Pombas de mochila

pomba mochila gps.JPGVejam se não é a coisa mais fôfa! Ou pelo menos o mais próximo de fôfo que um bicho nojento como uma pomba pode ser.
Uma pomba de mochila e fazendo pose!

Mas pra que raios pesquisadores puseram mochilas em pombas? É que as mochilas levam um aparelinho de GPS, e assim eles podem rastrear a dinâmica das pombas enquanto elas voam em bandos.

Isso tudo pra responder perguntas intrigantes (mesmo que pra gente pareçam inúteis): porquê um bando de pombos muda de direção de repente? E porquê ele de repente pára e pousa ao mesmo tempo no mesmo lugar? Ou mesmo sem motivo aparente ele levanta vôo?

Esse estudo mostrou que existe uma hierarquia, e os integrantes do bando seguem o mestre. Mas essa dinâmica é complexa, com trocas de liderança durante o vôo e etc.

Mostrou também que os pombos que seguem não fazem isso por reflexo, mas ponderam e escollhem seguir o lider do momento. Isso porque a resposta na mudança de direção não é tão rápida como se fosse por reflexo, parece que rola uma pensadinha antes de mudar.

Outra coisa que essa sim me intrigou: Os animais menos graduados no grupo ficam sempre pra trás e a direita do líder, e parece que isto tem a ver com o cérebro dos pombos que, parecido com o nosso, tem o lado direito responsável pelas relações sociais. Como o lado direito do cérebro “vê” pelo olho esquerdo (também trocado como o nosso), os pombos menos ranqueados preferem ver os chefes como olho que está mais atento a sinais sociais. Que loucura!

Vi no Science Now

ResearchBlogging.org

Nagy M, Akos Z, Biro D, & Vicsek T (2010). Hierarchical group dynamics in pigeon flocks. Nature, 464 (7290), 890-3 PMID: 20376149

12 comentários em “Pombas de mochila”

  1. Bem, eu acho que pode ter também algum componente aleatório no comportamento de vôo dos pombos... nem todo comportamento precisa de uma explicacão exatamente racional.

  2. Essa parte do olho me cheira a pseudociência new age, como quando Lair Ribeiro manda estudar só pelo olho direito para ir direto para o hemisfério "calculista" e falar com a namorada pelo telefone no ouvido esquerdo para ir pro lado romântico.

  3. Um miguxxo diria "fowfaa" ou similar =P
    Interessante esse resultado, já havia visto que esse comportamento era devido à leitura errônea das intenções das outras pombas, como quando seguimos ao lado de alguém, mas a outra pessoa também está nos seguindo, e andamos para lugares completamente aleatórios.
    A componente de erro ainda deve estar presente, mas mais ligada ao julgamento do líder que dos outros, certo? Pois _tem_ que existir algo de aleatório no modo como elas se comportam, é muito nadaver todas voarem, planarem um pouco, e voltarem ao _mesmo_ lugar!

  4. Calma lá Kim.
    Ninguem falou q a modelagem foi feita plenamente. Claro que há fatores aleatórios. A questão é que foi observado um padrão certo, uma tendência, algo q não foi aleatório ou um pouco acima da simples chance, e é isto q o estudo achou.
    Não sei se entendi o que vc quis dizer com a componente de erro no líder.

  5. Citar Lair Ribeiro é dose.
    Existe sim base empírica para o clamor de lateralidade, inclusive da diferença de visão ligada aos lados do cérebro. Oliver sacks fala disso tmb.

  6. "Esse estudo mostrou que existe uma hierarquia, e os integrantes do bando seguem o mestre. Mas essa dinâmica é complexa, com trocas de liderança durante o vôo e etc."
    Coloca um GPS no Lula, que o resultado é o mesmo!! .. rs
    (brincadeira, pessoal)

  7. Só não atendi o nojento ao se referir dos pombos.. Os pombos são aves magníficas, sabia que em vôo são mais ágeis que águias?
    Como em todas as espécies, existem as raças puras, e as misturas.. O problema nas cidades se deram ao crescimento desordenado da população, que acabou por disseminar pragas e doenças...

  8. muito louco as pombinhas de mochila.
    conhecer padrões comportamentais desses bichos pode ser útil em manejo de populações em meio urbano, afinal só conhecendo o bicho pra fazer alguma intervenção consciente.
    pombas são ratos de asas!
    ps: adoro ratos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *