Dioxina: alguns esclarecimentos.

ResearchBlogging.orgPara não ter dúvida: dioxinas são tóxicas? Sim.

Afetam o desenvolvimento embrionário? Sim.

São produzidas quando aquecemos plásticos em microondas ou quando congelamos água em garrafas plásticas? Depende.

A utilização de plásticos próprios para aquecimento em microondas evita a formação desses compostos químicos, enquanto o congelamento de água nada tem a ver com a liberação de quaisquer substâncias tóxicas de recipientes plásticos.

Do começo: o que são as dioxinas?

1,4-dioxin-2D-skeletal.pngA dioxina na verdade é um composto orgânico de fórmula C4H4O2 que possui dois isômeros: 1,2-dioxina (ou o-dioxina) e a 1,4-dioxina
(ou p-dioxina, na imagem à direita). No entanto, a literatura científica utiliza o termo “dioxina” para se referir de
forma simplificada às dibenzodioxinas policloradas (PCDDs, imagem abaixo) como a
2,3,7,8-tetraclorodibenzodioxina (TCDD), a substância mais estudada por
seus efeitos tóxicos.PCDD_general_structure.pngParte dos problemas causados pela TCDD vem da sua interação com um receptor chamado AhR. O receptor afetado é translocado para o núcleo, onde é reconhecido por elementos chamados AhREs (por serem responsivos ao AhR) em vários genes diferentes. Essa atividade inicia diversas alterações transcricionais, de modo que os resultados das pesquisas envolvendo o AhR expandiram sua importância em múltiplos aspectos como o desenvolvimento embrionário, reprodução, imunidade inata e supressão tumoral.

Quem sentir falta de informações sobre os mecanismos, as duas referências que citei no final deste texto trazem revisões excelentes e atualíssimas sobre o tema, apesar de a química ser um pouco pesada.

Um caso famoso e recente.
Victor Yushchenko, candidato a
presidência da Ucrânia em 2004 ficou seriamente doente durante a corrida
presidencial no começo de Setembro. No diagnóstico, pancreatite aguda e
edemas relacionados a uma infecção viral e compostos químicos que não
são normalmente encontrados nos alimentos levaram o presidenciável a
afirmar que havia sido envenedado.

yushchenko.jpg

Yushchenko então reapareceu com o rosto
completamente desfigurado (foto abaixo) devido a cloracne ocasionada por
envenenamento por dioxina. A concentração de dioxina no sangue do
candidato encontrava-se 6000 vezes acima do normal. Apesar de polêmico, esse diagnóstico foi o mais aceito até então, e a premissa de envenenamento foi mantida.

E o microondas?

Existem várias mensagens na internet contra congelar água em garrafas de plástico ou cozinhar com plásticos no microondas. O caso da famosa mensagem que usa o Johns Hopkins como fonte de credulidade já foi desmentido pela instituição mais de uma vez.

As pesquisas atuais apontam que o congelamento de água não ocasiona a liberação de compostos químicos tóxicos de garrafas de plástico. No entanto, ao utilizar plásticos para cozimento no microondas é melhor seguir as recomendações do fabricante e certificar-se de que o recipiente plástico é próprio para este uso.

De qualquer modo, abaixo estão os símbolos que designam recipientes próprios para microondas e congelamento.

symbolfortableware.jpg

O departamento americano responsável pela segurança alimentar (FSIS) possui diretrizes eficazes para o cozimento de alimentos em microondas, mas como não encontrei nada parecido no Brasil, volto a recomendar: ao aquecer alimentos no microondas, utilize recipientes de vidro ou cerâmica apropriados.

Wells PG, Lee CJ, McCallum GP, Perstin J, & Harper PA (2010). Receptor- and reactive intermediate-mediated mechanisms of teratogenesis. Handbook of experimental pharmacology (196), 131-62 PMID: 20020262

FUJII-KURIYAMA, Y., & KAWAJIRI, K. (2010). Molecular mechanisms of the physiological functions of the aryl hydrocarbon (dioxin) receptor, a multifunctional regulator that senses and responds to environmental stimuli Proceedings of the Japan Academy, Series B, 86 (1), 40-53 DOI: 10.2183/pjab.86.40

18 comentários em “Dioxina: alguns esclarecimentos.”

  1. @Takata
    Obrigado por indicar o documento, eu estava mesmo esperando que os leitores desse texto pudessem contribuir na matéria regulatória e em algumas bobagens químicas que eu havia escrito (como o @joeysalgado está fazendo neste exato momento).
    Abraço

  2. Muito interessante o texto, já tinha ouvido falar disso mas achei que era simplesmente pseudo-ciência popular 😛
    Agora me criou uma dúvida. Não sei exatamente o material, mas conhece aquelas canecas de plástico (acho que é acrílico), aquelas que todo universitário tem... então, elas liberam dioxinas?
    O pessoal que eu moro (eu incluído) costumamos aquecer leite no microondas com essas canecas, é seguro ou estamos pondo em risco a nossa saúde?
    Valeu pelos esclarecimentos 🙂

  3. @Henrique
    Não encontrei nenhuma menção a tipos de plásticos contra-indicados pois a regulamentação brasileira está em aberto e no exterior as embalagens possuem o selo que indiquei no texto.
    Desse modo, acho melhor usar uma caneca de cerâmica ou algum copo de vidro.
    Abraço e obrigado!

  4. Olá Gabriel,
    muito interessante essa questão que você abordou.
    Eu também tinha minhas dúvidas se não era só terrorismo de internet.
    Mas agora fique com outra dúvida: o envenenamento pode se dar de uma só vez ou depende da quantidade de vezes que a pessoa foi exposta? É uma coisa progressiva ou pode ser instantânea?
    Obrigada!
    Abç. ; )
    C.

  5. Oi Chloe,
    Tua questão é extremamente pertinente. Pelo que eu pude encontrar, entendi que a intoxicação por dioxina é extremamente grave:
    http://maine.gov/dep/dioxin/
    mas não há menção ao fato de ser cumulativa. Mas também encontrei o seguinte texto:
    "Mas, como são cumulativas no organismo, as intoxicações pela "dioxina" provocam um sem número de doenças fatais, sem marcas e sem qualquer identificação da origem."
    Na página:
    http://www.consumidorbrasil.com.br/consumidorbrasil/textos/cidadao/dioxina.htm
    para o qual não são fornecidas referências. Dá para confiar nesta fonte?

  6. fico preocupada mesmo com os supostamente seguros para aquecer no microondas. afinal, muitas dessas substâncias químicas liberadas pelos recipientes de plástico até agora não entraram na avaliação. mamadeira de plástico, por exemplo, é tido como seguro aqui no brasil. todo pai e mãe esquenta leite aí. mas na frança, por exemplo, as mamadeiras de plástico estão proibidas(mas o problema principal aí, acho, é o bisfenol A). então os tuppers são seguros no microondas até que se resolva descobrir o contrário...
    exemplo aqui http://www.otaodoconsumo.com.br/ e referências de estudos aqui RemoverMaria Guimarães but some international studies referenced here: http://www.otaodoconsumo.com.br/pesquisas-internacionais
    até segunda ordem, prefiro desconfiar e me precaver. evito tomar qualquer coisa que venha em garrafas de plástico.

  7. Assisti a documentários, na esfera doméstica, que a dioxina forma-se a partir do congelamebnto e do aquecimento em qualquer recipiente plástico. Também no forno convencional.

    Também sobre nitritos e nitratos que são formados quando se doura a carne, defumados, churrascos (fumaça do carvão).
    Na dúvida, não congelo nem aqueço nada em plástico.Livrei-me de panelas de alumínio, congelo tudo em recipientes de vidro de de ágata. Meus bifes dicam dourados com um pouquinho de açúcar depois de shoyo.

  8. Gostei muito do que vcs Gabriel Cunha e Rafael Soares escreveram sobre dioxina, mas ainda tenho dúvidas em relação à líquidos quentes como café, chá servidos nos copos descartáveis, libera dioxina ou bisfenol A?
    Obrigda.
    Marcia

  9. Na dúvida eu preferi presentear o meu microonda porque a minha mãe orientava que não era favoravel usar microonda ela fazia comida em fogão a lenha e em panela de barro gostava de tudo muito natural e eu acredito que para quem não sabe usar o microonda e um perigo.

  10. Oi Ana Lúcia, essa ideia que temos de que coisas menos tecnológicas são mais naturais e portanto mais saudáveis pode estar bem errada em alguns casos. Veja por exemplo esse link: "Uso diário do fogão à lenha pode prejudicar os pulmões, diz estudo". A matéria comenta um artigo científico de 2011 que determinou que cozinhar dentro de casa usando madeira ou carvão (ou seja, fogão à lenha) provoca cerca de 2 milhões de mortos por ano.

  11. BOM,SE CORRER O BICHO PEGA, SE FICAR O BICHO COME! O MELHOR É SEGUIR AS ORIENTAÇÕES DE QUEM REALMENTE ENTENDE.
    LEVO MARMITA PARA O SERVIÇO E ESSA SEMANA SENTIR UM CHEIRO FORTE APÓS TER ESQUENTADO UM POUCO MAIS NO MICROONDA,JÁ VENHO FAZENDO ISSO DESDE DE FEVEREIRO.
    GABRIEL SERÁ QUE ISSO JÁ ME CAUSOU ALGUM PROBLEMA? AMANHA VOU COMPRAR UMA VASILHA DE VIDRO. PARABÉNS PELA PUBLICAÇÃO.

  12. Levo marmita em recipientes plásticos e esquento em micro-ondas , gostaria de saber até onde isso é prejudicial a minha saúde.Nos envenenamos todos os dias com a dioxina?A dioxina só é liberada qdo aquecemos em microondase se colocarmos em "banho maria "??Essa substância é cumulativa???

  13. Excelente o assunto devemos evitar mesmo o uso do Plastico para aquecer alimentos em microondas, ou congela-los e mante-los longos periodos congelados.

  14. Eu também levo marmita fiquei preocupada com o que acabei de ler vou providenciar outro meio de me alimentar agora .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *