Aprendendo por demonstração… ou não!

Mais uma fantástica série “motivacional” de tirinhas feitas por Jorge Cham, criador do PHD Comics. O diálogo, que vai relembrar episódios na vida acadêmica de muitos leitores, está traduzido abaixo. Divirtam-se!

Tradução

Orientador (O): Fiz alguns ajustes no rascunho do artigo que você me enviou.

Aluno (A): Você… reescreveu tudo.

O: Sim, acho mais fácil reescrever do que mostrar a você todas as coisas que fez errado. Chamo isso de “aprendizado por demostração”.

A: O que você está demonstrando?

O: Que você escreve mal.

A: O que está errado com a minha escrita?

O: Bom… para começar, você usa frases demais. Sua escolha de palavras é comumente incorreta. E sua pontuação é estranhamente posicionada. Na verdade, o problema começou quando você apertou a primeira tecla do teclado.

A: Mais alguma coisa?

O: Suas figuras são feias.

A: Não leve pelo lado pessoal. Quando eu era um estudante de Doutorado, meu orientador reescrevia todos os meus primeiros artigos. Prometo que quando vocês estiver escrevendo a versão final da sua tese não encontrará uma só edição ou comentário meu.

A: Eu estarei escrevendo bem assim?

O: Eu não ligarei mais.

Antes da tirinha eu escrevi “divirtam-se”. Mas “chupa essa manga” serve tão bem quanto =).

Um comentário em “Aprendendo por demonstração… ou não!”

1. Hehehehe, sei bem como é isso...
    Na primeira versão da minha dissertação meu orientador não deixou eu nem usar o papel como rascunho para não correr o risco de ficar relendo e usar alguma coisa dali.