Um relato sobre o incêndio no Butantan

incêndio butantan.JPG

Pobres garotos e pobres de nós sem a coleção do Butantan!

Este é um post de luto. E não é porque a grande maioria dos animais perdidos já estava morto que diminui a dor da perda. Aliás ela só aumenta quando percebemos a sua importância e propósito.
Segue aqui o relato de um grande amigo que trabalha, ou trabalhava, no Instutúto Butantan, e teve o seu laboratório totalmente destruído pelo incêndio da manhã do dia 15 de maio. Aqui ele mostra a importância real desta perda, não só para a ciência, mas para a sociedade brasileira e mundial.

A essa altura do campeonato vocês já devem ter escutado sobre o incêndio no Butantan. Infelizmente ele foi no meu laboratório.
Era um sábado tranquilo… daqueles que a gente levanta sem pressa e, no meu caso, enrola pra começar a trabalhar (até porque estou nas vésperas de entregar a minha dissertação e sábados são dias de trabalho). Acordei com o celular tocando e a notícia de que tinha um incêndio no Butantan. No começo não dei muita bola, mas logo que vi no video os bombeiros jogando água no meu lab cai na real.
O meu trabalho talvez tenha sido o menos afetado, até porque estou escrevendo a dissertação e já tenho toda a parte mais importante no computador e a salvo, mas queria dividir algumas coisas com vocês…
Ontem, a maior coleção de aranhas da américa latina e a maior coleção de serpentes do mundo foram severamente danificadas . A nossa coleção tinha mais de 150.000 lotes de aranhas, considerando que cada lote pode conter de uma a mais de 10 aranhas da pra ter uma ideia do número real de animais que estavam ali preservados.
A coleção da herpetologia tinha por volta de 80 mil exemplares de serpentes, algumas espécies que podem estar em extinção e exemplares tombados pelo próprio Dr. Vital Brazil, que fundou o Instituto Butantan 109 anos atras.
Não só pelo valor histórico dessas coleções e pelo respeito que devemos ter por elas queria discutir algumas coisas para esse não virar mais um e-mail sensacionalista de desabafo de alguém que está muito triste.
Uma coleção como esta, no olhar de um leigo pode até parecer coisa de um naturalista que coleciona besouros, mas tirando o fato de que Darwin criou a teoria mais importante para a biologia fazendo isto, estas coleções, como as que existiam no butantan, tem um valor inestimável para os estudos de biologia, taxonomia e ecologia. E não só para estes estudo de ciência básica. Toda a produção de ciência aplicada do Instituto depende desses laboratórios. Não adianta nada você fazer os estudos mais avançados sobre as proteínas tais dos sítios de clivagem alfa dos canis iônicos glutamatérgicos se ninguém identificar os animais que você coletou para este trabalho ou ainda se você não tiver um lugar para depositar alguns exemplares de testemunho para futuros trabalhos.
Uma coisa que acontece com essas coleções, principalmente no nosso país, é que ninguém dá valor. A impressão que dá é que os poderosos realmente acreditam que isso é coisa de naturalista do século passado que fica colecionando besouros. Quando as pessoas pensam no Instituto Butantan só estão preocupadas com a produção… com as vacinas e com o soro, mas esquecem ou não sabem que essa produção toda começa lá naquele laboratório.
Tudo isso que vocês escutam falar sobre ecologia, meio ambiente e principalmente sobre BIODIVERSIDADE uma hora ou outra passa pelas mãos das pessoas que trabalham nessas coleções. Um trabalho de formiguinha… pra organizar, catalogar e preservar todos aqueles exemplares que representam a nossa fauna de aranhas. Cada aranha tem um número de referência, uma etiqueta com informações de onde foi coletada, por quem e quando. É lá que descobrimos novas espécies e principalmente… é lá que conhecemos nossa BIODIVERSIDADE… se a gente não conhece. Pode ter certeza que os gringos vão vir aqui e catalogar tudo, e guardar nas coleções deles.
Mesmo no meio daquele caos e da tristeza de ver uma parte da minha casa virando pó, ainda tenho que escutar a conclusão da reportagem dizer “O instituto Butantan é responsável por 80% da produção de vacinas e soros no país e essas atividades não foram atingidas”. Como se estivesse tudo bem… Só que a produção do soro depende do trabalho daqueles garotos, que não ganham nem de longe o que merecem, mas levam esse laboratório com o coração. Garotos que passam os seus dias cuidando das aranhas como vocês cuidam dos cachorros e gatos que tem como pet para conseguir extrair alguns mililitros de veneno para a produção do tal soro. Garotos que pulam de alegria quando descobrem uma nova espécie… garotos que ficam tristes e preocupados quando alguma coisa com o livro tombo está errado… E garotos que ontem eu vi chorar e que mesmo sabendo dos riscos daquele prédio vir abaixo entraram lá pra tentar salvar pelo menos os exemplares que chamamos de “tipos”, aqueles que foram utilizados para descrever as espécies e que sem eles… não podemos mais ter certeza se a aranha que vamos coletar amanhã pertence de fato àquela determinada espécie.
Desculpe pelo e-mail de desabafo… mas é complicado ver um laboratório que você passou momentos alegres e dificeis virar pó e ferro retorcido!
Anexei algumas fotos… de como era… e como estava quando entrei pela ultima vez lá… aquela pilha de caderno sujos na ultima foto é tudo que sobrou do meu lab.

Danilo Guarda
Aqui o Danilo e uma de suas amadas

incêndio butantan 1.jpg

Aqui o que era o laboratório

incêndio butantan 2.jpgincêndio butantan 3.jpg

Aqui o que virou o lab

incêndio butantan 4.jpgincêndio butantan 5.jpg
Veja também a manchete comentada pelo Ciência à Bessa: Incêndio no Butantan Destroi Importante Coleção Zoológica
No blog do Luis Nassif um relato sobre a condição de outras coleções zoológicas, por Hugo Fernandes Ferreira

22 comentários em “Um relato sobre o incêndio no Butantan”

  1. Brilhante mensagem Rafael !
    Minha solidariedade e LUTO a todos que fazem e fizeram do BUTANTAN um símbolo de orgulho no Brasil.
    Quando vi a matéria , triste, lamentando, me veio à cabeça duas perguntas : Não havia sistema de proteção a incêndios nos ambientes do Instituto ? Será mais um fato de descaso das esferas públicas quanto à distribuição de seus recursos e/ou falta de apoio ao Instituto ?

  2. Brilhante mensagem Rafael !
    Minha solidariedade e LUTO a todos que fazem e fizeram do BUTANTAN um símbolo de orgulho no Brasil.
    Quando vi a matéria , triste, lamentando, me veio à cabeça duas perguntas : Não havia sistema de proteção a incêndios nos ambientes do Instituto ? Será mais um fato de descaso das esferas públicas quanto à distribuição de seus recursos e/ou falta de apoio ao Instituto ?

  3. Há culpados pela tragédia no Butantan
    Mesmo que os funcionários desafiem o medo de represálias por parte da truculência do governo do Estado, a mídia serrista boicotará qualquer denúncia que o responsabilize pelo incêndio que destruiu o Butantan. Mas alguém precisa dizer que esse absurdo de conseqüências incalculáveis teria sido evitado se a administração tucana concedesse mínimos recursos para equipamentos de segurança na instituição.
    Não faltou hegemonia eleitoral para essas medidas preventivas. E não faltaram recursos. O que faltou mesmo foi vontade política, competência administrativa, preocupação com um patrimônio científico de porte mundial, construído por alguns abnegados, que em algumas horas desapareceu para sempre.
    É o mesmo descaso que proporcionou as destruições das enchentes no interior. E novamente a imprensa mergulha em sua criminosa quietude eleitoreira.

  4. Eu conheço pessoalmente algumas pessoas do Instituto Butantan e sei exatamente o que estas pessoas estão sentindo porque temos uma coleção científica com mais de 12.000 exemplares a qual foi idealizada com a ajuda destas pessoas do Instituto Butantan.. estamos de luto aqui em Goiás por essa tragédia no mundo científico.. fiquem em paz

  5. Concordo inteiramente com o seu desabafo. Em média as pessoas não vêem um palmo a frente do nariz. Mais especificamente, têm ENORME dificuldade de ver aquilo que não lhes interessa diretamente. Fiquei MUITO comovido com sua descrição dos sentimentos e dedicação dos que trabalha(va)m no laboratório. Fiquei MUITO preocupado com a letargia da direção do Butantan. Se de alguma coisa vale, você e todos os seus colegas têm a minha solidariedade.
    Prof. Mauricio Peixoto

  6. Apesar de achar uma tragédia o que ocorreu, não consigo deixar de pensar na parcela de culpa dos próprios pesquisadores que nunca exigiram um sistema anti-incêndio para algo tão importante...

  7. Como pesquisador, fiquei bastante chocado ao saber dessa notícia. Mais abalado, quando lembrei das inumeras vezes que levei amostras para o pessoal do intituto. Penso que recuperar o trabalho perdido será uma tarefa muito difícil. Continuarei colaborando com essa coleção, cada vez que eu capturar um "bichinho".
    http://tinyurl.com/29flc67
    Att.,
    Mauro Cafundó de Morais

  8. A pergunta que não quer calar é como um local de tamanha importância não tinha um sistema eficiente e automatizado de proteção contra incêndio.
    Wagner Santos.

  9. a biologia e outras tantas áreas se sente de luto num momento desses... talves muitas pessoas nao façam ideia do q aconteceu, nao sabem a dimensao do problema.... achei o relato muito real e tenho divulgado para alguns leigos. precisamos divulgar o trabalho de quem passa dias e noites no "meio do mato" pra coletar. pra muitos eh programa de indio, mas pra nós e trabalho, e claro um pouquinho de diversao. parabéns pelo blog!!!!

  10. Olá Danilo, fiquei muito triste e comovido com essas perdas
    irrecuperáveis e importantes demais para todos nós. É muito dificil está no dia a dia como voçês estavam e estão e ver tudo isso aliás, não ver mais nada! É lamentável demais.
    Abraços.
    Francisco.

  11. Muito triste, ainda nem caiu a ficha do que aconteceu =/
    Isso me fez relembrar a tragedia que ocorreu a uns 8 anos atrás no Museu do beija-Flor no ES, que foi alagado e teve sua coleçao perdida, eu estava na cidade no dia do alagamento, conheci o museu antes e quando o visitei em janeiro desse ano ele ainda não tinha sido recuperado, e nem vai os animais que antes existiam lá não tem mais.
    Infelizmente agora aconteceu outra tragédia...

  12. O comentário do Edson foi exatamente o que passou pela minha mente quando soube da notícia. Como um local com diversos líquidos inflamáveis não possuia um mínimo sistema de incêndio? Isto não é apenas falta de visão da importância do trabalho que vocês desempenham, mas falta de respeito com a vida humana, pois graças a Deus não houve vítimas fatais. Uma bomba como essa explodiria cedo ou tarde. E é isso...Governo só investe onde há marketing. Triste realidade.

  13. As pessoas tem que ter um pouco de noção... tem gente culpando os pesquisadores???? o instituto não repassava dinheiro nem para comprar cadeiras, quanto mais para instalar sistemas de segurança. Acorda!

  14. De ferver o sangue mesmo. Desconfie sempre dos pesquisadores-estrelas. Se conseguem dinheiro, não é tanto pela qualidade da pesquisa, mas pela quantidade. Pois isso é o principal levado em conta pelas agências de fomento, apesar do ranking do Qualis Capes. Estes caras conseguem muita verba mais pelo nome que construíram ao longo do tempo, graças a seus estagiários e escraviários. Vivem contemplando o próprio umbigo e estão pouco se lixando para o resto. Quanto ao Raw, só poderia, no mínimo, dizer o seguinte: um comentário muito infeliz, digno de um babaca. E como diz um comentário após a notícia, certas cobras continuam vivas e intactas.

  15. Muitos lamentos, más enquanto era preventivo nada foi feito para evitar o ocorrido, parece que esqueceram de todas as providências quanto a segurança do local poderiam ser tomadas, quando da construção do mesanino dentro de um ambiente extremamente carregado de vapor de álcool, mesanino este com muitas lâmpadas que ficavam ligadas + umidade interna + vapores de voláteis - prevenção de acidentes = aconteceu o incêndio, e os responsáveis por esse projeto perigoso, e os responsáveis pela não implantação de proteções contra incêndio, agora e como sempre no Brasil alguns vão ser condenados para conseguir o encerramento de um processo de investigação, e o porque de se chegar ao incêndio, o mesanino, lâmpadas acesas em local de risco, falta de prevenção, etc..., isto é Brasil e os políticos continuam a roubar e muito bem acessorados e defendidos pelos melhores advogados bancados pelo dinheiro que já foi roubado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *