É Criado o DNA Artificial

Dia 21 de Maio de 2010 foi publicado na revista Science um artigo relatando a síntese de um genoma sintético bacteriano e a transferência desse à outra bactéria pela equipe do geneticista americano Craig Veiter, que trabalhou nos últimos 15 anos buscando seu sonho de produzir um genoma e usá-lo para criar vida sintética (Gibson et al., 2010).

O artigo descreve a criação do cromossomo bacteriano e a transferência bem sucedida para outra bactéria, onde o DNA sintético substituiu o DNA nativo da bactéria. A bactéria passou a se replicar e produzir uma nova série de proteínas.

O feito teve um preço alto: aproximadamente 40 milhões de dólares e 20 pessoas trabalhando por mais de uma década. As potenciais consequências desse trabalho são várias – produção de bactérias que degradem poluentes evitando acidentes com vazamento de petróleo em plataformas, degradando materiais resultantes da produção de biocombustíveis e bactérias capazes de sintetizar substâncias deficientes em pessoas são alguns exemplos.

Referênicas:

Gibson, D. et al. (2010). Creation of a Bacterial Cell Controlled by a Chemically Synthesized Genome Science, 329 (5987), 52-56 DOI: 10.1126/science.1190719

1. [...] a seguir, Craig Venter, geneticista noticiado recentemente por publicar um artigo na Nature sobre a criação de “vida artificial”, anteriormente discutido neste blog, fala sobre o tema (segue o link para o começo do vídeo no [...]