Quer estudar neuro? Pergunte como

brain_by_podajmidlon.jpgVeja, o título deste post é uma pergunta, por isso você não encontra-rá a resposta definitiva aqui.
Segue email que mandei para meu amigos “neuróticos”, anunciando minha intenção de começar seriamente a estudar neuro. Este é um antigo sonho e agora acho que está na hora de começar.
Mas começar por onde? A área é gigante. Bom, este era outro motivo para mandar o email. Veja abaixo e opine.

Este email é um pedido de ajuda. Por isso fique a vontade para não responder caso não tenha tempo. Mas qualquer dica será de grande valia.
É chegada a hora de me aventurar muito seriamente no estudo das neurociências (meu antigo sonho).
Ainda não vou trabalhar com isto, quero apenas começar a estudar a área.
Por isso gostaria de pedir uma ajuda na sistematização deste embasamento.
Por onde começar é a grande questão. Separar as áreas já não é fácil. O que temos?
Neuroanatomia
Neurofisiologia
Bio mol aplicada na área
Neuropsicologia
Comportamento animal
…?
Tendo as áreas, por onde começar?
Tenho muito interesse em tomada de decisão e também na modulação molecular do comportamento. Como proceder para embasar melhor estes dois objetivos ao final? Alguma dessas áreas pode ser ignorada?
Livros-texto do tipo compêndio para me guiar: vale a pena ou melhor buscar livros mais específiocs e aplicados?
P. Ex.: Cem Bilhões de Neurônios, do Lent, é bom? Não é muito basicão? Há outros melhores?
O Kandel é o melhor mesmo?
Leituras adicionais (para reforçar cada área específica):
Dentro de cada área há livros interessantes, como por exemplo “Por que Zebras não Tem Úlcera”, do Sapolsky, “Erro de Descartes”, “Tabula Rasa”, do Steven Pinker, os do Oliver Sacks… E quando estiver estudando cada área devo ler quais livros?
Bom, era isso. Desculpe o brainstorm de perguntas (literalmente “brain-” ), mas a sua ajuda será muito importante para esta minha nova e determinante fase de aprendizagem.
Muito obrigado

The_Brain_by_soliton.jpgClaro que isto também foi um tipo de estudo ou sondagem, coisas que a minha cabeça de cientista não deixa de fazer, para saber quem responderia, o que responderiam, que livros indicariam, e lincar isto com a personalidade e área de estudo de cada um que respondesse.
Tenho muita sorte de ter amigos inteligentes, informados, solícitos, enfim, fantásticos. Muitas foram as respostas e ajudaram muito.
Tudo que eu quero é otimizar o meu tempo para o estudo, que será autodidático, por isso a preocupação de como organizar tudo na ordem que pareça mais lógica PARA MIM. Mas cada um entra com a sua dica pessoal, claro.
Os amigos que trabalham com comportamento de macacos mandaram material de etologia e neuro em primatas, a psiquiatra indicou as áreas médicas ou clínicas, psicólogo indicando psicologia cognitiva e estatística, e por aí vai. Sempre se puxa a brasa para a própria sardinha.
E ainda bem, afinal isso significa que o pessoal estuda o que gosta e se anima em chamar os outros para a própria área (ou estão usando a tática da piscina gelada: quem tá dentro diz que está uma delícia, só pra fazer quem tá fora pular e se ferrar).
Mas apesar da diversidade algumas coisas apareceram bastante:
Cada um tem um jeito de estudar, e eu preferi começar do micro pro macro, da molecular e fisiologia e ir subindo para a cognição e comportamento, mas o caminho inverso é uma opção muito válida.
O livro “Princípios de Neurociência”, do Kandel parece ser a bíblia mesmo. Mais fisiológico, mas a base é essa mesmo. Partindo daí a coisa vai variar dependendo do interesse pessoal. Para estudar mais como pensamos, aprendemos e nos comportamos, o “Neurosciência Cognitiva” do Gazzaniga parece interessante. Por isso neste momento decidi por começar por eles (eu vou ler as versões em inglês por serem mais atuais eeu ter conseguido os arquivos pdf, mas os links eu achei melhor pôr os em portugês). E não vai ser fácil, porque são dois gigantes, pelo conteúdo e pelo tamanho.
Por isso a partir de agora o blog pode passar por um processo de NEURIZAÇÃO dos temas, além de uma diminuição no ritmo de postagem. Fazer o que, eu não sou como muitos gênios e bots que consegue fazer tudo ao mesmo tempo.

7 comentários em “Quer estudar neuro? Pergunte como”

  1. Boa Rafael!!! Obrigada por este post. Compartilho o mesmo sonho e a mesma dúvida de por onde começar. São inúmeras opções interessantes. Concordo contigo sobre ir do micro ao macro e cheguei na mesma conclusão: Kandel na veia. Mas quero também espiar o Roberto Lent, quem já leu recomenda.
    Bons estudos!

  2. Olha só! Também compartilho o mesmo ideal faz algum tempo. Este período na faculdade fiz fisiologia humana e através de algumas conversas com um amigo da psicologia, me interessei bastante em entender os principios da neuroanatomia e mais em especial, na área comportamental (humana e animal) e consequentemente com muito interesse por uma parte pouco conhecida ainda, que seria o sistema límbico XD.
    Anseio pelos neuroposts

  3. Bem que você podia me enviar o pdf deste "Princípios de Neurociências" por e-mail, né?
    Se você quiser ler um pouco sobre comportamento recomendo "Compreender o Behaviorismo", de William Baum. Costumo recomendar ele para quem já tem familiaridade com outras áreas da ciência, em especial a biologia. Pra se ter uma idéia, para falar de comportamento ele começa falando sobre evolução das espécies.

  4. Bom Rafael (rsrsr),
    Eu não sou neurocientista como você bem sabe, mas um bom conhecedor de livros. Com certeza o Kandel é "a Bíblia Neural" e reúne talvez as melhores informações para quem quer começar. Porém, eu, como um apreciador das ciências básicas, concondo com uma espécie de biografia do próprio Kandel (aliás é um livro que eu te indico: Em Busca da Memória, pela Companhia das Letras) que o segredo está na base. Comece do mais simples. Neste sentido, eu indico também o Cem Bilhões de Neurônios, que está interessante. Andei folheando-o e me simpatizei com sua organização.
    Grande abraço,
    Allysson

  5. Oi Rafael,
    eu comecei do zero pelo Kandel, que trouxe para casa debaixo do braço nas férias antes de começar meu primeiro estágio em neurociências, no doutorado. Recomendo. Mas ainda sinto falta de um guia mais "genérico", sobre princípios, deixando os detalhes para depois. Acho que vou ter que escrever o meu :o)
    Minha sugestão: em qualquer ordem, tudo do Damásio, Ramachandran, e alguns livros moderninhos sobre tomada de decisões (por exemplo o do Read Montague) e motivação (agora existem vários - em inglês, claro). Tem uma Biblioteca Básica lá no Cérebro Nosso, embora ela esteja precisando de um gás...
    um abraço
    Suzana

  6. Ué, Suzana, mas você não fez o mestrado em neurociências também? Antes do doutorado você não partiu do zero!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *