Melhor que ficar brilhando é ficar da cor que precisar, quando precisar, viu, Avatar?!

ist2_2982409-chameleon-furcifer-pardalis.jpg

Aproveitando que minha veia artística está acelerada, compartilho com vocês um vídeo de um dos animais que mais me impressionam, os camaleões.

Existem cerca de 160 espécies em todo o mundo, mas poucas pessoas sabem que nem todas são capazes de mudar de cor. O registro fóssil mostra estes lagartos adaptados para escalada e caça visual habitam a Terra há pelo menos 26 milhões de anos (com desconfiança que possam ser tão antigos quanto 100 milhões de anos).

Mas, voltando ao assunto, a primeira pergunta quando o assunto é “camaleões” é: como eles conseguem essas mudanças de cor?

Vocês sabiam que a pele dos camaleões é transparente? Pois é, as células responsáveis por sua coloração, chamadas cromatóforos, ficam abaixo dessa primeira camada de pele, e são altamente especializadas.

As células da camada superior são chamadas xantóforos (pigmento amarelo) e eritróforos (pigmento vermelho). Logo abaixo estão os iridóforos (ou guanóforos), que contém guanina, uma substância de aparência cristalina que reflete a parte azul da luz incidente. Se a camada superior de células aparecer principalmente amarela, a luz refletida se torna verde (azul + amarelo, lembram das aulinhas de Educação Artística?). Ainda há uma camada de melanina (pigmentação escura que dá nosso tom de pele e nos protege contra o ultravioleta – UV – da radiação solar) numa camada ainda mais profunda nas células refletoras, influenciando na intensidade da luz refletida.

Explicações dadas, vamos ao resultado de toda essa coordenação celular, que, afinal, é o motivo de eu ter escrito esse pequeno texto:

Querem uma curiosidade antes de terminar? Ao contrário do que se pensa, os camaleões
normalmente alteram sua cor em função do estado comportamental em que
se encontram. As mudanças são
também um tipo de indicador social para seus semelhantes, e há pesquisas que sugerem que a pressão inicial para evolução do sistema
cores tenha sido a sinalização social, e que os métodos de camuflagem
tenham sido um efeito secundário.

Vi (e PIREI) na Chamaleonshops
Imagem do início do texto à venda na iStockphoto (que tem uma quantidade impressionante de fotos lindas desses animais malucos)

Pro final, deixo uma pergunta: e aí, @kenmori e @Efarsas, esse vídeo é real?!

***UPDATE: o Gilmar do www.e-farsas.com é um cara muito rápido e já me avisou que o vídeo é falso. Aproveitem e vejam mais “causos” como esse no site!

5 comentários em “Melhor que ficar brilhando é ficar da cor que precisar, quando precisar, viu, Avatar?!”

  1. O bicharoto do vídeo é um veiled chameleon macho (espécie Chamaeleo calyptratus). Algumas espécies de camaleão são criadas como pet na terra do tio Sam. Essa é uma delas. Tive uma fêmea jovem dessa espécie em meados de 1998. E, de fato, eles não mudam de cor tão rápido como no vídeo.
    Saudações periciais,

  2. @CRDias
    Sim, eu lembro da Sasha!!!
    Até hoje tenho uma foto com ela em cima da minha cabeça, vou passar o scanner e mostro prá todo mundo.
    Detalhe: eu tinha 16 anos quando a foto foi tirada, vocês podem não me reconhecer ; )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *