Discutindo ideias científicas cientificamente.

HyLS.jpg

Existe uma parte da produção científica que, exceção feita a alguns livros, é quase sempre deixada de lado: as conversas e discussões que precedem a elaboração da hipótese, realização dos experimentos e observação dos resultados.

Com o objetivo de preencher essa lacuna foi criado o periódico Hypotheses in the Life Sciences (ou Hipóteses nas Ciências da Vida, o HyLS), que teve seu “volume 1, número 1” disponibilizado online em 15 de Fevereiro de 2011.

Alguns dos trabalhos publicados foram:

• Hypotheses in the Life Science. A meta-hypothesis (artigo que discute a criação do HyLS e seus predecessores; disponível AQUI).
  • The evolution of forebrain contralaterality as a response to eye development: the path of least resistance (disponível AQUI).

A abertura desse espaço pode ser um passo importante na melhor compreensão do pensamento científico. Espera-se assim trazer esse pensamento para mais perto da pesquisa científica propriamente dita.

Infelizmente, tenho a impressão de que essa empreitada não está indo muito bem. Tem sido difícil acessar o site da revista (motivo que me fez demorar para escrever a respeito), e o segundo número do volume 1 parece estar longe de estar fechado, existe apenas uma pré-publicação de um dos artigos selecionados.
Ainda assim, torço para a iniciativa dar certo. É esperar para ver.
Se você ficou curioso, tente acessar http://www.hy-ls.org/ para conhecer a iniciativa!

3 comentários em “Discutindo ideias científicas cientificamente.”

1. Grande Takata, a ideia é mesmo essa!
    O primeiro artigo que linkei do número 1 conta a idealização da revista e os projetos anteriores que ajudaram a formatação da HyLS.
    Abraço!