Royalties do pré-sal: como transformar óleo em desenvolvimento nacional.

Todo brasileiro já ouviu falar do petróleo do pré-sal e sabe que, como sempre acontece, a discussão sobre a divisão dos potenciais lucros começou logo que a descoberta dessa reserva de óleo foi anunciada. Mas o problema real é discutir quais estados ganharão mais ou o que será feito com esse dinheiro?

Existem vários países que podem ser usados como mau exemplo de uso das fortunas que a grande exportação de petróleo pode gerar. Além dos casos de desperdício há o uso desse recurso para manter governos não muito preocupados com sua população. Não vou citar exemplos pois tenho certeza que todo mundo pode se lembrar de pelo menos uma Venezuela ou Líbia (ops!).

Pensando na necessidade urgente que o Brasil tem de investimentos maciços em Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) deram início a uma petição pública que visa sensibilizar o Governo Federal e o Congresso Nacional sobre a importância de garantir recursos para as áreas citadas na distribuição dos royalties do pré-sal.

A meta da Profa. Dra. Helena Nader, presidente da SBPC, é conseguir que o abaixo assinado seja apoiado por 1 milhão de assinaturas. Não deixe de ajudar, contribua clicando no link http://www.peticaopublica.com.br/?pi=PL8051 e compartilhe essa importante ação com seus conhecidos.

É fato que esses investimentos (vindos do pré-sal ou não) são essenciais para que o Brasil alcance o tão desejado patamar de liderança e desenvolvimento mundial que todos queremos. Querem deixar de ouvir que “o Brasil é o país do futuro”? A saída é o foco em Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, não existe passe de mágica.

Se você quiser saber mais sobre a petição, recomendo o seguinte artigo do Jornal da Ciência http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=79277.

Eu já assinei, e você?

4 comentários em “Royalties do pré-sal: como transformar óleo em desenvolvimento nacional.”

  1. Oi Gabriel,

    Embora a iniciativa da SBPC e ABC seja inquestionavelmente boa, fiquei pensando: será que poderemos realmente contar com esta verba? quem garante que realmente teremos tanto óleo assim? Será tanto óleo assim? Será que fazendo com que o congresso assuma que esta parcela dos rendimentos da exploração do pré-sal deva ser direcionada á educação não estaremos dando um tiro-nopé, no sentido que nossos políticos poderão pensar: "OK, vocês terão dinheiro do pré-sal. Esperem até lá."?
    Não seria mais estratégico que a SBPC e a ABC iniciassem um movimento por um orçamento decente para a educação imediatamente?
    Não sei se já existe uma iniciativa desta natureza.
    abraço,

  2. Oi Roberto, pelo que entendi da iniciativa a ideia é garantir que parte dos recursos gerados pelo óleo do pré-sal seja destinada a Educação, C, T e I como adicional à verba já destinada. Quanto a "será que tem tanto óleo assim", acredito que esse não é o ponto principal, pois apesar de mencionarem valores absolutos, acho que a proposta trata de porcentagens (se não me engano algo em torno de 7%). Daí, sendo muito ou pouco, o relativo está mantido.

    Quanto a movimentos por um melhor orçamento para Educação, certamente existe apesar de eu não saber se as entidades estão envolvidas. Sem dúvida é interessante, mas o posicionamento em relação ao pré-sal precisa ser feito agora que as negociações estão em andamento.

    Abraço!

  3. Eu gostaria de ver esse dinheiro do pré-sal sendo usado para pensar no "post-oil", nas energias limpas que, queira-se ou não se queira, serão a opção mais racional a longo prazo.

    Não adianta querermos ser um país do futuro se ainda somos viciados em tecnologias do passado (como o petróleo).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *