Veja o coração de uma aranha e o porquê de se estudar isso

aranha por dentro

Eu não sou zoólogo, mas dá pra não se apaixonar pelas aranhas?! Para isso é so olhar essas coisas sensacionais que outro não-zoólogo apaixonado juntou no Rainha Vermelha.

Aqui na BBC tem o vídeo de uma ressonância magnética em uma aranha! Coisa que eu nunca tinha visto antes. E dá pra ver o coração batendo! Sim, aranhas parecem cruéis mas elas tem coração, ou algo que se parece com um.

Não é tao bonito quanto elas por fora, mas ainda sim vale a pena.

Para que estudar o coração da aranha?

Bom, imagine como é dificil definir os batimentos delas: um estetoscópio bem pequenininho e impreciso ou enfiar uma agulha dentro da aranha. Melhor mesmo a ressonância.

Interessante que na reportagem o pesquisador diz que pode ajudar a pesquisa com venenos e “venenos tem aplicação na agricultura como pesticidas”. Isso parece o papo de pesquisador que precisa pôr no projeto algum objetivo intere$$ante economicamente para poder receber dinheiro para a pesquisa.

Mas o mais legal (e aposto que é a real intenção do pesquisador) é que pode-se usar a ressonância no cérebro do bicho, e talvez até estudar seu comportamento por dentro, como é feito em humanos no escaneamento funcional (fMRI), ajudando assim no estudo da evolução do comportamento e da inteligencia.

5 comentários em “Veja o coração de uma aranha e o porquê de se estudar isso”

  1. Grande Fafa...
    Parabéns pelo post.
    Se me permite acrescentar um comentário ao assunto "Para que estudar o coração de uma aranha?"... A ideia de estudar os mecanismos neurais do comportamento me parece muito interessante. Esses animais possuem um sistema nervoso relativamente pequeno (por volta de 30mil neurônios), concentrado no cefalotorax e uma plasticidade comportamental grande. Penso eu que esta plasticidade é controlada por redes simples e entender isso pode abrir muitas portas para entender sistemas complexos como o cérebro humano!
    um abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *