas sobre nossas especialidades, e tentamos abordarar de maneira diferente assuntos do conteúdo programático do ano letivo e para vestibulares.

Foi uma manhã muito interessante, em que pudemos ter bastante contato com uma grande quantidade de alunos que mostrou-se bem interessada, e, claro, com uma grande quantidade de dúvidas que esperamos ter esclarecido. As palestras, e seus respectivos palestrantes, foram:

Animais Peçonhentos.
Biól. André Marsola: Bolsista PAP (Programa de Aprimoramento Profissional) do Laboratório de Artrópodes do Instituto Butantan.

Entendendo as Células-tronco.
M.Sc. Gabriel Cunha: Doutorando em Biologia Molecular da Disciplina de Biologia Molecular/Depto. de Bioquímica da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM).

Alimentos x Câncer
M.Sc. Márcia Miyuki Hoshina: Doutoranda do Laboratório de Mutagênese do Depto. de Biologia Celular e Biologia Molecular da UNESP (Campus Rio Claro)

O que é Câncer?
Biól. Rafael Soares: Doutorando pelo programa de pós-graduação em Biotecnologia da USP

Obesidade e Diabetes Mellitus
Dra. Talita Romanatto: Doutorado em Fisiopatologia Médica pelo Depto. de Clínica Médica da Fac. de Ciências Médicas da UNICAMP, iniciando o pós-doutorado na USP.

Foi um grande prazer participar dessa manhã dedicada à interação cientista-aluno, em que todos pudemos fazer um pouco de divulgação científica in loco, com respaldo imediato do público-alvo. Sem dúvida foi a primeira de muitas e aguardamos ansiosamente novos convites!

11 comentários em “Derrubando Torres de Marfim – o RNAm vai à Escola!”

1. Oi, Gabriel e Rafael!
    Muitos aplausos para vocês!!!
    O impacto da divulgação científica nas escolas é enorme e seu potencial ainda é muito subestimado dentro dos muros que cercam a academia.
    Abraços,
    Fernanda

2. Talvez seja uma possibilidade, daqui a um tempo, e da vontade dos integrantes do SBBr.
    Mas, nesse caso em especial, nossa ação não teve nada a ver com o ScienceBlogs. Fomos convidados como pós-graduandos mesmo, e não como divulgadores de ciência, como aconteceu com a entrevista que demos à CiênciaHoje ou ao E-farsas.
    Apesar, claro, de termos promovido uma ação de divulgação científica através de nossas palestras.

3. Olá. Admiro muito cientistas como vcs que têm essa visão sobre a divulgação científica e o papel da ciência, mas que principalmente trabalham pra que essas visão seja ação tmb. continuem com o trabalho sempre, estou chegando pra engrossas esse caldo tmb. abraços

4. Clau, que bom que gostou da apresentação, acho que os alunos que assistiram também gostaram (espero que sim, pelo menos!)
    Deixei mais algumas no SlideShare, se tiver curiosidade, entre lá e dê uma olhada!

5. Só posso agradecer a todos os palestrantes por terem atendido o pedido desse professor "esforçado" numa manhã chuvosa de sábado! Os alunos adoraram as palestras que foram bastante citadas durante as semanas seguintes!
    Gostaria que a iniciativa dessa parceria não se caracterizasse como um evento isolado.
    Espero novas edições! Abração!
    Flávio

6. nossa, que idéia boa!
    muito simples e que faz toda a diferença!
    que bom que vc decidiu postar sobre isso, gabriel! acho mesmo que essas coisas precisam ser espalhadas por aí...
    um beijo pra vcs e pro Flávio!

7. Bacana mesmo, rapazes! Parabéns pelo engajamento de vcs!
    Pour aller plus loin a ótima sugestão da Claudia Chow (de disponibilizar a apresentação aqui, acatada por vcs), e retomada pelo Roberto Takata, de criar uma coleção de palestras dos integrantes do SBBr, sugiro a criação de uma página aqui do tipo Slideshare, agregando toda a produção de divulgação em ppt dos Sciblings... 🙂