O Conselho Federal de Medicina falou, tá falado. Algumas práticas ortomoleculares e biomoleculares não podem ser realizadas por não terem comprovações científicas. – Aliás, quem inventou esses nomes? Parece até essas coisas pseudocientíficas bioquânticas
Agora reposição de nutrientes que estejam faltando, como vitaminas, ou tirar outras substâncias nocivas, como metais pesados e pesticidas, só podem ser feitas nos parâmetros internacionais e se forem medidas e comprovadas a falta ou excesso de substância.
E para essa medição não vale o famoso teste do cabelo, que todo ortomolecular pede. Este só funciona em caso de intoxicação ou contaminação por metais tóxicos. Fora isso não funciona e está proibido de ser usado.
Alguns trechos interessantes da resolução (leia aqui na íntegra):
- Art. 8º A remoção de minerais, quando em excesso, ou de minerais tóxicos, agrotóxicos, pesticidas ou aditivos alimentares se fará de acordo com os seguintes princípios:
- I) O excesso de cada substância tóxica deverá ser considerado isoladamente;
- II) Existência, na literatura médica, de fundamentação bioquímica e fisiológica sobre o efeito deletério do excesso da substância tóxica considerada, bem como de dados que comprovem a possibilidade de correção efetiva por meio da remoção proposta;
- III) Além da melhoria dos parâmetros laboratoriais, deverá haver comprovação científica de utilidade clínica;
- IV) O valor terapêutico da remoção de determinada substância tóxica deverá ser avaliado para cada tipo de distúrbio.
- Art. 9º São destituídos de comprovação científica suficiente quanto ao benefício para o ser humano sadio ou doente, e por essa razão têm vedados o uso e divulgação no exercício da Medicina, os seguintes procedimentos da prática ortomolecular e biomolecular, diagnósticos ou terapêuticos, que empregam:
- I) Para a prevenção primária e secundária, doses de vitaminas, proteínas, sais minerais e lipídios que não respeitem os limites de segurança (megadoses), de acordo com as normas nacionais e internacionais e os critérios adotados no art. 5º;
- II) EDTA (ácido etilenodiaminotetracético) para remoção de metais tóxicos fora do contexto das intoxicações agudas e crônicas;
- III) O EDTA e a procaína como terapia antienvelhecimento, anticâncer, antiarteriosclerose ou voltadas para patologias crônicas degenerativas;
- IV) Análise do tecido capilar fora do contexto do diagnóstico de contaminação e/ou intoxicação por metais tóxicos;
- V) Antioxidantes para melhorar o prognóstico de pacientes com doenças agudas, observadas as situações expressas no art. 5º;
- VI) Antioxidantes que interfiram no mecanismo de ação da quimioterapia e da radioterapia no tratamento de pacientes com câncer;
- VII) Quaisquer terapias antienvelhecimento, anticâncer, antiarteriosclerose ou voltadas para doenças crônicas degenerativas, exceto nas situações de deficiências diagnosticadas cuja reposição mostra evidências de benefícios cientificamente comprovados.
Chiques, famosas e “ortomoleculadas”
Várias destas práticas, agora proibidas, vem sendo feitas e divulgadas a muito tempo. Como acontece com Giovanna Antonelli, uma das estrelas da Novela das Oito “Viver a Vida” (por ser uma entidade, “Novela das Oito” deve ser escrita em maiúsculas, por respeito a sua divindade) . É o que diz sua terapeuta numa reportagem de dietas dos Famosos (também com F maiúsculo por se tratar de divindade): “Giovanna Antonelli chegou ao consultório querendo emagrecer. Uma das providências foi prescrever doses extras de minerais que baixassem sua vontade louca de comer doce na fase pré-menstrual”. Hum… mas sem medir nada pra ver se tava faltando mesmo?
O fato é que resolve mesmo. Pelo menos pra emagrecer. Afinal a Global (G maiúsculo) chega no consultório querendo perder 8kg pra ser a próxima capa da Playboy e a terapia molecular, com todo seu conhecimento, receita o que? Ouça nas palavras de Samara Fellipo: “Não precisei passar fome e sequei 8 quilos em dois meses, reduzindo carboidrato e cortando doce e fritura”. Isso não é terapia ortomolecular Samara, é COMER DIREITO, DIETA, e todo mundo sabe como funciona!
Quem tiver dados REAIS de reposição de nutrientes usadas nessas terapias, pode me mandar.
Não apela, Folha
Agora, esta notícia da Folha resumindo a resolução está muito ruim e errada.
Diz que a resolução confirma a ausência de comprovação científica da prática, o que não é verdade. Ela regulamenta, ou seja, algumas práticas estão autorizadas e outras não. E afirmar “Entre os prejuízos estão o aumento do risco de câncer”, é senssacionalismo, já que não é exatamente isto que a resolução fala, como você pôde ler acima.
E outra, a Folha definiu as práticas ortomoleculares e biomoleculares com o que estava escrito na resolução. Custava dar um “google” pra aprofundar pelo menos um palmo?
Mas Fafá! O inventor da ortomolecularidade foi um ganhador de dois prêmios Nobel!!!!!!!!
Depois de roubar o "argumento" principal dos loucos que vão cair aqui, muito bom texto!
Só falta agora o CFM revogar a própria imbecilidade e proibir acupuntura e homeopatia.
Agora falta o mesmo CFM usar o mesmo critério e mandar a homeopatia e a acupuntura passearem, em vez de dar guarida como especialidades médicas.
[]s,
Roberto Takata
vc imagina o q a gente passa com paciente com doencas graves, que caem nessa? eu vejo gente pobre, q vive de salario minimo, pagando 500 reau pelo teste do cabelo, pq o dotõ afirmou q vai curar a dor nas junta dela.. ou o diabete... ou q ela vai emgrecer e melhorar a pressão...
triste...
pra nao falar dos soropositivos.. caem nessa junto com o pastor q cura "aide"...
Medicina Orto-molecular tem um radical metila associado?(piadinha de químico)
Ao invés de revogarem isso tudo, deveriam revogar o CFM e fazerem um novinho em folha; de preferência, um que não dê autorização para pseudocientistas. Acho que a próxima especialidade médica a ser reconhecida é o uso de cristais sextavados de dióxido de silício (COMO vão utilizar, eu não sei e nem quero saber).
Excelente texto! Parabéns e obrigado. Vou usar como referência. A "onda racionalizante" vem vindo devagar...
É realmente preocupante, sou nutricionista e os casos vindos de ortomolegurares com super/mega e dosagens mínimas de macro e micronutirentes eram contrastates que assustavam, fora os resultados bioquímicos. Deve-se buscar fundamentos científicos nos cálculos da dieta de cada indivíduo e verificar por protocolos suas reais carências e necessidades e deixar ciente que não se consegue nada com "dosagens mágicas".
É realmente preocupante, sou nutricionista e os casos vindos de ortomolegurares com super/mega e dosagens mínimas de macro e micronutirentes eram contrastates que assustavam, fora os resultados bioquímicos. Deve-se buscar fundamentos científicos nos cálculos da dieta de cada indivíduo e verificar por protocolos suas reais carências e necessidades e deixar ciente que não se consegue nada com "dosagens mágicas".
Querendo ou não, a prática ortomolecular e reconhecida e regulamentada. O exame do cabelo não é proibido e pode ser usado no contexto do diagnóstico de contaminação e/ou intoxicação por metais tóxicos (Art. 9, IV). Deve-se é tomar cuidado na escolha do profissional adequado. Como em todas as áreas, existem profissionais bons e sérios e outros que fazem mal uso e acabam prejudicando a prática.
Não é a prática como um todo que não tem fundamento científico, afinal de contas, o "cara" ganhou 2 Nobels. Não podemos generalizar...
E daí que ele ganhou 2 Nobels Prize? (esse cara que vocês estão falando deve ser o Linus Pauling)
Linus Pauling disse que a estrutura do DNA era uma Tripla Helice!
"-.- Premio Nobel = Estou Certo?"
Quanta besteira.....quanta ignorância.....não é pra menos.... colonizado por marginais no intuito de criar uma raça resistente para se manter nas lavouras....só podia ver esses argumentos e essas imbecilidades. Conversem primeiro com um profissional competente....que é difícil em qualquer especialidade e em qualquer profissão....e depois tire suas conclusões.....criticar é muito fácil.....
Sou nutricionista,e não acredito que mega doses façam bem !!
Podem até EMAGRECER , mas a que preço, e a saúde ?! não será prejudicada? E a longo prazo ? Gostaria muito de ler estidos científicos que comprovem eficiência e saúde A LONGO PRAZO (DÉCADA).
MUITO (em caps) interessante seu texto. Sugiro que coloque mais artigos fundamentando seus argumentos.
Lendo o texto da Samara (com S de Sadia, haha), encontrei: "No inventário de ganhos, Samara menciona a energia reconquistada — que ajudou a voltar à malhação —, o cabelo brilhante, as unhas fortes e a pele mais bonita. Até conseguiu incorporar de vez ao dia-a-dia o saudável hábito de beber água."
Qualquer um sabe que doces e carboidratos podem deixar a pessoa com depressão e cansada enquanto a dieta com proteínas deixa a mente mais alerta, o corpo mais disposto, cabelos e unhas fortes (colágeno e queratina), etc...
Dietas sempre foram modismos que servem apenas de marketing. Se analisarmos bem, a maioria recomenda sempre o mesmo: reduzir, doces, frituras e carboidratos e balancear com proteínas, vitaminas e água.
Alguém já viu o que tem na formulação daqueles caríssimos shakes da herbalife? Basicamente é uma mistura de Maltodextrina (carboidrato) + Whey protein e soja (proteína) + vitaminas.
Eu faço um shake 3x mais barato comprando os igredientes separados e com melhor qualidade.
Não existe mágica, existe Marketing.
sou muito magra,de alguns anos pra ca estou c/sii sindome de intestino irritado,fui em uma medica nutricionista biomolecular,ela cortou toda minha comida agora só posso me alimentar de arroz integral nada de glútem nada de feijão verduras,
, só legumes cozido e frutas citricas só assada nada de leite ou derivado,nem soja enlatados etc...estou em duvida se devo ou ñ entrar nesta dieta e por 3 meses p/poder me desintoxicar depois voltamos aos poucos ao lixo como ela diz...tenho medo de emagrecer ainda mais o q.eu faço???
Quem autoriza novas medicinas para o CRM, são justamente médicos e especialistas na àrea.
Ai vem o problema, uma nova medicina que deixa seu organismo mais saudável, visto que hoje a nossa alimentação é uma porcaria, e não basta dizer que é só fazer uma alimentação balanceada, porque não sabemos ao certo onde esta o devidos nutrientes necessários para uma boa saúde, porque não sabemos se os alimentos industrializados contém tais nutriêntes, e os médicos comuns não estão preocupados em saber o que esta faltando em nosso organismo.
Pesquisem, o Escorbuto matou durante 200 anos e era apenas falta de vitamina C no organismo
E tem o grande problema, um organismo saudável não vai ao médico, isso significa prejuízo para eles, será que estão interessados nisso?
boa
É isso: uma abordagem mais simples e óbvia, sem precisa recorrer a tratamentos caros e invasivos (e complicados), não serve! O ser humano continua a ser aquele pedaço de carne precisando de remendos dolorosos, mesmo que não funcionem. Me poupem senhores! hoje, após adquirir uma doenção autoimune, eu tive a experiência de perceber como trabalham a maioria dos médicos alopatas, é lamentável!
P.S: cuidado porque? por acaso o perigo pode ser maior? existe contra indicações em otimizar a saúde? fazer com que o organismo se fortaleça para enfrentar situações adversas? etc? etc? etc?
Rose amada, é por isso que medicina tradicional eu não quero nunca mais, estou tão doente e eles não sabem o que fazer, só sabem receitar botox! Medicina alopata é um fábrica doenças...tratam de uma, e criam duas de bônus!