Podcast do Scienceblogs Brasil: atacando outra mídia

radio_toaster_opt.jpgAqui está o link para o Dispersando, o podcast oficial do Scienceblogs Brasil.
Podcast, pra quem nunca ouviu a explicação que já é um clichê, nada mais é que um programa de rádio na internet. Você pode ouvir na hora ou baixar o arquivo para ouvir quando quiser.
Você pode se perguntar (ou não, mas eu me perguntei): Porque fazer um podcast se podem só escrever sobre qualquer assunto?
Além de ser mais dinâmico, o podcast possibilita a conversa informal, que pode ser bem mais interessante de acompanhar. E eu acho que as pessoas tem uma tendência a gostar de outras mídias mais “diretas”, ouvindo ou assistindo vídeos. Como os vídeos ainda não saem, saiu o som.
Já foram gravados 4 programas, dos quais já participei de 3. Já falamos sobre divulgação científica, o incêndio no Butantan, generalizações e o último sobre o humor na ciência.
Todos bem descontraidos e informativos.
Então, se quiser ouvir a bela voz deste que vos escreve, OUÇA O DISPERSANDO!!!

3 comentários em “Podcast do Scienceblogs Brasil: atacando outra mídia”

  1. Então Rafael,acho sensacional o podcast e todas as mídias,mas tenho uma deficiência auditiva bilateral several e acho q pessoas como eu não devem ser excluídas de modo algum, acharia muito bacana um resuminho por escrito, para pessoas como eu "surdas oralizadas" que leem, poderem saber o que vocês falam nos podcasts.Obrigada!:)
    abraços
    PS:adoro seu blog.

  2. Bê,
    Mediante seu comentário pedi uma posição da diretoria do SBB. Segue aqui a resposta, com a qual eu concordo.
    "Nós nos sensibilizamos com a dificuldade de acesso de algumas de nossas mídias por decifientes visuais ou auditivos. No entanto, medidas que pudessem aumentar o acesso dos nossos textos e áudios poderiam simplesmente inviabilizar a sua produção, visto que escrevemos nossos textos e gravamos nossos podcasts nas poucas horas vagas que temos. Minha sugestão para o caso dos podcasts seria a Bê organizar um grupo de voluntários para ajudar a fazer um resumo e transcrever as melhores partes do podcast para nós. Publicaríamos e daríamos os créditos com prazer. Se um dia nos dedicarmos profissionalmente ao SB.br, prometemos que a acessibilidade do site terá prioridade."

  3. Olá, irei conferir o podcast. Acho válido vcs pensarem numa forma de fazer o podcast em forma de vídeo. Hoje existem muitos softwares de edição de vídeo bons e baratos (ou grátis) e os equipamentos como cameras e microfones também não são tão caros. Vídeos são muito mais dinâmicos e divertidos. Fica a sugestão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *