O que você NÃO precisa aprender na escola

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=h6TCzlMPxPo”]

Rá, yeyé, pegadinha do malandro!!!!

Fingi que eu estava surtando dando aula, e que um aluno estava filmando meio escondido, só pra testar uma ideia: um canal com uma anti-aula, ou seja, uma aula que ensina o que você NÃO precisa saber do que se aprende na escola.

Currículo escolar é uma discussão sem fim. Primeiro porque os conhecimentos mudam, ainda mais em ciências. Segundo porque as opiniões do que é importante variam muito, e terceiro porque há interesses  econômicos e ideológicos envolvidos.

O que temos agora como grande definidor de conteúdos é o vestibular, ou seja, um mar de conhecimentos com um palmo de profundidade, e o aluno termina o 3o ano sabendo quase nada de quase tudo. Quando o aluno passa para alguma universidade tem que aprender novamente o que realmente tem a ver com a carreira escolhida. Todo o resto do tempo gasto na escola aprendendo outras coisas foi jogado no lixo. E quem não vai prestar vestibular (sim, existe vida fora da academia) perdeu mais tempo ainda.

Agora a onda é ensinar habilidades e competências. O problema é que não tem tempo para ensinar isso sendo que o aluno tem que resolver a lista de exercícios semanal em formato de FUVEST desde a 6a SÉRIE, como alguns colégios fazem! Vamos ver quantos anos vão se passar até habilidades e competências realmente entrarem nos currículos, ou até  trazerem a nova moda da educação, já que a cada período uma nova mudança estrutural grande é proposta e acaba sendo aplicada parcialmente ou não aplicada, para dar espaço a uma outra reestruturação, que por sua vez não vai até o fim porque agora vão trazer outra estrutura… Bom, você entendeu.

Com isso na cabeça, vou começar uma série de vídeos me baseando nos conteúdos de uma apostila muito utilizada no Brasil. Preferi não dizer qual é para evitar qualquer ligação de advogados de grandes empresas de educação, mas é muito conhecida e se parece com muitas outras utilizadas por aí.

O meu ponto vai ser: esquecendo o vestibular, o que precisamos aprender na escola? O que realmente é útil no nosso dia a dia?
Claro que essa vai ser a minha visão pessoal.

Isso vai dar um rolo…