O comportamento é hereditário?

Sim, o comportamento pode ser herdado pelos genes. Calma, relaxe, esse estranhamento vai passar. Se bem que hoje em dia, nessa era pós-genômica, parece que as pessoas não se espantam mais quando ouvem isso de genes controlando comportamentos. Claro que não é exatamente isso que acontece, mas saber que há influencia dos genes nas nossas ações me parece um mistério que vale ser estudado. Como isso acontece?

cachorro feioPrimeiro preciso provar que isso acontece. E veja só, vou provar usando cachorrinhos porque eles são fofos. E porque eles são fofos? Porque nós, humanos, selecionamos os cães fofos, não só os de pêlo macio, mas os companheiros, que nos olham nos olhos, que nos entendem. Nada a ver com lobos, concorda? Mas cães são os lobos selecionados por nós para terem um comportamento compatível às nossas necessidades (ou caprichos). A seleção é feita quando deixamos só os totós bonzinhos cruzarem, e assim os filhotes vão ficando cada vez mais bonzinhos. [Veja este vídeo que mostra com o a seleção pelo comportamento levou a mudanças morfológicas e as raposas selvagens foram ficando com cara de cachorrinhos fofos cuti-cuti]

Incrível como eles podem nos entender mais até do que um chimpanzé. Em um experimento do tipo “em qual copo está a comida”, quando o experimentador aponta para o copo que contém comida, chimpanzés continuam apenas chutando um ou outro, mas os cães entendem e escolhem o copo apontado. Entendem até quando apenas olhamos o copo, sem apontar o dedo. É muita sintonia, ou podemos chamar de co-evolução? [sei que tem um vídeo com esse experimento mas eu não achei. Se você sabe qual é mande o link nos comments]

Mas só isso não é prova suficiente. Somos animais também, mas não cães, então temos que provar a ação dos genes no comportamento de nossa espécie.

Um jeito de fazer isso é ver como doenças psiquiátricas, como esquizofrenia, podem ser herdadas, passadas de pais para filhos. E realmente é isso que acontece com esta doença intrigante, a qual transforma uma pessoa conhecida em outra totalmente diferente, perturbada por alucinações, delírios, apática e acaba mudando o comportamento. Diversos estudos mostraram a herdabilidade desta doença.

Primeiro podemos estudar a familia dos doentes para ver se outros parentes também são afetados e comparar a famílias de pessoas não-doentes (tento não usar a palavra NORMAL, acho que não cai bem, concorda?). Se o doente tiver mais parentes também doentes do que uma família genérica, temos uma pista de que está ligada aos genes. Sabemos que a chance da população geral de ter esquizofrenia é 1%. Se seu avô tem a doença sua chance sobe para 3%; um dos pais ou um irmão sobe apra 10-20% e os dois pais sobe para 40-50%.

Ainda sim isso não é uma prova definitiva, porque o ambiente é um grande responsável por definir nosso comportamento, e uma característica da família pode ser derivada da criação nessa família, como o fato de eu ser cabeça-dura, que pode ser genético ou só o exemplo do meu pai, do pai dele, todos cabeças-duras. Coisa de família.

Mas como isolar o ambiente pra poder ter certeza da ação dos genes? Em animais a gente pode trocar os filhotes de família, mas em gente isso não pode ser feito por cientistas, mas o cientista pode ir atrás de pessoas separadas de suas famílias pela vida. E o ideal é achar gêmeos. Primeiro comparando gêmeos idênticos, que têm os mesmos genes, e gêmeos fraternos, que são como irmãos comuns. O que se faz é comparar pessoas doentes e ver se seu irmão é doente também. Se gêmeos idênticos tiverem mais irmãos também doentes do que os irmãos fraternos, desconfiamos que há influência dos genes, certo? Afinal todos os irmão tiveram a mesma criação, sendo a única diferença a diferença no genoma. Mas estudo bom mesmo é o de gêmeos idênticos criados por famílias diferentes, porque esses sim tiveram diferentes ambientes e se mantiverem maior taxa de doença entre irmão é porque essa doença é bem genética. O problema é achar tantos gêmeos doentes e criados separados.

Ainda sim existem outros tipos de estudos, como juntar vários doentes e vários não-doentes e sequenciar o DNA deles todos olhando as diferenças. Se uma diferença estiver presente em vários doentes e pouco em não-doentes, achamos um marcador da doença. Isso poderia ser usado para diagnóstico e pode guiar pesquisas para tratamentos.

Mas claro que as coisas não são fáceis assim. Em doenças complexas, como hipertenção e esquizofrenia, não há um gene responsável pelo problema, são vários genes que interagem. As vezes o problema não é nem na sequência do gene, mas sim na sua região reguladora, e por aí vai.

Então o que sabemos até hoje? Que o comportamento é influenciado pelos genes e que o ambiente também influencia o comportamento. Qual dos dois é mais importante? Aí vai do gosto do cliente, porque ninguém consegue responder isso.

Podemos pensar que o ambiente que permite a expressão dos genes, ou que os genes são os responsáveis pelo desenvolvimento na barriga da mãe e isso define as características comportmanetais; mas o ventre materno é um ambiente, e ele influencia o desenvolvimento; mas abuso de drogas tem fator genético mostrados por estudos como os de cima, então é culpa do gene; mas quem tem essa tendência só a desenvolve quando entra em contato com a droga, logo, ambiente; mas a pessoa que tem a tendência na verdade tem a tendência de procurar coisas novas, e por isso entra mais em contato com o mundo das drogas, logo, é o gene;… Será que isso terá um fim? Será que realmente um tem que triunfar sobre o outro?

Bônus: Veja este vídeo do John Cleese sobre o assunto. Genial

Ambiente social e cultural, ou genética? Qual decide nosso destino?

Abuso na infância altera o comportamento e o DNA

Squeeze my balls, baby

Beber com os amigos está no gene?

5 comentários em “O comportamento é hereditário?”

1. Os estudos mostram que para a maioria dos traços a influência dos genes é maior que do ambiente, embora que dependendo da característica a influência varia de 20 à 80%. Mas a maioria dos estudos com gêmeos mostra que geralmente mais de 50% é atribuído à fatores genéticos.
    Lembro de uma revisão que li uma vez sobre o assunto e que trazia um dado muito interessante: estudos com gêmeos sobre vício em cigarro mostrava que a principal influência era ambiental (semelhança de 40% entre monozigoticos e 20% entre dizigóticos, ou seja, a porcentagem restante é devido à fatores ambientais). Entretanto, entre os gêmeos MZ que fumavam, o número de cigarros fumados por dia era praticamente idêntico.
    Agora, o traço comportamental mais forte influenciado pelos genes é a ingestão de comida (que pode ser representado pelo IMC). Embora muita gente considera um comportamento controlável, os estudos mostram muito claramente que o consumo de comida é na realidade altamente regulado.

2. Eu gosto da frase que diz que o nosso comportamento foi projetado para ter uma grande capacidade de adaptação ao ambiente através do aprendizado mas que essa capacidade de adaptação é determinada geneticamente... Ou seja, é difícil saber quem pode ser mais importante, mas eu tenho uma tendência de biólogo a achar que são os genes...

3. Amigo,
    na discussão acerca de gêmios identicos criados em famílias diferentes existem algumas variáveis que não tem sido devidamente analisada.
    1) o trauma gerado pelo abandono. A mãe os abandonou, por isto foram para família diferentes. Sabemos que pessoas abandonadas tendem a ser mais sucetíveis a problemas de saúde mental.
    2) quando a criança nasce ela não é uma página em branco. Ou seja, a formação do psiquismo comeaça no útero. As vivências nesta fase são de extrema importância. Uso a hipnose para ter acesso às memórias desta fase da vida. Já trabalhei com gêmios abandonados. Houve casos em que a tentativa de aborto da mãe biológica ficou muito bem gravada em suas mentes e foi importantíssima na formação de suas personalidades.
    abraço,
    Regis Mesquita - http://www.psicologiaracional.com.br/

4. Regis,
    Concordo plenamente com os problemas dos estudos de gêmeos, mas me parece que estudos de famílias e estudos de associação acabam compensando estas falhas. Talvez seja dificil determinar exatamente o quanto um fator é realmente genético, mas podemos ter uma boa idéia desta influencia quando juntamos estes vários tipos de estudo .

5. Olha só, adorei o post e vou comentar sobre ele depois, mas por favor, "Ainda assim" e não "ainda sim".