Caramba. As vezes a gente recebe uns e-mails bem malucos e até demora pra cair a ficha do que se trata. Recebi um email pedindo para fazer como Muhammad Ali, o boxeador: mandar meu cuspe pelo correio para ajudar na luta contra a doença de Parkinson.

QUÊ?!

Pior que é isso mesmo. Esta é uma campanha de uma empresa de sequenciamento de DNA, a 23andMe que oferece um serviço de sequenciamento parcial do DNA de qualquer um que tiver 299 dólares para pagar [já falei dela, veja mais aqui].

Agora ela está com esta campanha para que pessoas com Parkinson mandem sua amostra gratuitamente para que seja usada em pesquisas médicas. Já foram enviadas até agora mais de 6mil amostras, mas eles querem que chegue a 10mil para ter um número relevante para a pesquisa. E parece que já acharam dois novos genes ligados à doença.

Claro que é uma campanha de marketing, principalmente porque esse serviço de sequenciamento foi muito discutido há pouco tempo pela polêmica se deveria ser livre para quem quisesse ou se só poderia ser pedido por um médico que sabe interpretar esses dados genéticos.

Esse fato não diminui a ideia fantástica de contribuir com uma pesquisa relevante e o mais legal de tudo isto que é incitar as pessoas a colaborarem diretamente com a ciência da coisa.