The biology book is on the table: biólogos virando professores de inglês

A física do “the book is on the table”

Post patrocinado: Cursos Gratuitos

Minha mulher voltou a fazer aulas de inglês para desenferrujar, e as aulas são num sistema particular em que você marca quando pode e a empresa indica um professor para este horário. Assim cada dia você pode ter aula com um professor diferente. No primeiro dia ela volta e diz que o professor dela era da Inglaterra e fez biologia por lá. Legal. No segundo dia de aula ela volta e diz que a aula foi boa, a professora era simpática e, surpresa, é BIÓLOGA também!

Ah, espera um pouco! Como biólogo eu fiquei espantado. Isso é acaso ou os biólogos não estão achando mercado mesmo? Fiquei preocupado, pois dos meus colegas a grande maioria está na área acadêmica, fazendo mestrado e doutorado (e pós-doutorado, pra me lembrar como estou ficando velho), ou dando aulas nos mais diversos níveis, ensino fundamental, médio, superior, particulares ou públicas e até mesmo na indústria.

Não estou desmerecendo quem dá aula  de inglês, e sei que emprego não tá fácil, mas quem faz biologia não sonha em se formar para dar aula de línguas, concorda?

Pode ser que o problema não seja só o mercado, mas sim o erro ao escolher a profissão. Sempre achei muito temeroso forçar as pessoas a decidir suas carreiras aos 17 anos. Na minha utopia seria assim: todo aluno formado no ensino médio teria que fazer 2 anos de um curso profissionalizante, com estágio e tudo. Só depois disso eles teriam autorização para prestar um vestibular. Isso ajudaria a definir com mais segurança quem quer seguir a carreira acadêmica e quem quer já entrar no mercado.

Sei também que existem os períodos de dúvida e transição em que a gente fica desempregado, sem bolsa, ou cansado dessa vida de professor ou pósgraduação, mas uma opção que muitos amigos próximos tem feito é de dar aulas particulares ou oferecer cursos. E dá para arrumar uma aula de biologia, mas o que o pessoal realmente precisa é química, física e matemática, que os biólogos tiram de letra também, certo? [diga que sim, não me envergonhe agora, ok?]. Então anuncie seu curso, ou escolha um curso pra melhorar seu currículo. Aqui vai uma dica: Cursos gratuitos

2 comentários em “The biology book is on the table: biólogos virando professores de inglês”

1. Eu quase me animei com o post. Lendo o título, pensei que era sobre cursos de inglês voltados para biólogos. Sobre aprender (ou melhorar) inglês com termos comuns da ciência. Se fosse isso, seria bem legal.