Os Seculares

Um programa exibido na BBC intitulado “Secular Believers” buscou retratar quem são os seculares, quais denominações muitas vezes se confundem com a postura secular (ateus, agnosticos, livre-pensadores, humanistas) e o que essas pessoas pensam e fazem.

O programa se encontra totalmente disponível no youtube, infelizmente sem legenda. É um trabalho de ótima qualidade que explica o pensamento secular, sua origem e seu panorama atual, repleto de entrevistas muito interessantes. Veja ele no video abaixo:

Discussão - 2 comentários

  1. Jéssica disse:

    Achei o vídeo muito interessante, para variar =P
    É impressionante o caso do casal que permaneceu junto quando o marido "converteu-se" ao agnosticismo. É realmente difícil conviver com alguém cujo pensamento diverge tanto do seu; mas esse caso mostra que é possível viver em harmonia, mesmo pessoas tão diferentes.
    A comparação da visão que os americanos e que os britânicos têm do ateísmo nos leva a pensar como os brasileiros vêem os ateus. Acho que ainda somos uma nação muito supersticiosa e religiosa, acredito que, assim como nos EUA, o Estado ainda está muito unido à Igreja.
    A idéia de ensinar os valores e crenças dos seculares é fantástica. Se temos "religião" nas aulas, por que não ensinar também outros modos de vida?
    Enfim, André, o vídeo nos dá muito o que pensar e espero que muitos o vejam e pensem sobre tudo o que foi dito.

  2. André Rabelo disse:

    @Jéssica
    Jéssica, obrigado pelo comentário!
    concordo com o q vc disse, e espero que mais pessoas entendam o q é ser secular, pois ainda há muito preconceito infundando acerca deste tema.
    um abraço,
    André

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.