Vídeos sobre Ciência e Pseudociências

Divulgo aqui alguns vídeos interessantes relacionados à ciência e às pseudociências. O primeiro é uma simulação digital que compara o tamanho de vários corpos celestes no universo, nos dando uma dimensão de quão grandioso o universo é, e quão pequeno nós somos diante dessa grandeza.

A reflexão que faço a partir dessas imagens é da falta de humildade que falta, por exemplo, nas pseudociências que tentam nos empurrar guela a baixo a influência da posição dos planetas em nossas personalidades, vidas amorosas e carreira profissional, como se, para a grandiosidade desse universo, seres como nós pudessem ser de tamanha importância; nossas preocupações pessoais, tão pequenas e algumas fúteis fossem dignas de uma orientação mundana, deliberada pelas leis que comandam os movimentos planetários.

Aposto que o universo e suas leis tem coisas mais importantes “para se preocupar” do que se “você é uma pessoa aventureira, adora viajar e conhecer coisas novas. Sua iluminação faz com que algumas vezes tenha grandes acertos e em outras tristes erros, ambas, sem dúvida, conduzem a um enriquecimento espiritual”.

O próximo vídeo é de um programa que foi transmitido na rádio da UFRGS chamado “Fronteiras da Ciência”, onde o tema de discussão é “ciência e pseudociência”. O programa se divide em 3 partes, coloco aqui a primeira, vale a pena ouvir a discussão muito bem explorada pelos professores.

Eu sugiro escutar as 3 partes, mas a terceira em especial julgo importante.

Aqui, o filósofo A. C. Grayling discute a temática do que deve ser ensinado em escolas ou não, destacando as movimentações ocorridas no sentido de inserir no ensino “alternativas” ao evolucionismo, como o design inteligente.

Nesse vídeo, o psicólogo Christopher French fala com um suposto “psychic”, que diz conseguir se comunicar e incorporar espíritos. French investiga experiências paranormais ou sobrenaturais a vários anos, conseguindo desmascarar em seus estudos as falsas proposições de charlatáes como o do vídeo, que podem ser compreendidas frequentemente através da técnica chamada “cold reading“, usada por muitos médiuns.

Aqui segue um trecho do documentário “The Enemies of Reason” de Richard Dawkins, em que ele entrevista Derren Brown, um ilusionista que conta sobre o que é a técnica denominada de “cold reading“.

O documentário é muito interessante e explora como várias práticas e crenças pseudocientíficas subestimam a necessidade intelectual das pessoas, enquanto iludem e lucram da necessidade que muitos tem de acreditar no que elas professam, por mais que não se apoiem em evidências que sobrevivam a um escrutínio rigorosamente científico. Vou deixar aqui a primeira parte do documentário, disponível no google videos em duas partes. Vale muito a pena fazer uma reflexão sobre o que é apresentado!

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.