Contemplem o animal mais evoluído da terra, humanos inferiores!

Li antes de ontem sobre o animal mais evoluído que já habitou esse planetinha condenado ao fracasso por problemas de gerência. Ainda não o conhecia, mas foi fácil o artigo ganhar minha atenção…

Trata-se da Elysia chlorotica, uma grande e gosmenta lesma que habita a costa leste da América do Norte, desde a Flórida até o Canadá. E sim, eu disse lesma. Taí um soco no estômago prá quem vive falando que os seres humanos são o state-of-the-art da evolução animal.

Mas o que diabos essa lesma faz prá estar aqui, recebendo esse destaque?

Ela é verde, meus queridos… e não é verde só porque é bonito não. Ela tem CLO-RO-FI-LA.

Touché, mes amis!

green_sea_slug.jpg


O melhor: ela utiliza essa clorofila para fazer fotossíntese, o recurso mais “animal” (perdoem o trocadilho) que qualquer organismo pode querer… bom, talvez o segundo, depois da bioluminescência (ainda mais em tempos de ‘Avatar‘).

Agora a pergunta de ouro: como esse bichinho conseguiu tal façanha?

A Elysia chlorotica já possuía a reputação de “sequestrar” as organelas e alguns dos genes responsáveis pela realização de fotossíntese, o que caracteriza um processo de transferência horizontal gênica único nos animais. Aliás, parafraseando o Kentaro Mori, Lamarck ficaria deveras contente com essa descoberta…

O que descobriu-se agora é que a lesminha conseguiu se apoderar de genes suficientes para organizar a sua própria “via fotossintética”, mandando uma banana pros outros animais, tadinhos, que precisam ir atrás de seu próprio alimento (ou acionar o delivery da pizzaria).

As novidades foram apresentadas dia 7 de Janeiro, na Reunião Anual da Society for Integrative and Comparative Biology.

Depois que comecei a escrever “descobri” (aah, a internets) que a nossa querida Elysia não é assunto novo. O Carlos Hotta (do Brontossauros) e o Kentaro (100Nexos) já haviam escrito sobre ela em 2008 (cheguei bem atrasado dessa vez, mas ninguém acerta sempre, né?), então leiam mais sobre o assunto por lá!

Aliás, tem outro cara que é fã desse animalzinho, o Luís Felipe, do blog O Amigo de Wigner (ele até homenageia a querida em seu banner!), que também escreveu sobre o assunto, e comenta uma história engraçada envolvendo a mesma.

E agora eu tenho que ir, porque estou com fome e preciso buscar meu próprio alimento #invejinha

via Wired Science / 80 Beats (Discover Magazine)

12 comentários em “Contemplem o animal mais evoluído da terra, humanos inferiores!”

  1. Lindo!!! Mas não gostei do título. Não gosto dessa idéia de que algum ser pode ser mais ou menos evoluído que outro. Estamos todos aqui... então temos no mínimo o mesmo tempo de evolução. Ter clorofila pode ser muito util pra um bicho desse, mas talvez não para um ser humano.
    Agora... um processo de transferência horizontal gênica é MUITO LEGAL!

  2. @Danilo
    O título foi uma brincadeira justamente prá alfinetar quem tacha os seres humanos como "a última bolacha do pacote" em termos de "seres evoluídos", nomenclatura a qual eu também discordo.
    Quem fica de papinho dizendo que "somos os filhos de blabla", temos potenciais "mágicos" desenvolvidos somente pelos grandes gurus, etc., mostra apenas que realmente não tem nenhum conhecimento de evolução.
    Evolução, claro, não é sinônimo de melhora, logo, as terminologias "mais" ou "menos evoluído" são erradas, sendo o melhor "mais ou menos derivado". Aí sim deixamos claro que é um processo gradual, mas não necessariamente uma escalada.
    Valeu por abrir o diálogo, estava esperando um comentário assim 😉

  3. Gabriel e Danilo
    Ah, que blablabla mais furado!
    Fotossintese é F*DA sim, pago um pau pra lesma. E pras gramíneas que são outro grupo bem mais f*deroso que nós.
    Ou vcs vao discordar do meu gosto? Preferia ser uma capim-elefante mesmo, e daí? Elas tem o melhor aproveitamento energético do mundo! Crescer 4 cm num dia não é pra qualquer um nao!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *