Animação: Como uma célula morre

Essa animação é a que mais se aproxima com o que realmente ocorre numa célula que está com problemas e precisa morrer. É a chamada APOPTOSE, ou morte celular programada.

Eu digo que é o mais parecido com o que realmente acontece porque muitas animações por aí mostram uma molécula indo diretamente em direção a outra como se fosse uma coisa consciente e direta. Mas a célula é mais bagunçada que isso, é um sopão que se organiza com alguns trilhos e sinalizações. As proteínas ficam boiando e eventualmente, casualmente, encontram a proteína que se encaixa nelas. Não é um caos, mas também não é um programinha linear.
Fora esta idéia do contexto celular, a animação não é muito didática pra quem não tem uma certa noção do que cada proteína faz. Ela é boa para alunos de medicina, biologia, farmácia ou outros interessados.
A apoptose é importantíssima, por exemplo, pra quem estuda câncer, pois a célula tumoral consegue driblar alguns desses passos inutilizando algumas das proteínas que aparecem na animação, quebrando este efeito dominó molecular. Assim ela permanece viva.

Dica do Ruan Medra, iniciando no meu lab e só entrou pq disse que lê o RNAm.

6 comentários em “Animação: Como uma célula morre”

  1. waka waka! essa animação ficou muito legal. Creio que a aparência das coisas nesta escala deva ser justamente essa. Outra coisa que fica legal em animações é a mudança de conformação das polimerases de DNA, tem poucos vídeos sobre isso que sejam bons para ver o processo.

  2. Opâ, valew ai pelo comentário...
    Espero que agente ainda veja muita apoptose nas nossas células tumorais...

  3. Essas animacoes do pessoal de Harvard sao as melhores. So estranhei a falta da inversao de fosfatidilserina da monocamada interna para a externa, pq as sinalizacoes da animacao tao bem detalhadas.
    Essas animacoes que utilizam o modelo de preenchimento espacial na minha opiniao sao as mais eficientes, inclusive didaticamente. Por ser a melhor representacao das formas das moleculas, da uma chance de visualizacao de proteinas, membranas e outras estruturas (que pra muitas pessoas nao passam de conceitos teoricos), isso eh bastante eficiente pra explicar a afinidade entre ligantes e enzimas por exemplo... essas animacoes sao tambem bem mais precisas em relacao a conteudo citoplasmatico e contexto social das celulas, como vc comentou.
    O que me irrita em muitas animacoes eh que representam as celulas e estruturas como "gosmas" que engolem coisas, as vezes aparece mais magica do que propriamente reacoes quimicas (que afinal, eh o que acontece), e como vc bem comentou, o ambiente eh simplificado demais.

  4. Acho uma maravilha para os estudantes da area, como sou leigo, fiquei sem entender um pouco o processo...como sugestão acredito que deveria ser acrescentado um áudio à
    apresentação, dando ênfaze a todo o procedimento...talvez facultasse aos cusriosos um melhor entendimento, pois o conhecimento não pode ser restrito apenas aos que militam na área, pois àqueles que não o fazem ficam ávidos a aprender, contudo, estão de parabés os autores dessa animação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *