*** Esse texto é uma tradução autorizada de “The illustrated guide to a Ph.D”, escrito pelo Prof. Matt Might da University of Utah ***
Toda primavera eu explico para um grupo de novos estudantes de doutorado o que um doutorado significa.
É algo difícil de se descrever com palavras. Por isso, uso figuras. Veja abaixo o guia ilustrado para um doutorado.
Imagine um círculo que contém todo o conhecimento humano:
Ao terminar o ensino fundamental, você sabe um pouco:
No final do ensino médio, você sabe um pouco mais:
Com um diploma de bacharel você ganha uma especialidade:
Um mestrado aprofunda essa especialidade:
A leitura de artigos de pesquisa em periódicos acadêmicos o leva ao limite do conhecimento humano:
Quando você chega à fronteira, você foca:
Você força essa fronteira por alguns anos:
Até que, um dia, a fronteira cede:
E, a expansão que você criou é chamada “título de doutor”, o Ph.D.
Claro, o mundo parece diferente para você agora:
Portanto, não se esqueça do cenário completo:
Continue forçando.
*** Esse texto é uma tradução autorizada de “The illustrated guide to a Ph.D”, escrito pelo Prof. Matt Might da University of Utah ***
P.S: Já fiz outra tradução do Prof. Might, confira aqui http://www.ciensinando.com.br/2012/05/dicas-blogueiros/
É uma incrível coincidência. Eu sempre pensei o conhecimento assim, mas em 3D. Ótima essa ilustração..
Ou seja: se você é um doutor, você é uma espinha na bunda do conhecimento humano.
Com louvor!
Legal e criativa ilustração!!!! Vale lembrar que PhD significa doutor em filosofia, que lembra o "amor ao conhecimento". Será que ainda continua assim?
No cenário completo, tecnicamente ao terminar o ensino fundamental (área azul) você sabe mais que um doutor (a espinha na bunda do conhecimento)!!! lol
Eu conhecia essa ilustração, mas não canso de achá-la excelente! 🙂
Um desenho otimista, porque pressupõe que você que concluiu um doutora conseguiu gerar um conhecimento a mais ao todo o conhecimento humano. Uma pontinha que seja de conhecimento a mais é uma expansão e isto é fantástico, com impacto em todos os outros níveis de conhecimento, expandindo-os também.
Concordo! Fazia um tempinho que tinha combinado com o Matt de traduzi-la junto com dois outros textos, ele escreve umas coisas ótimas =)
Oi Gilson! Acho que para algumas pessoas isso ainda vale... mas com certeza pode melhorar muito!
Abraço e obrigado pelo comentário =)
Em 3D? Fiquei curioso para ver essa representação hehehehe. Gostei muito do Prisma Científico, obrigado pelo comentário e abraço!
Hahahahaha, uma espinha talvez... mas quem escolheu a bunda foi você, na esfera não dá para ver nenhuma extremidade!
Hahahaha, não né! Muda o conhecimento de geral para focado. Eu pensei que alguém com múltiplos mestrados seria representado como um ouriço...
Oi Flávio, o desenho só não foi mais otimista que a sua interpretação, gostei muito! Esse é, com certeza, o melhor cenário: todo conhecimento interagindo.
Abraço e obrigado pelo comentário
O meu orientador já tinha colocado de forma semelhante, sendo que ele tinha aprendido do professor de Filosofia da Ciencia dele (de uns 30 anos atrás), mas com um detalhezinho:
O conhecimento (a esfera toda) se expande sobre o "não conhecimento" através das perguntas. Quanto maior a esfera "conhecimento" maior é o contato entre conhecimento e não conhecimento, logo: mais perguntas...
gostei muito desta explicação. E achei super interesante o site. Parabens aos criadores desse blog.