Atlas da musculatura humana: ache a si mesmo

[Post patrocinado por Software Anatomia Musculatura Humana]

Quem já usou sabe a maravilha que é o Google Maps. Você precisa ir para algum lugar que não conhece? É só digitar o endereço, ele dá aquele zoom do mundo para a sua rua de destino. Com a opção StreetView você ainda pode realmente ver imagens do endereço, caminhar pela rua para saber exatamente onde ir, ou mesmo ver um ponto turístico que sempre quis conhecer em qualquer lugar do planeta.

Aí alguém teve uma idéia fantástica baseada num problema: se vou ao médico com uma dor no braço, ele me diz que tenho um problema no deltóide e eu me pergunto – “mas onde raios fica o deltóide?”-  Então façamos o Google Maps do corpo humano! Digite o nome e descubra o endereço dele, onde fica, como ele é, dê um zoom, gire, e tudo mais. Nascia assim o Body Browser, mais um projeto bacana do Google.

Biólogos, médicos, fisioterapeutas, educadores físicos e professores adorariam, certo? Mas pelo visto só eles não foram o suficiente para manter o projeto. O body Browser foi descontinuado.

Uma pena, porque a idéia é muito legal. Na verdade é fantástica. Um bom atlas do corpo humano é uma viagem, uma obra de arte. Coloque um na frente de uma criança e veja quantas horas ela ficará folheando. Agora imagine um modelo digital 3D que ela pode girar a vontade?

Sorte que a idéia não morreu com aquele projeto. Uma iniciativa nacional é uma alternativa bem bacana – o Musculatura Humana. Por enquanto é só para músculos e ossos, mas está sendo expandido para outros sistemas

O que eu achei realmente interessante no programa é que ele resolve de uma maneira bem simples um problema que eu sempre imaginei difícil de abordar quando pensava em um atlas virtual: como mostrar todas as estruturas de um corpo que é uma massa compacta de tecidos e órgãos?

A solução em livros de anatomia clássicos é dividir o corpo em centenas de grupos, que têm sua coerência, mas caem na limitação de nunca dar para ver aquele grupo no contexto geral. Nunca dava para ver o morto inteiro, por assim dizer.

Mas se você quiser ver o corpo todo e achar o tal músculo escondido  o software Musculatura Humana resolve isto assim: você controla o número de camadas que quer ver. Na abertura do programa temos um homem nu em pele (literalmente). Daí você pode começar tirando a pele, como aquele clipe do Robbie Williams (fica legal a partir dos 2min50), lembra? Chegando na musculatura você já vê o peitoral, mas se quiser ver o peitoral menor, que fica logo abaixo, é só tirar uma camada de músculo e chegar  ao seu destino.

Melhor que isso só quando inventarem a miniaturização do filme Viagem Insólita para viajarmos mesmo pelo interior do corpo.

Então fica a dica: Software Anatomia da Musculatura Humana.

3 comentários em “Atlas da musculatura humana: ache a si mesmo”

  1. Existe o BoneLab. Considero fraco ainda, mas atende muito desses pedidos acima! Dá para tirar algumas dúvidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *